5 Competências que um gestor de redes sociais deve ter

5 Competências que um gestor de redes sociais deve ter

Já todos vimos – e nos indignamos – com as ofertas de emprego com o objetivo de recrutar o chamado “canivete suíço do Marketing”, certo? Aquele profissional que sabe fazer um pouco de tudo no Marketing – desde a estratégia à produção de conteúdos, dá uns toques de design e vídeo, sabe fazer as campanhas de publicidade online e ainda dá um “pezinho de dança” no Tiktok! 😅 Ah, e claro, ainda dá apoio ao Departamento de Vendas sempre que há uma Feira / Evento ou quando é preciso fazer uma reunião comercial! Com sorte, poupam-no de tirar cafés aos colegas…

 

Ironias à parte, a realidade é que o nosso tecido empresarial é maioritariamente composto por PME’s (99,9%, destas 96% são Microempresas, ou seja, empresas com menos de 10 pessoas e com um volume de negócios inferior a 2M€), por isso, ter um Departamento de Marketing é um LUXO ao qual a maioria das empresas não se pode dar!

 

Então, o que devem fazer?

A) não investir em Marketing;

B) contratar os serviços de uma agência de Marketing como a BOOMER;

C) recrutar um profissional que possa apoiar a empresa nas suas necessidades de Marketing.

 

Naturalmente a opção A) é proibida, sobretudo quando a empresa quer crescer! De certeza que já ouviste a expressão “a minha empresa não precisa de marketing, já tenho demasiado trabalho” ou “não preciso de investir em marketing, não tenho concorrência” …  Será que é mesmo assim? 😅

 

De facto, este é ainda um dos principais “Mitos” do Marketing ao qual se junta a ideia de que os profissionais da área têm que dominar todas as vertentes! Aproveitando para desmistificar um pouco esta ideia, apresento outro conceito que é, também, algo controverso: o T-Shaped Marketer.

 

O T-shaped Marketer é um profissional que tem experiência em cerca de 1 a 3 disciplinas de Marketing. Por exemplo, pode ser muito bom em Marketing de Conteúdo, ter excelentes habilidades na produção de conteúdo e estratégias orgânicas, mas também demonstrar conhecimentos de e-mail marketing, campanhas de publicidade online e SEO. Só que não tem tanta experiência nestas como nas duas primeiras.

 

Já conhecias este conceito? Consideras-te um T-Shaped Marketer? 😁

A realidade é que, quem trabalha em Marketing há muitos anos, foi “obrigado” a adquirir diferentes competências para poder manter-se atualizado e ser capaz de dar resposta às exigências do mercado. Quem começou a trabalhar em Marketing antes da Internet ou das Redes Sociais existirem, sabe bem a importância da digitalização para a profissão! E a pandemia Covid-19 mostrou quão mal preparadas as empresas portuguesas estavam no digital!

 

No relatório “Future of Skills” do Linkedin, esta realidade é bem clara: as competências mudaram, em média, cerca de 35% em Portugal, desde 2015. E, na maioria dos casos, o ritmo de mudança acelerou durante a pandemia!

Como podemos verificar no gráfico, uma das competências que mais cresceu foi a de “social media”. O crescimento das redes sociais e da sua importância para a comunicação das empresas, tanto orgânica como paga, muito impulsionado pela pandemia, determinou a procura crescente por profissionais com formação e experiência nesta área.

 

Se estás a pensar trabalhar como Gestor de Redes Sociais ou queres apostar na tua formação, deixamos-te aqui as 5 Principais Skills que deves ter:

Mas, afinal, o que é um cookie?

Um cookie é um pequeno arquivo de texto que um site envia ao browser do utilizador com dados sobre o seu perfil e comportamento de navegação nas páginas.

Tornou-se tão banal que quase já nem damos conta que carregamos no “aceitar todos os cookies” quase sem pestanejar quando visitamos um site! Mas, afinal, o que significa aceitar os cookies?

O objetivo dos cookies é registar as informações da visita para facilitar o próximo acesso e melhorar a navegação do visitante no site. São, por isso, poderosos aliados dos marketers pois permitem monitorizar, segmentar e medir a performance dos anúncios online. Não é por acaso que os utilizadores se sentem, muitas vezes, “perseguidos” pelas páginas que visitaram ou anúncios que viram… E a culpa é dos cookies!

Existem 2 tipos de cookies:


– First-Party Cookies:
são criados, publicados e controlados pelo website visitado e permitem guardar, por exemplo, o carrinho de compras, produtos visualizados e preferências para melhorar a experiência web do utilizador, ou seja, recolhem dados comportamentais para ajudar o proprietário do site a melhorar os seus serviços e apenas retransmite dados ao proprietário do domínio da web.

