Marketing Pessoal: Como construíres a tua marca em 5 passos
Quantas vezes já ouviste alguém dizer “não sou bom a vender o meu trabalho” ou então “fico nervoso(a) quando tenho que falar sobre mim e sobre as minhas qualidades”? Provavelmente, muitas vezes!
Eu já ouvi estas frases muitas vezes – confesso que eu própria já as proferi em algum momento da minha vida! Enquanto profissional formada em Marketing, posso garantir-te que não tive nenhuma disciplina que me munisse de ferramentas para “saber vender o meu trabalho” ou “falar de forma confiante sobre mim”. Sinto que, em Portugal e nas escolas, ainda há um longo caminho a percorrer neste sentido. Mais do que dotar os alunos de conhecimentos sobre determinada disciplina (as chamadas hard skills) é importante dotá-los de competências de comunicação, de resolução de problemas, de liderança… as designadas soft skills.
- Quando um aluno termina os seus estudos e vai à procura de emprego, qual o plano a seguir?
- Quando um profissional quer mudar de emprego ou até mesmo de área, quais os passos que deve dar?
- Quando um empreendedor quer lançar o seu próprio negócio, como se deve apresentar no mercado?
- Quando um empresário quer aumentar as vendas da empresa, como pode trabalhar a imagem e ganhar a confiança do seu público?
Todos nós, em algum momento da nossa vida, já nos deparamos com estas dúvidas, certo? A verdade é que a resposta será certamente diferente de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa: todos precisam de uma marca forte para alcançarem os seus objetivos. E não é apenas uma necessidade, é uma obrigação!
É inegável que as ações de marketing pessoal ou personal branding, como é designado em inglês, são extremamente importantes para todos os profissionais e para os seus objetivos.
O Marketing Pessoal consiste num conjunto de estratégias
cujo objetivo é criar uma perceção positiva
acerca de uma pessoa ou profissional.
Esta ferramenta, quando bem utilizada, ajuda a transformar pessoas em referências ou autoridades, ou seja, pessoas que influenciam outras pessoas estrategicamente. Esta é a base do sucesso dos influencers das redes sociais, mas sobre isso falaremos noutro artigo d’O Raio do Blog!
Num mundo cada vez mais competitivo, no qual estamos constantemente expostos a inúmeras mensagens, através dos diferentes canais, é fundamental ter uma estratégia para se destacar da multidão. Com uma marca forte, é mais fácil alcançar os objetivos, construir relações duradouras com clientes, colegas de trabalho ou até mesmo com uma comunidade de pessoas que partilham a mesma profissão ou hobby e afirmar-se como uma referência ou autoridade em determinada área.
Reunimos neste artigo os 5 principais Passos para pores em prática a tua estratégia de Marketing Pessoal:
Mas, afinal, o que é um cookie?
Um cookie é um pequeno arquivo de texto que um site envia ao browser do utilizador com dados sobre o seu perfil e comportamento de navegação nas páginas.
Tornou-se tão banal que quase já nem damos conta que carregamos no “aceitar todos os cookies” quase sem pestanejar quando visitamos um site! Mas, afinal, o que significa aceitar os cookies?
O objetivo dos cookies é registar as informações da visita para facilitar o próximo acesso e melhorar a navegação do visitante no site. São, por isso, poderosos aliados dos marketers pois permitem monitorizar, segmentar e medir a performance dos anúncios online. Não é por acaso que os utilizadores se sentem, muitas vezes, “perseguidos” pelas páginas que visitaram ou anúncios que viram… E a culpa é dos cookies!
Existem 2 tipos de cookies:
– First-Party Cookies:
são criados, publicados e controlados pelo website visitado e permitem guardar, por exemplo, o carrinho de compras, produtos visualizados e preferências para melhorar a experiência web do utilizador, ou seja, recolhem dados comportamentais para ajudar o proprietário do site a melhorar os seus serviços e apenas retransmite dados ao proprietário do domínio da web.
– Third-party Cookies: são definidos por um servidor externo através de um código colocado no domínio web pelo proprietário desse domínio. Os dados recolhidos são acessíveis em qualquer site que carregue o código do servidor externo, permitindo aos anunciantes localizar os utilizadores através da Internet (cross-site) e direcionar a publicidade para onde quer que esse utilizador vá.
Na verdade, desde a polémica da Cambridge Analytica até à atualização do iOS 14 da Apple, passando pelo amplo consentimento e controlo de dados do RGPD na Europa, estamos no meio de uma repressão de toda a indústria sobre práticas de dados de terceiros que outrora eram tidas como garantidas pelos anunciantes.
Também o Google Analytics (altamente dependente de cookies) tal como o conhecemos vai ser desativado muito em breve (acontece já em julho!) e, por isso, é urgente fazer, desde já, a instalação do Google Analytics 4 no teu website.
Nota que alguns browsers “privacy-first” como o Firefox ou o Safari já bloqueiam os third-party cookies.
