Gestão de Comunidades e sua importância para o teu negócio

Bem… o nome já diz (quase!) tudo!  A Gestão de Comunidades é o processo utilizado para promover uma relação duradoura com uma comunidade e público-alvo.

Antes de chegarmos ao tema de hoje  n’O Raio do Blog, vamos retroceder ao momento em que as redes sociais surgiram nas nossas vidas. É um facto que as redes sociais vieram alterar os nossos hábitos de consumo de informação mas, além disso, vieram permitir que as pessoas em qualquer parte do mundo pudessem interagir entre si.

 

Para as marcas, esta feature foi um verdadeiro game-changer, já que tiveram a oportunidade de interagir com os seus consumidores e receber o seu feedback em tempo real. Ao compreender o potencial das plataformas e a necessidade de acompanhar estes novos hábitos, não demorou até que as marcas começassem a desenhar a sua presença digital. Inicialmente, começaram por definir as estratégias que as viriam a ajudar a alcançar o seu público-alvo e, como consequência desse trabalho, as suas comunidades foram surgindo.

 

Com uma base de seguidores considerável, não só passou a ser necessário criar conteúdos de qualidade, relevantes e que gerassem interação, mas também se tornou fundamental gerir as comunidades construídas.

 

É desta forma que surge a Gestão de Comunidades!

Mas, afinal, o que é a Gestão de Comunidade?

Bem… o nome já diz (quase!) tudo! A Gestão de Comunidades é o processo utilizado para promover uma relação duradoura com uma comunidade e público-alvo. É, portanto, a forma como uma marca se envolve com a sua comunidade através das redes sociais.

Podemos, então, assumir que a gestão de comunidades passa a ser um ponto fundamental na tua estratégia de marketing e não deve ser esquecida ou desvalorizada.

Além disso, é importante reforçar que um gestor de comunidades não é um gestor de redes sociais

Apesar de serem áreas muitas vezes confundidas, é importante reforçar que um gestor de comunidades não é um gestor de redes sociais, e vice-versa.

A gestão de redes sociais é, naturalmente, um ponto-chave de qualquer estratégia de redes sociais, mas o seu foco é diferente da gestão de comunidades.

Um gestor de comunidades centra a sua atenção na comunidade e trabalha para estimular relações e promover interações.

E porque é que a gestão de comunidades é importante para o meu negócio?

1 – Vais conseguir conhecer os teus seguidores e potenciais seguidores;

2 – Vais poder definir estratégias que te vão ajudar a alcançar os teus objetivos no digital;

3 – Vais conseguir dar suporte personalizado à tua audiência;

4 – Ao conheceres o teu público, consegues definir melhor a tua estratégia de conteúdos e entregar conteúdos de valor e relevância;

5 – Vais conseguir aumentar as tuas interaçõesconversões e vendas.

Precisas de ajuda na gestão de comunidades da tua marca? Fala connosco! Nós podemos ajudar!

Vê mais artigos deste Autor

Joana Pereira

Digital Account

Como fazer uma auditoria de redes sociais: o guia completo!

Se já ouviste falar de auditorias às redes sociais, mas não sabes como se fazem… este artigo é para ti! Vamos partilhar contigo um guia passo a passo e um template personalizável para que possas analisar a performance das tuas redes sociais, ajustar estratégias e melhorar os teus resultados.

LER MAIS