 

– Third-party Cookies: são definidos por um servidor externo através de um código colocado no domínio web pelo proprietário desse domínio. Os dados recolhidos são acessíveis em qualquer site que carregue o código do servidor externo, permitindo aos anunciantes localizar os utilizadores através da Internet (cross-site) e direcionar a publicidade para onde quer que esse utilizador vá.

Na verdade, desde a polémica da Cambridge Analytica até à atualização do iOS 14 da Apple, passando pelo amplo consentimento e controlo de dados do RGPD na Europa, estamos no meio de uma repressão de toda a indústria sobre práticas de dados de terceiros que outrora eram tidas como garantidas pelos anunciantes.

Também o Google Analytics (altamente dependente de cookies) tal como o conhecemos vai ser desativado muito em breve (acontece já em julho!) e, por isso, é urgente fazer, desde já, a instalação do Google Analytics 4 no teu website.

Nota que alguns browsers “privacy-first” como o Firefox ou o Safari já bloqueiam os third-party cookies.

 

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1. Estratégia

Que um Gestor de Redes Sociais deve dominar várias ferramentas e ter conhecimentos de diferentes disciplinas de Marketing, já todos sabemos. Mas uma das principais competências de um bom profissional é a sua capacidade estratégica, ou seja, a habilidade de pensar numa perspetiva de médio e longo prazo, seja a trabalhar uma só marca, numa empresa, ou várias marcas, por exemplo, numa agência. E que traga resultados, claro! Para que seja eficaz é fundamental adotar uma estratégia “blended marketing”, ou seja, integrar o marketing online e o offline.

 

Ainda não definiste a tua estratégia digital? Descarrega já o template que preparámos para ti e começa já a definir as tuas ações de marketing digital.

 

Naturalmente tudo isto implica investimento! Por isso, é importante que tenhas um orçamento de marketing digital bem definido e que possas gerir, de acordo com as ações que vais levar a cabo, não só no orgânico, como também nas campanhas pagas.

 

Ah, e não descures o serviço de apoio ao cliente na tua estratégia! Um dos principais canais de apoio ao cliente (e de reclamações) são as redes sociais – e atenção que os clientes não são pacientes – estudos indicam que cerca de ¾ esperam uma resposta em 24h!

 

Este contacto direto é uma excelente oportunidade para ouvir e compreender o que os clientes pensam da marca e introduzir melhorias nos produtos, no serviço, etc. Nota que, num primeiro contacto, esta resposta pode ser automatizada ou ser efetuada por um “chatbot”, mas em algum momento terás que “humanizar” a comunicação, caso contrário poderás criar frustração no cliente e isso levar a uma crise de reputação da marca!

A página de twitter da Primark é um bom exemplo de utilização das redes sociais como ferramenta de apoio ao cliente.

2. Organização

Tal como todos os profissionais de marketing, os gestores de redes sociais têm que ser organizados para conseguirem pôr em prática os planos, do início ao fim. Gerir diferentes clientes, projetos, campanhas e equipas é uma missão quase impossível! Para sobreviver a este ritmo frenético, deves equipar-te com as armas certas: uma boa plataforma para gestão de projetos, como por exemplo o Paymo (a plataforma que utilizámos na Boomer), o Asana ou o Trello.

 

Não podemos falar de planeamento de redes sociais sem falar de ferramentas de gestão de redes sociais! Se ainda não agendas os teus posts numa plataforma, sabe que estás a desperdiçar muito tempo que podias canalizar em outras tarefas! Claro que podes sempre utilizar, por exemplo, o Meta Business Suite (anteriormente designado de Estúdio de Criação) para agendar os posts de Facebook e Instagram, mas existem muitas ferramentas que podem ajudar-te a fazer esta gestão de forma eficaz e com um boa relação preço-qualidade, tal como o Swonkie.com ou outras ferramentas que podes encontrar neste artigo.

3. Comunicação

Esta é a competência-chave de qualquer profissional, seja na área do Marketing ou noutra área qualquer! Não é por acaso que a maior parte dos problemas das empresas são provocados por falhas de comunicação, certo? Ser capaz de comunicar de forma eficaz, seja através de um email, seja na apresentação de um briefing à equipa ou na produção de um copy para um post é uma das principais armas de um gestor de Marketing!

 

Nesta área, a capacidade de comunicação é uma questão crítica! Se não souberes expressar as tuas ideias, falar “a mesma língua” do teu cliente e, principalmente, escrever em “bom português” (não cometas estes erros!), JÁ FOSTE!

