Anúncios de Pesquisa: boas práticas para otimizar resultados

Anúncios de Pesquisa: boas práticas para otimizar resultados

Os anúncios de pesquisa são meios interessantes para destacar negócios online. Contudo, uma campanha bem-sucedida requer planeamento, monitorização e ajustes contínuos.


Neste artigo, partilharei algumas boas práticas para otimizar os resultados dos teus anúncios de pesquisa.

O que são Anúncios de Pesquisa?

Os anúncios de pesquisa são uma forma de publicidade que permite aos anunciantes exibir os seus anúncios a pessoas que estão ativamente a pesquisar, em motores de pesquisa como o Google, por tópicos relacionados com os seus produtos ou serviços.

Estes anúncios são destacados no topo das páginas de resultados de pesquisa, através de um sistema de licitação de palavras-chave, no qual o anunciante paga apenas quando alguém clica no anúncio.

Ao contrário do que acontece na pesquisa orgânica, onde é necessário investir recursos na otimização do website e na criação de conteúdos de qualidade para conquistar uma posição na página de resultados, os anúncios de pesquisa facilitam o acesso a essas posições

Boas Práticas para otimizar resultados nos Anúncios de Pesquisa

1. Escolhe as palavras-chave certas

Não podíamos começar a lista de boas práticas sem falar nas palavras-chave!

As palavras-chave desempenham um papel importante no sucesso dos anúncios de pesquisa. São elas que determinam quem visualiza o anúncio, bem como o valor que o anunciante pagará e a taxa de conversão do anúncio. Assim, começa por pesquisar que palavras-chave são relevantes para o teu negócio e inclui termos específicos que correspondam às intenções de pesquisa do público-alvo.

Para encontrar as palavra-chave certas para o anúncio, sugerimos que utilizes o Google Keyword Planner, uma ferramenta da Google, gratuita, de pesquisa de palavras-chave

2. Cria Copies Relevantes

Nos anúncios de pesquisa, o copy do anúncio é uma das primeiras coisas a ser vista.
Por isso, é essencial criar títulos e descrições que se destaquem, sejam cativantes e transmitam claramente a proposta de valor do teu produto ou serviço.

Além disso, deves utilizar a palavra-chave principal no título ou no URL da Landing Page e incluir um apelo à ação direto (e igualmente claro) para incentivar os utilizadores a interagir com o anúncio.

Por fim, não te esqueças de aproveitar as extensões de anúncios para fornecer informações adicionais e aumentar a visibilidade do teu anúncio de pesquisa.

3. Otimiza Landing Pages

A otimização da landing page é um passo importante para converter visitantes em leads ou potenciais clientes. Certifica-te que a landing page mantém a consistência das palavras-chave, títulos, ofertas e textos utilizados no anúncio de pesquisa e que oferece uma excelente experiência ao utilizador.
A landing page deve ser otimizada para dispositivos móveis, ser fácil de utilizar e garantir uma navegação intuitiva. Além disso, posiciona os call-to-action (CTA) de forma clara e coesa ao longo da página para orientar os visitantes para a ação desejada.

4. Monitoriza os resultados

Sem medir os resultados não é possível implementar melhorias e escalar os resultados dos anúncios, certo? Certo! Portanto, uma boa prática é monitorizar os resultados.

Para ajudar a fazê-lo, sugerimos que utilizes o Looker Studio, uma ferramenta gratuita da Google que transforma dados em relatórios personalizáveis e informativos. Esta plataforma utiliza um sistema de conectores (muitos da Google e outros de parceiros) para aceder a diferentes fontes de dados. Ao importar estes dados, é possível criar dashboards focadas em métricas relevantes, como impressões, cliques, conversões e custo por cliques. A partir deles, consegues retirar insights das tuas campanhas e tomar decisões informadas.

Agora que conheces algumas estratégias para otimizar os teus anúncios de pesquisa, está na hora de colocar mãos à obra. E já sabes, se precisares de ajuda com a tua campanha, estamos aqui para ajudar!

Vê mais artigos deste Autor

Joana Pereira

Digital Account

Anúncios de Pesquisa: boas práticas para otimizar resultados

Os anúncios de pesquisa são meios interessantes para destacar negócios online. Contudo, uma campanha bem-sucedida requer planeamento, monitorização e ajustes contínuos.
Neste artigo, partilharei algumas boas práticas para otimizar os resultados dos teus anúncios de pesquisa.

LER MAIS

Como contornar a saturação de anúncios em Facebook Ads?

“Outra vez o mesmo anúncio? Que chato!” Esta é, muito provavelmente, a reação de um utilizador ao perceber que está a ver o mesmo anúncio repetidamente no Facebook. A isto chamamos #saturação de anúncios. Como contornar a saturação de anúncios? É isso que falamos no artigo d’O Raio do Blog desta semana!

LER MAIS

Como criar uma Estratégia de Conteúdos perfeita para 2024

O início de um novo ano leva muitos profissionais de marketing e gestores de marcas a repensarem a sua estratégia de conteúdos. Afinal, para quem quer continuar relevante no digital, este é um passo que não pode faltar.
Descobre como criar uma Estratégia de Conteúdos perfeita para 2024!

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?