Media Kit: o CV do influencer!
O media kit é o currículo do influencer. É neste documento que deves mostrar aos teus possíveis parceiros porque devem apostar em ti e no teu trabalho.
O YouTube é o segundo site com mais acessos em Portugal, logo atrás do Google, claro (fonte: Similarweb, agosto2023)! Como tal, o YouTube ocupa cada vez mais um importante lugar como motor de pesquisa. Por isso, estratégias de SEO para YouTube têm vindo a ser adotadas pelas marcas.
Já te tínhamos falado n’O Raio do Blog sobre SEO para Instagram e também sobre SEO para Pinterest, não podíamos, portanto, deixar o SEO para YouTube de parte, não é mesmo?
O YouTube é uma plataforma democrática, uma vez que qualquer pessoa ou marca pode publicar e assistir a inúmeros conteúdos. Como tal, embora esse livre acesso seja bem-vindo, sobressair na plataforma que tem em conta tantos fatores também requer conhecimentos que permitam otimizar o nosso canal e posicioná-lo nos primeiros lugares.
Mas como fazer isso? E o que é isso de SEO para YouTube? É precisamente isso que vamos contar-te e no final deste artigo queremos que ponhas estes conhecimentos em prática!
Em caso de dúvida, a resposta é simples: fala connosco!
Seja em que plataforma for, as palavras-chave são a base de qualquer estratégia de SEO. É através delas que YouTube vai entender o conteúdo do vídeo e indexá-lo às pesquisas dos utilizadores.
Além das ferramentas de pesquisa de palavras-chave, como o Google Trends, o Übersuggest ou o SEMrush (entre outros), faz também um benchmark. O que dizem os teus concorrentes? Que palavras-chave utilizam nos vídeos que publicam nos seus canais? Quais os seus conteúdos com melhores resultados?
Nesse sentido, um vídeo que preenche corretamente os campos de título (o mais próximo possível dos termos utilizados pelo utilizador na sua pesquisa), tags e descrição com a palavra-chave tende a ter um melhor posicionamento do que aquele que não o faz.
Quando dizemos para usares keywords nas tags, vai com calma! Como esse método foi muito usado como spam, o próprio YouTube já deteta essas estratégias, penalizando-as.
As tags são usadas para indexar corretamente um vídeo, mas também para fazer a recomendação de vídeos relacionados. Deves, por isso, usar tags mais curtas (e, à partida, mais genéricas) e tags mais longas (que deverão ser mais específicas).
Recordamos que as maiúsculas e os acentos não são relevantes: o teu público não terá acesso a estas tags e o YouTube tem a capacidade de interpretar e entender palavras assim mesmo.
Outra dica muito importante: não utilizes o nome dos concorrentes nas tuas tags! Tal vai contra a política do YouTube e pode mesmo levar a penalizações dentro da plataforma.
Quem nunca chamou “asdfghjkl” ou “final3” ao seu ficheiro que atire a primeira pedra!
Também o nome do arquivo é importante na tua estratégia de SEO para YouTube.
Se tivéssemos feito um vídeo sobre este tema, por exemplo, o nosso ficheiro poderia chamar-se “seo-para-youtube.mp4” porque, sim, o YouTube também entende o contexto do teu vídeo pelo nome do ficheiro, e sim, deves usar o hífen para separar as palavras.
O media kit é o currículo do influencer. É neste documento que deves mostrar aos teus possíveis parceiros porque devem apostar em ti e no teu trabalho.
Com as estratégias certas de SEO podes destacar o teu canal no Youtube, a maior plataforma de vídeo do mundo! Se queres descobrir TUDO… este é o artigo certo!
Sabias que, ao contrário do que se possa pensar, o Pinterest não é uma rede social, mas antes uma plataforma de pesquisa visual que podes utilizar quando procuras inspiração? A verdade é que, ao contrário das redes sociais – mais imediatas –, o conteúdo existente no Pinterest fica para consulta futura, de forma bastante organizada (por pins e álbuns), e também aqui podes aplicar técnicas de SEO, o que aumentará as chances de o teu negócio ser encontrado por lá, de forma orgânica.