A importância da velocidade para o sucesso de um website
Passamos cada vez mais tempo online, tanto por motivos pessoais como profissionais, e uma grande percentagem desse tempo é passada em dispositivos móveis. Esta realidade faz com que as nossas exigências como utilizadores sejam cada vez maiores, tanto em termos de rapidez como usabilidade e são essas exigências que devemos ter em conta ao desenvolver websites ou outros produtos digitais.
Há vários fatores que podem condicionar a rapidez de um website, tais como:
– O serviço de hospedagem do website, ou seja, o servidor;
– Conteúdo não otimizado (por exemplo, imagens muito pesadas);
– Tema não otimizado (no caso de recurso ao WordPress, por exemplo);
– Uso excessivo de plugins ou conteúdos externos;
– Demasiados redireccionamentos;
– Etc….
São muitos os fatores a ter em conta, já que a velocidade de carregamento e resposta de um website desempenha um papel importantíssimo em vários medidores de sucesso, como:
Taxa de conversão:
Estudos provam que websites com maior rapidez de resposta não só mantêm os utilizadores mais tempo no website como também aumentam a taxa de conversão do mesmo:
– A Mobify, uma empresa de tecnologia do Canadá, descobriu que reduzir 100 milissegundos no tempo de carregamento homepage levou a um aumento de 1,11% na conversão;
– A plataforma AutoAnything, um retailer americano produtos automóveis, conseguiu um aumento de 12 a 13% nas vendas depois de reduzir em 50% o tempo de carregamento da página;
– O Walmart, uma rede de supermercados americana, descobriu que melhorar o tempo de carregamento da página 1 segundo fez com que as conversões aumentassem 2%.
Taxa de rejeição:
Se a rapidez do website influencia a taxa de conversão, é ainda mais importante para a taxa de rejeição.
– De acordo com uma pesquisa da plataforma Kissmetrics, 40% dos utilizadores desistem de consultar algum tipo de conteúdo que demore mais de três segundos a carregar.
– A BBC (British Broadcasting Corporation), a rede pública de rádio e televisão do Reino Unido, descobriu que perdia 10% dos utilizadores por cada segundo a mais que os websites da rede demoravam a carregar.
SEO:
O desempenho de um website é um fator determinante nas classificações de pesquisa do Google, que vão influenciar a posição em que determinado website é mostrado na pesquisa, principalmente no mobile.
Experiência do Utilizador:
Ter que aguardar muito tempo pelo carregamento de um website ou pouca rapidez na resposta a ações do utilizador cria uma experiência frustrante. Esta frustração pode levar o utilizador a abandonar (e não voltar) ao website.
Percepção do negócio:
Se o website é o ponto de contacto do utilizador com a empresa ou serviço, vai ser essa a experiência que vai determinar a percepção do potencial cliente do teu negócio. Os utilizadores vão relacionar a velocidade do site com a qualidade do serviço: se o site é lento, o serviço prestado pela empresa não foi bom. Um website que providencie uma boa experiência, com uma navegação eficiente e veloz, vai deixar uma impressão de eficiência e qualidade.
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