10 podcasts sobre Marketing que valem a pena ouvir!

Em Portugal, o consumo de podcasts tem crescido significativamente. De acordo com a Marktest, 28,4% dos residentes no continente com 15 ou mais anos afirmam ouvir podcasts regularmente, totalizando mais de 2,4 milhões de ouvintes1!
Também o “Estudo sobre Consumo de Áudio Digital em Portugal” 2 realizado em 2024 pela Marktest concluiu que “8 em cada 10 internautas em Portugal já consome áudio digital, nas suas variadas formas: consumo de rádio, música ou podcast online’”, ou seja, 83,5%, e que “57,3% refere que esse consumo é feito pela escuta de rádio em tempo real, através dos ‘sites’ ou aplicações móveis das rádios”. O YouTube e o Spotify são as plataformas mais utilizadas para consumo de áudio digital, com 77,7% e 58,4%, respetivamente.
Em 2024, o humor voltou a dominar a tabela dos podcasts preferidos dos portugueses e, sem grande (para não dizer nenhuma!) surpresa, “Extremamente Desagradável” de Joana Marques, liderou pelo quarto ano consecutivo. 3
Os podcasts tornaram-se uma ferramenta essencial também para profissionais de marketing e comunicação que desejam manter-se atualizados sobre as tendências do setor, não só pela comodidade como pela facilidade de “consumo” destes conteúdos. Seja nas viagens para o trabalho ou de regresso a casa, na pausa para almoço (ou até mesmo enquanto tomamos banho e nos arranjamos para sair!), a verdade é que já não conseguimos viver sem eles, certo?
Enquanto aficionada deste formato, reuni neste artigo uma seleção de 10 podcasts sobre Marketing e Negócios que valem mesmo a pena ouvir!
1. Marketing Against the Grain
Neste podcast semanal, Kipp Bodnar (CMO da HubSpot) e Kieran Flanagan (CMO da Zapier) levam-te numa viagem pelo mundo das tendências de marketing, táticas de crescimento e inovação. Pelo caminho, vais descobrir estratégias inéditas que te darão uma vantagem competitiva. Duração media dos episódios é de aproximadamente 30 minutos.
2. The Marketing Millennials
Neste podcast semanal, Daniel Murray traz insights das mentes mais brilhantes do marketing para que possas aplicá-los diretamente na tua reunião semanal. Com entrevistas a líderes de empresas como Gymshark, Shopify e Infiniti, cada episódio aprofunda estratégias de marketing reais e eficazes. Cada episódio tem uma duração de aproximadamente 45 minutos.
3. Marketing por Idiotas
Todas as semanas, os autointitulados “idiotas” Diogo Abrantes da Silva, Frederico Carvalho e Miguel Rão Vieira, especialistas em marketing digital analisam publicidade, tendências do setor e estratégias vencedoras, muito úteis para quem trabalha em marketing. Além de apresentar casos de sucesso, o podcast oferece insights valiosos. É um dos meus podcasts favoritos para ficar a par de toda as novidades nos cerca de 40 minutos de cada episódio.
4. Marketing na Ponta da Língua
Neste Podcast, lançado no início deste ano, Bernardo Ferreira, especialista em em Marketing Digital, conduz conversas informais com alguns dos maiores especialistas de marketing em Portugal. SEO, publicidade online, IA aplicada ao Marketing, eCommerce, redes sociais e marketing de conteúdo, são alguns dos temas abordados. Só estão disponíveis 2 episódios, mas aconselho que oiçam com atenção os cerca de 50 min. de cada um deles, são uma lufada de ar fresco!
5. Marcas com Marca
Um podcast da Marketeer, com assinatura de Maria João Vieira Pinto, e onde, ao longo de 30 minutos, se pretende conhecer melhor histórias de algumas das nossas marcas, e de quem as faz. Uma viagem pela alma de várias marcas que, afinal, são de todos nós! Recomendo vivamente o episódio 1 com José Redondo, da Licor Beirão, uma verdadeira inspiração!
6.Tech Balance by Fundação MEO
Vivemos num mundo hiper conectado. Mas será que estamos a encontrar o equilíbrio certo entre tecnologia e vida real? Ao longo de aproximadamente 35 minutos, este podcast convida à reflexão sobre o impacto da tecnologia no nosso dia a dia, sempre com convidados inspiradores. Recomendo o episódio 4, no qual é discutido o impacto da tecnologia na saúde mental.
7.O CEO é Limite
O Podcast de liderança e carreira do Expresso, apresentada pela jornalista Cátia Mateus. Semanalmente, ao longo de 40 min., este programa revela histórias dos gestores portugueses que marcaram o passado, lideram o presente e prometem moldar o futuro. Através de entrevistas inspiradoras, conhecemos os percursos, desafios e estratégias de quem ousou fazer acontecer. Se procuras insights sobre liderança, gestão e evolução profissional, este podcast é essencial!
8.Digitalidade
Um podcast dirigido por Jorge Remondes para quem quer explorar os melhores insights sobre marketing, comércio eletrónico e redes sociais. Cada episódio tem cerca de 45 min. e é uma nova aventura que informa, inspira e entretém, sempre com conteúdos relevantes para profissionais e organizações que querem estar na vanguarda do digital.
9.Fala LinkedIn™ | Um podcast por Pedro Caramez
Se queres dominar o LinkedIn, este é o podcast certo para ti! Apresentado por Pedro Caramez, especialista nesta rede profissional desde 2009, este podcast traz as últimas novidades, dicas estratégicas e entrevistas com profissionais que fazem a diferença no mundo digital. Seja para otimizar o teu perfil, gerar mais leads ou fortalecer a tua marca pessoal, aqui encontras tudo o que precisas para tirar o máximo proveito do LinkedIn! Os episódios são semanais e duram cerca de 30 minutos.
10. Da Ideia ao Resultado
Se queres transformar ideias em negócios – e, mais importante, em resultados –este é o podcast certo para ti! Recentemente lançado pelo Paulo Morais, neste podcast, com aproximadamente 40 min. cada episódio, fala-se de Empreendedorismo, Marketing e Vendas, explorando desafios e estratégias reais para quem quer construir ou escalar um negócio. Sem promessas mágicas, apenas partilhas autênticas de métodos, reflexões e aprendizagens de quem vive o mundo empresarial no dia a dia ou pensa empreender!
Em suma, explorar podcasts é uma excelente maneira de te manteres atualizado e inspirado na área do marketing. Cada um dos programas mencionados oferece perspetivas únicas que podem enriquecer-te enquanto profissional.

Marisa Coutinho
5 Ferramentas gratuitas (e obrigatórias!) para quem tem um website
Se tens um website, sabes que o potencial vai muito além de apenas estar online. Para tirar o máximo partido da tua presença digital, é essencial contar com ferramentas que ajudam a analisar, monitorizar e otimizar o desempenho do teu site.
7 Estratégias para Liderar com Sucesso na Era da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar a forma como os negócios operam e os líderes enfrentam o desafio de se adaptar rapidamente a essa nova realidade.
Como criar uma Estratégia Digital EFICAZ em 5 passos?
Neste artigo, apresentámos-te 5 passos fundamentais para criares uma Estratégia Digital eficaz que não só te ajudará a aumentar a visibilidade da tua marca, mas também impulsionará o crescimento dos teu negócio.