Instagram: as novas funcionalidades para o ano de 2022!

Instagram: as novas funcionalidades para o ano de 2022!

O ano passado foi um ano preenchido de novidades, com a introdução de vários novos recursos na plataforma mais utilizada da Meta. Para este ano, como seria de esperar, as novidades não vão ficar por aqui.

BLOG_e_INSTA_instagramfuncionalidades-12

O ano passado foi um ano preenchido de novidades, com a introdução de vários novos recursos na plataforma mais utilizada da Meta. A introdução do novo link sticker – que veio substituir o conhecido swipe up –, que oferece a possibilidade de todas as contas, independentemente do número de seguidores, partilharem links nas suas storieso novo recurso collab que permite aos utilizadores cocriarem publicações e reels e a nova opção que permite eliminar apenas uma fotografia de carrosséis, são apenas alguns exemplos de novas features implementadas na plataforma durante o ano precedente.

 

Para este ano, como seria de esperar, as novidades não vão ficar por aqui! A plataforma já revelou que, em 2022, estará focada na construção de recursos em vídeo e mensagens para adolescente e criadores de conteúdos

 

Com pé no novo ano há pouco mais de um mês, as novidades não tardaram em chegar! Alguns já confirmados e outros ainda por confirmar, ao longo deste artigo vamos partilhar contigo os novos recursos que têm despertado a curiosidade de todos e, inclusive, dar-te a conhecer novidades que já estão disponíveis para todos os utilizadores da plataforma.

 

Se queres ficar a par de tudo, continua a ler.

1. Feed Cronológico

Uma feature há muito pedida pela comunidade e que o Instagram vai, finalmente, trazer de volta! Atualmente, o feed do Instagram é baseado num algoritmo que classifica e recomenda publicações baseadas na tua atividade e possíveis interesses. A nova atualização vem trazer a possibilidade de o utilizador alternar entre três opções de visualização de feed diferentes: home – que continuará a mostrar os conteúdos tal como são exibidos atualmente –, favorites (o nome diz tudo!) e following, onde os conteúdos serão apresentados de forma cronológica.

 

A opção favorites vai permitir a criação de lista de contas favoritas, o que torna improvável que se perca a partilha de novo conteúdo destes utilizadores. Por outro lado, a opção following traz de volta o velho feed cronológico, o que ajudará o utilizador a manter-se a par das últimas partilhas das pessoas que segue.

 

Espera-se que esta atualização esteja disponível para todos os utilizadores da plataforma até ao final do primeiro trimestre deste ano.

2. Subscrições para criadores de conteúdos

Esta atualização vai permitir aos utilizadores subscrever os seus conteúdos preferidos, ter acesso a conteúdo exclusivo e, ao mesmo tempo, dar aos criadores de conteúdos a oportunidade de rentabilizarem o seu trabalho.

A nova feature permite a subscrição de três diferentes categorias:

 

  • Stories – os criadores vão poder partilhar stories exclusivas para os subscritores;
  • Lives  tal como as stories, os criadores vão poder fazer diretos apenas com os seus subscritores;
  • Badges – os subscritores vão receber um crachá que permite aos criadores identificá-los facilmente, em comentários ou mensagens privadas.

3. Scroll Vertical nas Stories

Instagram está a trabalhar numa funcionalidade que vai permitir aos utilizadores fazer scroll vertical nas histórias. Atualmente, os utilizadores navegam pelas stories através de toques e deslizes horizontais. A nova feature – que se assemelha à forma como os utilizadores avançam os conteúdos no Tik Tok – acaba por ser mais natural. Para continuar a ver as stories da mesma pessoa, vai manter-se o mecanismo utilizado atualmente, contudo, para avançar para a história seguinte, o movimento passará a ser vertical. Apesar da funcionalidade estar apenas em fase de testes, o Instagram já veio confirmar estar a trabalhar nela. Vamos ter que aguardar para perceber se chegará a ser implementada. 

P.s.: além disso, esta pode ser a razão que levou à substituição do swipe up pelo link sticker.

4. Grid personalizável

Consta que o Instagram está a trabalhar num novo recurso que vai permitir aos utilizadores – e marcas – ter mais controlo sobre os seus conteúdos. Imagina poderes reorganizar as fotografias da grid – em português, grelha – do teu perfil de acordo com as tuas preferências? Incrível, não é? Para os utilizadores que apreciam perfis esteticamente apelativos, este novo recurso pode vir alterar as regras do jogo… para melhor!

Apesar do Instagram ainda não ter confirmado estar a trabalhar no recurso, percebemos que a ideia passa por ajudar os utilizadores a refinar a sua imagem visual e a priorizar, por exemplo, publicações que receberam mais interações.

5. Agendamento de lives

A plataforma fez também melhorias na forma como os utilizadores fazem o agendamento e promovem as suas transmissões em direto. Apesar de os utilizadores já terem acesso à feature há algum tempo, com a nova atualização é possível separar o agendamento de lives, criar publicações para o feed e stories acerca do direto.
Além disso, os diretos aparecem destacados no perfil do utilizador em forma de badgeabaixo da biografia. Isto permite a seguidores – ou não seguidores – ter conhecimento dos diretos programados, sempre que acedam ao perfil do anfitrião.

Os interessados em participar nos diretos podem, ainda, subscrevê-lo, carregando no botão “lembre-me”.  Não há limite de agendamentos e é possível programá-los até 90 dias.

Estas são (apenas) algumas das novas funcionalidades da plataforma e estamos curiosos por saber que outros planos estão ainda por vir!

Das novidades que destacámos, qual consideras ser o recurso que trará mais-valias para a tua estratégia de redes sociais? Partilha connosco nos comentários!

 

Este artigo foi útil? Partilha ou deixa o teu comentário!

Vê mais artigos deste Autor

Joana Pereira

Digital Account

Como contornar a saturação de anúncios em Facebook Ads?

“Outra vez o mesmo anúncio? Que chato!” Esta é, muito provavelmente, a reação de um utilizador ao perceber que está a ver o mesmo anúncio repetidamente no Facebook. A isto chamamos #saturação de anúncios. Como contornar a saturação de anúncios? É isso que falamos no artigo d’O Raio do Blog desta semana!

LER MAIS

Como criar uma Estratégia de Conteúdos perfeita para 2024

O início de um novo ano leva muitos profissionais de marketing e gestores de marcas a repensarem a sua estratégia de conteúdos. Afinal, para quem quer continuar relevante no digital, este é um passo que não pode faltar.
Descobre como criar uma Estratégia de Conteúdos perfeita para 2024!

LER MAIS

Como fazer uma auditoria de redes sociais: o guia completo!

Se já ouviste falar de auditorias às redes sociais, mas não sabes como se fazem… este artigo é para ti! Vamos partilhar contigo um guia passo a passo e um template personalizável para que possas analisar a performance das tuas redes sociais, ajustar estratégias e melhorar os teus resultados.

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?