© 2023 | BOOMER
As redes sociais estão tão presentes nas nossas vidas que parece que existem desde sempre… mas não é o caso.
As redes sociais estão tão presentes nas nossas vidas que parece que existem desde sempre… mas não é o caso. O Facebook – agora Meta –, por exemplo, foi criado em 2004 e, para chegar ao formato como o conhecemos hoje, passou por várias etapas.
Fazendo uma pequena analogia, pensa como irias promover o teu negócio antes de as redes sociais surgirem. Provavelmente, ias recorrer aos meios de comunicação tradicionais, como a televisão, a rádio ou o jornal, certo? Com meios de comunicação tão distintos, seria necessário adaptar a tua mensagem – já que cada um pede conteúdos e formatos diferentes.
O mesmo acontece com as redes sociais. Seja o Facebook, o Linkedin, o Instagram ou até mesmo o Youtube, cada um tem as suas particularidades e acaba por ser necessário adaptar a comunicação e delinear diferentes estratégias.
Ao longo deste artigo, vamos mostrar a importância das redes sociais para o Marketing e dar, também, algumas sugestões para potenciar e otimizar a forma como as utilizamos, tendo sempre em conta que trabalhar todas da mesma forma pode trazer resultados mais imediatos, mas a longo prazo poderá não ser a melhor estratégia!
Antes de existirem as redes sociais, era muito mais dispendioso divulgar uma marca nos meios de comunicação tradicionais. As redes sociais vieram dar oportunidade de todos comunicarem as suas marcas de forma “gratuita”. Sim, “gratuita”. Isto porque, com o tempo, o alcance orgânico das plataformas foi diminuindo e, atualmente, para atingir resultados significativos, é necessário algum investimento – que, ainda assim, não se compara ao investimento de promover apenas um conteúdo nos meios de comunicação tradicionais.
No Marketing, é comum dizer que o principal objetivo é entender e ir ao encontro das necessidades do mercado, sendo as redes sociais o local ideal (ou um dos) para ouvir o teu público e entender as suas necessidades. Para o fazeres, deves monitorizar aquilo que é dito sobre a tua empresa, sobre os teus produtos/serviços e estar atento à concorrência.
No final, além de ter um bom serviço/produto – que preencha as necessidades de mercado –, a cereja no topo do bolo é mesmo conseguir agregar valor aos teus clientes.
Assim, ao executar o planeamento estratégico, é essencial ter em consideração todas as variáveis e alinhar os objetivos com o propósito da marca, pelo que te deixamos três sugestões:
O primeiro passo é planear e definir objetivos, o que te vai ajudar a economizar tempo durante a execução dos conteúdos. Consoante os objetivos que definires, deves definir também as métricas que te vão ajudar a medir o desempenho, ou seja, os KPI (Key Performance Indicator), de que falaremos mais à frente.
Alguns exemplos de objetivos de uma estratégia de redes sociais podem ser:
Muitas marcas utilizam as redes sociais para fortalecerem a relação que têm com os seus clientes. Sendo um cliente comprador, é altura de continuar a alimentar a sua jornada – ao nutrir a relação, agregando valor, aumentas a probabilidade de o mesmo voltar a escolher a tua marca.
Existem muitas ações estratégicas que são eficazes para fidelizar cliente, entre elas:
Além disso, podes também mostrar os bastidores da tua marca, contar a sua história e revelar quem trabalha na empresa e faz dela o que é atualmente.
Existem diferentes tipos de KPI e cada um deles apresenta informação relevante sobre os resultados de uma estratégia. Os KPI podem mesmo ajudar a redefinir os objetivos inicialmente definidos.
Alguns exemplos de KPI das redes sociais são:
A análise destas métricas nas redes sociais vai muito além de apenas recolher dados. Analisar de forma correta os KPI permite obter informações que te ajudam a fundamentar tomadas de decisão estratégicas.
Com este artigo pretendemos mostrar-te a importância que as redes sociais têm na tua estratégia de Marketing e também dar-te algumas sugestões de pontos a ter em conta no futuro.
Este artigo foi útil? Partilha ou deixa o teu comentário!
Estamos ao teu dispor para ajudar no que for necessário.