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A reputação digital é algo que as marcas não devem negligenciar desde o primeiro segundo da sua existência! E sim, começamos este artigo d’O Raio do Blog com uma afirmação categórica porque é preciso uma vida inteira para construir uma reputação, mas basta um único momento para arruiná-la!
Alarmismos à parte, convém explicar o que é isto de reputação digital e porquê que é tão importante. A reputação digital é a perceção pública de uma empresa (ou de uma pessoa) na internet. Essa perceção é fruto dos conteúdos (textos, imagens, vídeos) e interações (avaliações, opiniões e comentários) publicados nas redes sociais ou nos sites/blogs especializados.
Muito se tem falado – aqui n’O Raio do Blog, inclusive – sobre a importância de manter uma presença regular no digital, mas o que nem todas as empresas compreenderam (ainda!) é a importância das opiniões que os seus clientes (e não só!) manifestam publicamente, uma espécie de “boca a boca” em versão digital.
O consumidor moderno não é um sujeito passivo na comunicação. Ele não só consome muita informação, como é dotado de uma série de mecanismos que lhe permitem dar o seu feedback, muitas vezes em tempo real, e consultar o feedback de outros consumidores, o que interfere diretamente na sua decisão de compra. Basta pensares em quantas vezes decidiste em que restaurante jantar com base nas avaliações e comentários de clientes que partilharam a sua experiência nas redes sociais.
Não há como controlar o que os outros dizem sobre o nosso negócio, mas podemos trabalhar na satisfação dos agentes envolvidos, nomeadamente através de:
Mas se gerir a reputação online dá tanto trabalho, será que podes abdicar de estar presente no mundo virtual? Não. Tão simples quanto isto. Manter uma presença online assídua permite-te controlar as informações oficiais que são divulgadas. Pode falar-se dos teus produtos ou serviços em qualquer espaço online, fora do teu controlo, mas o “canal oficial” só depende de ti e será visto como a verdade que o teu negócio defende.
A BOOMER pode ajudar-te a geri-la de forma a evitarmos chegar à comunicação de crise! Se precisas de ajuda na gestão dos teus diferentes canais e na gestão da tua comunidade, a nossa equipa dispõe das ferramentas certas!