Co-Marketing: como potenciar o teu negócio com parcerias estratégicas

Co-Marketing: como potenciar o teu negócio com parcerias estratégicas

Atualmente, muitas empresas não conseguem aplicar as suas ações de Marketing em pleno, visto que não têm recursos financeiros suficientes. Uma forma de resolver essa questão passa por aplicar o Co-Marketing, ou seja, estabelecer uma relação de colaboração entre marcas. Descobre no artigo as razões para começares já a implementar esta estratégia no teu negócio!

O que é Co-Marketing?

O Co-Marketing é uma técnica que visa a união das estratégias de marketing de duas ou mais marcas, com o objetivo de divulgar os seus produtos/serviços ou conteúdos relevantes para um público-alvo em comum. Assim, estas podem atingir melhores resultados, aumentar o reconhecimento e autoridade e reduzir os custos das campanhas.

 

É importante salientar que dificilmente são estabelecidas ações de Co-Marketing entre marcas concorrentes, mas sim entre possíveis parceiros. Por isso, o aconselhável é unir empresas de um segmento de mercado semelhante ou relacionado, mas que não sejam concorrentes diretos.

 

Estas parcerias podem ser dirigidas para lançar vários conteúdos, como webinars, e-books e templates. Além disso, podes aplicar o Co-Marketing no lançamento de um produto/serviço. No fundo, envolve a colaboração em ações de marketing específicas, como campanhas publicitárias, eventos promocionais e conteúdos, como já foi referido anteriormente.

 

Assim, conseguirás ampliar o alcance da mensagem que pretendes transmitir, otimizar os recursos disponíveis e aproveitar a rede de contactos de cada uma das partes envolvidas.

Co-Marketing VS Co-Branding

Antes de avançarmos mais, é necessário saber distinguir dois conceitos que, embora interligados, são distintos: Co-Marketing e Co-Branding.

 

Como já foi explicado, o Co-Marketing assenta na colaboração e alinhamento de estratégias específicas para aumentar a exposição e a visibilidade das marcas em questão. O objetivo aqui é produzir conteúdos de qualidade em conjunto, tendo em vista a atração de clientes para ambas as empresas. Portanto, estas ficam responsáveis pela divulgação da mensagem bem como dos leads.

 

Já o Co-Branding está mais ligado à construção e fortalecimento da imagem das marcas para conquistar mais clientes. É possível afirmar, portanto, que esta estratégia tem como finalidade criar algo que simbolize a personalidade das marcas parceiras e aproveitar a força destas para impulsionar o interesse e, consequentemente, conquistar a confiança do público-alvo e posicionar-se no mercado de forma positiva.

Como funciona o Co-Marketing?

Para implementar uma estratégia de Co-Marketing eficaz é necessário desenvolver um plano de ação sólido, com a identificação dos objetivos pretendidos com determinada parceria e os respetivos recursos e intervenientes necessários.

 

Para isso, deves ter em consideração os seguintes passos:

 

    • Foco na persona e nos valores: o mais importante é perceber as “dores” do teu público-alvo e o que podes fazer para agregar valor e melhorar a sua experiência enquanto consumidor. Além disso, deves ter bem estabelecido os valores da tua marca e procurar parceiros que se revejam nos mesmos, para que seja transmitida uma imagem transparente e confiável;
    • Escolha dos parceiros ideais: o teu negócio só conseguirá alcançar os objetivos que desejas se os teus parceiros forem bem escolhidos. Para isso, deves fazer uma análise a todos os potenciais parceiros, verificar se estes têm uma audiência sólida e relevante, se são uma referência no mercado e, sobretudo, se os seus produtos/serviços estão devidamente relacionados com a tua área de negócio;
    • Desenvolver um planeamento bem estruturado: as ações de marketing devem ser aprovadas por todos os parceiros e, por isso, é necessário estabelecer uma forma de comunicação inteligente para que seja possível conciliar as tarefas do projeto. Devem ser definidos, desde o início, os tópicos que serão abordados, os materiais que serão utilizados e os prazos de entrega de cada parte. Se este acompanhamento for feito, os conteúdos desenvolvidos vão ser executados no tempo certo e com a qualidade pretendida;
    • Avaliação dos resultados alcançados: depois de aplicadas as estratégias, chega a hora de perceber se estas foram bem-sucedidas, quais foram os seus pontos fortes e os aspetos em que é necessário melhorar. Para isso, devem ser utilizadas várias métricas e KPIs de desempenho. Assim, as próximas ações poderão obter melhores resultados. Também, estes dados são importantes para decidir se é benéfico ou não continuar com as parcerias em questão.

Ações de Co-Marketing

Existem vários modelos de conteúdo aplicados em Co-Marketing que te ajudarão a promover o teu negócio, entre os quais:

    • E-books: este modelo é muito importante para alcançar leads e para mapear a trajetória dos mesmos, desde o momento em que conhecem a marca até se tornarem clientes. Este conteúdo exige, normalmente, um formulário com a inserção dos dados de contacto – desta forma conseguirás estruturar uma base de dados valiosa;
    • Webinars: este tipo de formato é, também, excelente para conquistar leads e aproximá-los das marcas, visto que é em tempo real. Cada marca pode convidar os seus leads para um webinar específico e disponibilizar recursos exclusivos nesse período;
    • Lives: atualmente, é muito comum vermos marcas a realizarem lives em várias plataformas como o YouTube e o Instagram. Esta é uma estratégia interessante para criar uma proximidade com a audiência. Por isso, podes fazer uma live commerce com os teus parceiros, cujo objetivo passa por apresentar os produtos/serviços e os seus benefícios, de forma a aumentar as vendas.
    • Vídeo Marketing: caso não seja possível realizar transmissões em direto, existe a possibilidade de utilizar os recursos audiovisuais para atrair e converter leads em clientes. Juntamente com as tuas parcerias, podes gravar tutoriais, entrevistas a clientes, conteúdos mais divertidos… há muito por onde escolher.
    • Eventos: os eventos ajudam as marcas a ganharem relevância e autoridade no seu setor. Apesar de esta organização, por vezes, implicar custos elevados, o Co-Marketing permite que os valores investidos e as tarefas sejam divididas por todas as partes envolvida.

Benefícios do Co-Marketing

Quando aplicado da forma correta, o Co-Marketing apresenta vários benefícios para as marcas, entre os quais:

 

    • Alcance de novos públicos: esta estratégia permite que as marcas tenham acesso privilegiado a uma nova audiência. Quando são desenvolvidas ações de marketing conjuntas, a divulgação dos respetivos negócios será maior, o que permitirá ‘trocar’ públicos e atrair um público novo;
    • Aumento da autoridade: se a tua marca se associar a outra relevante no mercado, certamente o público perceberá que és uma referência e, consequentemente, conquistarás a confiança do mesmo;
    • Aumento da criatividade e relevância: ao estabelecer uma aliança de Co-Marketing, as marcas podem criar estratégias inovadoras em conjunto e assim aumentar a relevância no mercado em que estão inseridas;
    • Diminuição dos gastos: todos os gastos envolvidos na divulgação das ações de marketing são repartidos por todos os parceiros. Por exemplo, ao serem criados anúncios pagos, o investimento poderá ser mais alto já que o valor será dividido e, consequentemente, os resultados obtidos com essa ação serão melhores. 

Em suma, o Co-Marketing é uma excelente estratégia para divulgar as marcas, atrair clientes e ganhar notoriedade no mercado. A Boomer pode ajudar-te a escolher os parceiros certos e a melhorar as

Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?