5 Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

5 Principais Tendências de Marketing Digital para 2024

Com o final do ano a aproximar-se é altura de os profissionais de Marketing olharem para as principais Tendências de Marketing Digital para 2024 e fazerem as suas previsões, num mundo marcado pelo rápido avanço tecnológico e no qual o comportamento dos consumidores é cada vez mais difícil de prever!

Uma coisa é certa: 2024 será um ano repleto de oportunidades e desafios nunca antes vistos, não só para empresas como para os profissionais de Marketing!

Para te ajudar a definir a tua estratégia de marketing para o próximo ano, reunimos abaixo as 5 principais tendências de Marketing Digital para 2024 que deves acompanhar (e implementar!) na tua empresa:

1. Marketing conversacional e interações baseadas em Inteligência Artificial

A primeira das 5 principais Tendências de Marketing Digital para 2024, tem que ver com os chatbots e os assistentes virtuais. Estes, já não são uma novidade para os consumidores, contudo, a evolução da IA tem vindo a redefinir estas interações entre as marcas e os seus clientes.

Hoje, os clientes querem respostas e soluções para os seus problemas em tempo real. A aposta no marketing conversacional e nas interações baseadas em IA (muitas vezes, impercetíveis para o cliente) serão cada vez mais valorizadas, proporcionando uma experiência personalizada que aumentará a satisfação do cliente e, naturalmente, as conversões!

De facto, a utilização da IA tem crescido de forma exponencial nas empresas, tendo alterado profundamente os métodos de trabalho dos profissionais de marketing, sobretudo no que respeita à gestão das redes sociais.

61% das empresas afirmam que o principal motivo da utilização de IA na gestão das redes sociais é a redução do volume de trabalho das equipas.”

Fonte: Hootsuite Social Trends 2024 Survey

Tendências marketing-digital gráfico AI
Fonte: Hootsuite Social Trends 2024 Survey

No entanto, mais do que nunca, é fundamental conheceres o teu público nas redes sociais de forma a utilizar a IA da forma correta em 2024. As marcas mais bem-sucedidas serão aquelas que conseguirem redefinir a comunicação com autenticidade. Já não se trata de quem (ou o quê) cria o seu conteúdo, trata-se da experiência que o conteúdo cria entre a marca e o cliente.

“62% dos consumidores dizem que é menos provável que se envolvam e confiem num conteúdo se souberem que foi criado por uma aplicação de IA.”

Fonte: Hootsuite Social Trends 2024 Consumer Survey

2. Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Os avanços da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA) faz com que estas sejam sem dúvida uma têndencia de Marketing Digital para 2024. Assim, estas têm aproximado o mundo real e o mundo digital, abrindo as portas à criatividade e à forma como as marcas interagem com os seus públicos, proporcionando, assim, oportunidades únicas para criar experiências imersivas.

Experiências como uma visita guiada a um museu ou a condução de um automóvel em RV são hoje possíveis e tornam a interação das marca-consumidor mais imersiva, criativa e memorável.

Campanha publicitária Burger King Black Friday - BOOMER

“No Brasil, a Burger King lançou uma campanha “Burn That Ad” na qual, através de uma ferramenta na sua app, permite aos utilizadores queimar um anúncio de outra marca concorrente e receber em troca um Whopper. ”

3. Sustentabilidade e ética no marketing

À semelhança dos anos anteriores, a sustentabilidade e a ética continuam a fazer parte das principais tendências de marketing e motivo de preocupação para marcas e consumidores. Os desafios globais impostos pelas alterações climáticas, bem como as injustiças sociais, têm “obrigado” as marcas a comunicar de forma mais transparente e a promoverem iniciativas de sustentabilidade e ética. Desde as embalagens ecológicas até ao comércio justo, o marketing em 2024 não será apenas uma questão de valores, mas também de propósito. A capacidade das marcas em transmitir os seus valores, e acrescentar valor, será um fator diferenciador no mercado.

4. Utilização de Big Data e Analytics para personalização das experiências

No início de 2022, comunicámos o fim dos cookies no artigo “Tendências de Marketing Digital 2022”. Anunciado inicialmente para esse ano (no Google Chrome, Apple e outros navegadores), a palavra de ordem para os Marketers passou a ser “adaptação”, bem como a procura por alternativas. No entanto, em meados do ano passado, a Google comunicou, pela segunda vez, a decisão de adiar esta mudança para 2024.  Esta notícia fez muitos marketers, anunciantes e gestores de tráfego pago suspirar de alívio dando-lhes um pouco mais de tempo para se adaptarem à “nova realidade” do fim do third-party data!

Contudo, esta mudança trará (ainda mais) desafios aos profissionais de Marketing que procuram oferecer experiências de compra cada vez mais personalizadas.

Os diferentes touchpoints atualmente disponíveis, não só online (redes sociais, websites, apps, etc.) como offline (lojas físicas, eventos, etc.) permitem às marcas guardar um grande volume de dados sobre os seus consumidores. 

 

A partir da análise destes dados é possível traçar estratégias de marketing hiperpersonalizadas e “à medida” de cada consumidor, seja na recomendação de produtos ou nos anúncios apresentados nas plataformas, tornando a experiência com a marca cada vez mais personalizada.

5. Vídeo marketing e conteúdo de curta duração

Quem trabalha em Marketing há muito que percebeu a importância do Vídeo na comunicação da marca, sobretudo para gerar engagement nas redes sociais. O crescimento do TikTok ou dos “Shorts” no Youtube são a prova de que este tipo de conteúdo efémero, visualmente atrativo, está alinhado com o tempo de atenção dos utilizadores, sobretudo quando falamos de um público mais jovem, nomeadamente a Geração Z.

Este formato permite às marcas, para além da publicidade, contarem histórias, lançar novos produtos e até mesmo apresentar testemunhos de clientes. De facto, as empresas estão a começar a compreender os problemas e a tomar ações para garantir que estão presentes nas plataformas mais estratégicas para a sua marca.

O Linkedin, o Instagram e o Whatsapp são as plataformas que as empresas acreditam que geram um retorno mais positivo, segundo o Hootsuite Social Trends 2024 Survey.

Probabilidade de aposta em determinada rede social por parte das empresas - BOOMER
Fonte: Hootsuite Social Trends 2024 Survey

Agora que já conheces as principais tendências de marketing digital para 2024, já podes integrá-las na tua estratégia digital!

Se precisas de ajuda, podes sempre contar com a Equipa Boomer. Feliz 2024!

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Marisa Coutinho

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