 

Não te esqueças que a tua forma de escrever é única, por isso, potencia essa mais-valia para conseguires visibilidade na tua comunidade, por exemplo, publicando conteúdo interessante na tua página do Linkedin. Desta forma, conseguirás também trabalhar a tua marca pessoal junto de profissionais da tua área e de outras áreas. Neste artigo, encontras algumas Dicas de Copywrite para criares bom conteúdo!

4. Criatividade

Se trabalhas em Marketing, provavelmente, já ouviste a frase “és mesmo criativo”! Ninguém “nasce” criativo, é algo que desenvolvemos e será sempre fruto dos nossos interesses e experiências. Achas mesmo que o Cristiano Ronaldo nasceu com competências para jogar futebol? Claro que não, ele desenvolveu-as com horas e horas de trabalho, treino e vá… algum dinheiro. 😉

 

No Marketing é exatamente o mesmo! Naturalmente que a personalidade de cada um vai influenciar a sua criatividade, no entanto, é algo que se treina, que se desenvolve com a experiência ou com formação! Há muitas fontes de “inspiração” que podem ajudar-te a desenvolver a tua veia criativa, por exemplo:

 

  • podes recorrer à IA e pedir ajuda, por exemplo, ao ChatGPT;
  • fazer brainstormings / reuniões de ideação com a equipa;
  • fazer benchmark de outras páginas que consideres que produzem bom conteúdo;
  • utilizar o NOTION para organizar ideias e guardar links ou artigos que possam ser úteis para a produção dos teus conteúdos;
  • e, claro, ler os artigos d’O Raio do Blog e assistir aos webinars da Boomer Academy! 😉

Agora que já conheces os benefícios e as utilizações dos dados primários, como é que os vais gerar? Existem algumas formas simples de recolher mais first-party data que vão permitir aumentar o alcance e as oportunidades de tráfego:

 

1. Diversifica as formas de geração de leads – as redes sociais são um bom ponto de partida, uma vez que as pessoas são muito ativas entre plataformas. O LinkedIn é uma excelente rede para leads B2B, enquanto o Facebook, o Instagram e o YouTube são muito populares para leads B2C.

 

2. Aposta em ferramentas de CRM – Voltar ao contacto com clientes inativos ou prospects que não converteram, pode ser uma excelente oportunidade. Envia um e-mail personalizado para estes utilizadores, com a oferta de um desconto ou o download de um recurso gratuito para trazer estas pessoas de volta.

 

3. Revê e ajusta os teus formulários – Se utilizas formulários no teu website, aplicação ou rede social, podes revê-los e, eventualmente, incluir perguntas que obtenham informações mais claras sobre um potencial cliente, tais como o cargo que ocupa ou a morada.

 

4. Experimenta outros canais e plataformas – Existem muitas plataformas e canais excelentes para experimentar. A tua empresa já utiliza Reddit ou WhatsApp? Já experimentaste fazer publicidade no YouTube? Descobre em que canais o teu público pode estar ativo e testa uma campanha. Mantém-te atento(a) às mudanças e lembra-te do que já aqui dissemos sobre a importância de apostares em multicanais para que não dependas de uma só plataforma, de um só método de recolha de informação ou de um só meio de comunicação com o teu público!

Precisas de ajuda para produzir conteúdos para as redes sociais? Descarrega o Calendário Gratuito de Dias Temáticos Fica a par de todas as efemérides e datas especiais que te vão ajudar a planear as tuas campanhas e posts nas redes sociais.

5. Análise de Resultados

Se não medirmos, nunca saberemos qual o retorno das ações! Para podermos analisar os resultados do trabalho que estamos a desenvolver é importante definirmos uma periodicidade para a elaboração de reports – podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Mais importante do que fazer um resumo dos resultados, é definir os objetivos (realisstas!) e as métricas que vão ser analisadas, bem como ir acompanhando os resultados e ajustando as campanhas.

 

Caso utilizes uma ferramenta de gestão de redes sociais, podes aproveitar para exportar os relatórios que são disponibilizados e ajustar às tuas necessidades ou então, podes utilizar o “velho e bom excel” para compilar os dados principais que te permitam fazer uma análise simplificada.

Nota: define métricas relevantes para o teu negócio e que te permitem fazer uma análise clara do R.O.I. e/ou do R.O.A.S., caso faças campanhas pagas!

Por fim, mas não menos importante, destaco a capacidade de adaptação. Tendo em consideração a rapidez com que as tecnologias, os algoritmos e as plataformas mudam, os profissionais digitais têm que acompanhar as tendências e mudanças constantes, caso contrário, ficam desatualizados.

 

Uma última nota: nunca deixes de aprender!

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Marisa Coutinho

CEO

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