5 Tendências de Marketing Digital para 2025

5 Tendências de Marketing Digital para 2025

Tendencias Marketing 2025 by Boomer

2024 está a terminar e, por isso, está na hora de fazermos as habituais previsões para o próximo ano! Das redes sociais à inteligência artificial, o grande desafio dos profissionais de marketing para 2025 será conseguir a atenção dos seus consumidores. 

Neste artigo d’O Raio do Blog, exploramos as principais tendências de marketing digital que vão ajudar-te a definires a tua estratégia de marketing e aumentares as tuas vendas! 

1.“AI-First”

A inteligência artificial veio para ficar! De buzzword a ferramenta fundamental para a maioria das estratégias de marketing, o facto é que a IA tem crescido de forma exponencial nas empresas, tendo alterado profundamente os métodos de trabalho dos profissionais de marketing, sobretudo no que respeita à gestão das redes sociais, como abordámos neste artigo d’O Raio do Blog.

 

“Segundo o statista, espera-se que o valor de mercado da IA em 2025 seja de 190,61 mil milhões de dólares em 2025, mais do dobro do que em 2021!”

Ferramentas como o ChatGPT e o Claude vão continuar a possibilitar a hiperpersonalização em larga escala, permitindo que os profissionais de marketing adaptem conteúdos, recomendações de produtos e experiências do cliente com uma precisão sem precedentes. Assim como os telemóveis se tornaram “extensões” dos consumidores e já não conseguimos viver sem eles, a verdade é que, em poucos anos, espera-se que a IA faça parte do nosso dia-a-dia em todas as interações com as marcas!

2. “Voice Marketing”

À medida que os dispositivos de voz se tornam comuns nas nossas casas e locais de de trabalho, o marketing de voz afirmar-se-á como um canal essencial para alcançar consumidores. Prevê-se que, até 2025, a otimização de conteúdo para pesquisas de voz será tão crucial quanto o SEO é hoje!

Em 2024, mais de 50% da população mundial utiliza pesquisa por voz diariamente, segundo o statista.

O uso de dispositivos ativados por voz, como Alexa, Google Assist, Siri ou até mesmo IA conversacional do ChatGPT trazem um desafio acrescido para os profissionais de marketing, que devem orientar as suas estratégias digitais para uma experiência positiva dos consumidores com as suas marcas.

3. Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Os avanços da realidade virtual (RV) e da realidade aumentada (RA) têm aproximado o mundo real e o mundo digital, abrindo as portas à criatividade e à forma como as marcas interagem com os seus públicos, proporcionando, assim, oportunidades únicas para criar experiências imersivas.

“Em 2025, a realidade virtual será uma tendência de marketing acessível e amplamente adotada em todo o mundo, tornando-se uma indústria de 435 mil milhões de dólares até 2030.

As marcas podem começar a criar showrooms virtuais, permitindo que os clientes explorem/ “experimentem” produtos em ambientes 3D no conforto do lar.

 

4. UGC – "User Generated Content"

O User Generation Content (UGC ou Conteúdo Criado pelo Utilizador) não é um conceito novo. Na verdade, foi uma ferramenta bastante utilizada antes de surgirem as redes sociais, como explorámos neste artigo.  

“O conteúdo criado pelo utilizador (UGC) é considerado o tipo de conteúdo mais envolvente nas redes sociais para 54% dos profissionais de marketing.” (Fonte: Walls.IO)

Esta mudança criará relações mais colaborativas entre marcas e consumidores, com o marketing a tornar-se, de facto, numa conversação bilateral.

5. Redes sociais – a Nova Internet?

Estima-se que as plataformas de social media evoluam para ecossistemas completos nos próximos anos. Canais como o Facebook e o Instagram já são as “portas de entrada” preferenciais para a internet para muitos utilizadores.

“Em 2030, o número de utilizadores de redes sociais irá ultrapassar os 5,5 mil milhões, segundo a Statista.

No futuro, estas “super apps” vão integrar e-commerce, entretenimento, notícias e serviços de comunicação, tornando-se cruciais para as experiências digitais diárias dos consumidores. Os profissionais de marketing vão precisar de criar uma variedade de formatos de conteúdo (vídeos curtos, stories, transmissões ao vivo, posts interativos) para se manterem relevantes junto dos seus seguidores!

Agora que já conheces as principais tendências de marketing digital para 2025, já podes integrá-las na tua estratégia digital!

Se precisas de ajuda, podes sempre contar com a Equipa Boomer. Feliz 2025!

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Marisa Coutinho

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