1. Cria a tua marca
Antes de avançares com qualquer ação, questiona: “quem sou eu?”, “do que gosto?”, “quais as minhas competências?”, “quais os meus objetivos?”, “onde me quero posicionar?”.
Escreve as respostas e traça o teu plano! Não descures a tua imagem, ela é o reflexo da tua marca pessoal. A forma como te apresentas, como te vestes, como falas são características distintivas e únicas. Encontra a tua voz, ou seja, qual a mensagem que queres transmitir e como queres ser reconhecido pelos outros. Por fim, não te esqueças que uma marca forte se constrói com base na autenticidade, na verdade e na consistência.
2. Define a tua presença online
Sabias que 70% dos empregadores visitam as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los? As redes sociais são canais de oportunidades acessíveis a todos os profissionais. Para tirares vantagem delas, precisas de compreender como funcionam e fazer um bom trabalho de produção de conteúdos. Porque, afinal, é disso que se trata! Não basta ter uma conta criada no Facebook, Instagram, Linkedin, no Youtube ou até no TikTok, é preciso ter uma estratégia de conteúdos para cada uma das redes. Para isso, precisas de conhecer o teu público, criar conteúdo que seja relevante para quem te segue e promover a interação. Se gostares de escrever, podes ainda apostar num blogue, ele vai ajudar-te a construir a tua marca ao longo do tempo e a posicionar-te nos motores de busca enquanto referência em determinada temática (se aplicares técnicas de SEO, claro!).
3. Faz networking
As relações pessoais e profissionais são os pilares fundamentais do marketing digital. Ter uma boa rede de contactos é o ponto de partida para conseguires estabelecer contacto com um potencial empregador ou até mesmo para angariares clientes.
Participa em eventos ou feiras, em grupos ou comunidades online, sê ativo nas redes sociais e interage com outros profissionais.
4. Promove o teu trabalho
Aposta no teu curriculum, dá a conhecer o teu portefólio, mostra o teu dia-a-dia na empresa…. Humaniza a tua presença online – mostra as tuas dores, as tuas dificuldades e a forma como conseguiste superar os problemas. Mostra os teus sucessos, mas também os teus erros e como os outros podem aprender com eles! Desta forma, vais criar empatia com outros profissionais.
Agora que já conheces os benefícios e as utilizações dos dados primários, como é que os vais gerar? Existem algumas formas simples de recolher mais first-party data que vão permitir aumentar o alcance e as oportunidades de tráfego:
1. Diversifica as formas de geração de leads – as redes sociais são um bom ponto de partida, uma vez que as pessoas são muito ativas entre plataformas. O LinkedIn é uma excelente rede para leads B2B, enquanto o Facebook, o Instagram e o YouTube são muito populares para leads B2C.
2. Aposta em ferramentas de CRM – Voltar ao contacto com clientes inativos ou prospects que não converteram, pode ser uma excelente oportunidade. Envia um e-mail personalizado para estes utilizadores, com a oferta de um desconto ou o download de um recurso gratuito para trazer estas pessoas de volta.
3. Revê e ajusta os teus formulários – Se utilizas formulários no teu website, aplicação ou rede social, podes revê-los e, eventualmente, incluir perguntas que obtenham informações mais claras sobre um potencial cliente, tais como o cargo que ocupa ou a morada.
4. Experimenta outros canais e plataformas – Existem muitas plataformas e canais excelentes para experimentar. A tua empresa já utiliza Reddit ou WhatsApp? Já experimentaste fazer publicidade no YouTube? Descobre em que canais o teu público pode estar ativo e testa uma campanha. Mantém-te atento(a) às mudanças e lembra-te do que já aqui dissemos sobre a importância de apostares em multicanais para que não dependas de uma só plataforma, de um só método de recolha de informação ou de um só meio de comunicação com o teu público!
5. Testa, monitoriza os resultados e ajusta
Por último, testa, mede os resultados e ajusta! Aprende com o que correu bem, mas também com o que correu menos bem. Identifica os conteúdos que geram mais interação com o teu público ou a abordagem comercial que angariou mais negócio. Testar, testar, testar é a palavra de ordem!
Uma marca forte não se constrói da noite para o dia. É preciso ser resiliente e, sobretudo, aprender com os erros! Falhar é, na maioria das vezes, a melhor forma de a vida nos colocar no caminho certo e não uma prova de insucesso. Nunca te esqueças que “não podes mudar o vento, mas podes sempre ajustar as velas”!
Gostaste deste conteúdo? Queres aprender mais sobre Marketing Pessoal e de como podes usá-lo para conseguires o teu primeiro emprego, mudar de área ou simplesmente vender mais e melhor, tirando partido da tua marca?
Então, não podes faltar ao Webinar Gratuito que a BOOMER ACADEMY, em parceria com a D’ACCORD – Trabalho Temporário, está a organizar! É já no próximo dia 10 de agosto, online e em direto.
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Marisa Coutinho
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