Sorte ou Azar: Como as Superstições Influenciam as Marcas?
Finalmente, sexta-feira 13! Se para uns o número 13 é sinónimo de medo, para outros significa oportunidade. As superstições têm um papel curioso no mundo dos negócios e influenciam não só o desenvolvimento de produtos, mas também o sucesso (ou fracasso) de campanhas de marketing.
Neste artigo, exploramos alguns casos e exemplos práticos de marcas que tiveram de se adaptar (ou sofreram com o “azar”):
Na China, Japão e Coreia, o número 4 é um tabu. A razão? Soa como a palavra “morte” em mandarim e japonês (死, pronunciado shi). O resultado é uma verdadeira odisseia de adaptações, ora vejamos:
- Audi: recentemente, a marca alemã adaptou a sua estratégia na China ao lançar uma nova linha de veículos elétricos sob a insígnia “AUDI”, substituindo o tradicional logótipo dos quatro anéis pelo nome da marca em letras maiúsculas. Apesar de a marca não justificar esta mudança com superstição, mas sim para atrair consumidores chineses mais jovens e tecnológicos, que valorizam conectividade avançada e direção automatizada, a verdade é que “deixou cair” os anéis.
Fonte: theverge.com
- Nokia: O modelo Nokia 404 encontrou resistência no mercado asiático. A empresa rapidamente aprendeu que números e nomes devem ser adaptados para evitar más interpretações. Em edifícios na Ásia, o número 4 frequentemente é omitido. Já viste um elevador com o botão “3A” em vez de “4”? Pois é, essa prática é mais comum do que parece e mostra como até a arquitetura se adapta às superstições!
Fonte: Wikipedia
E-commerce: Em países como a China, há promoções específicas durante o dia 4/4 (4 de abril), mas com o foco de “fintar o azar” ou até mesmo fazer um marketing mais ousado e irónico.
Produtos e Embalagens: Em mercados asiáticos, muitas marcas evitam lançar produtos em packs de quatro ou ajustar os números nos códigos de barras para não conterem o número.
Já no Ocidente, o número associado ao azar é o 13! Muitas companhias aéreas como a Lufthansa ou a Ryanair eliminam a fila 13 nos aviões, e alguns hotéis também fingem que o 13.º andar simplesmente não existe!
Em Itália, o número 17 é considerado azarado, já que em numeração romana (XVII) pode formar “VIXI”, que significa “vivi” ou “já vivi” – uma alusão à morte. Algumas marcas italianas evitam promoções ou eventos no dia 17, e algumas companhias de aviação não têm fila 17 nos aviões.
- A Nike enfrentou um problema sério no final dos anos 90 ao lançar um modelo de sapatilhas com a palavra “Air” estilizada no design. O problema? Em países muçulmanos, o logótipo parecia a palavra “Alá” em árabe. A reação foi imediata: protestos em massa levaram a Nike a recolher os produtos, emitir um pedido público de desculpas e redesenhar o logótipo!
Mas, no meio de tanto azar, muitas marcas aprenderam a brincar com as superstições e a usá-las a seu favor!
- A Netflix, por exemplo, transforma sextas-feiras 13 em dias de maratona de terror, onde o “azar” se torna o protagonista.
E quem disse que o azar não vende? De certeza que já deves ter visto alguma campanha dos Jogos Santa Casa a promover os sorteiros do Euromilhões em sextas-feiras 13 ou até mesmo os casinos que aproveitam o conceito do “azar” para criar campanhas bem-sucedidas com frases como “É hoje que a sorte muda!”.
Também a Domino’s Pizza, por exemplo, já usou sextas-feiras 13 para promover ofertas especiais!
Também o 7 é considerado “número de sorte” na cultura ocidental. A Icelandair, por exemplo, lançou uma promoção que permitia que os clientes adicionassem excursões por $7 cada, desde que reservassem até o dia 07/07/07. Outro exemplo foi a campanha “Lucky in Love Wedding Search” da Wal-Mart, que ofereceu a 7 casais uma cerimónia de casamento e receção gratuitas para 77 convidados na data de sorte!
Em suma, as superstições não são apenas crenças inofensivas – elas têm impacto real nas perceções do consumidor e, por consequência, nos resultados das marcas! Mas, com criatividade e sensibilidade cultural, é possível transformar o azar em oportunidade.
Na Boomer, acreditamos que o marketing de sucesso é aquele que entende o cliente – as suas crenças, os valores e até superstições. Não deixe que o azar bata à porta da sua marca!
Fale connosco e crie estratégias de marketing sem “achómetros”!
Marisa Coutinho
7 Estratégias para Liderar com Sucesso na Era da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) está a revolucionar a forma como os negócios operam e os líderes enfrentam o desafio de se adaptar rapidamente a essa nova realidade.
Como criar uma Estratégia Digital EFICAZ em 5 passos?
Neste artigo, apresentámos-te 5 passos fundamentais para criares uma Estratégia Digital eficaz que não só te ajudará a aumentar a visibilidade da tua marca, mas também impulsionará o crescimento dos teu negócio.
2024 está a terminar e, por isso, está na hora de fazermos as habituais previsões para o próximo ano! Das redes sociais à inteligência artificial, o grande desafio dos profissionais de marketing para 2025 será conseguir a atenção dos seus consumidores. Neste artigo d’O Raio do Blog, exploramos as principais tendências de marketing digital que vão ajudar-te a definires a tua estratégia de marketing e aumentares as tuas vendas!