Extensões de Anúncios em Google Ads: o que são e por que são importantes

Extensões de Anúncios em Google Ads: o que são e por que são importantes

Quando se trata de campanhas pay-per-click (PPC), todos os detalhes contam para tornar o anúncio o mais eficaz possível. É aqui que as extensões de anúncios em Google Ads entram em ação. Estes recursos desempenham um papel crucial na otimização das campanhas e são, muitas vezes, o segredo por trás de anúncios de alto desempenho.

Neste artigo, exploramos o mundo das extensões de anúncios em Google Ads e explicamos a razão de serem tão relevantes para o desempenho dos teus anúncios.

Além disso, vais encontrar uma lista descritiva das cinco extensões de anúncios que mais utilizamos aqui na agência, para que possas compreender do que se tratam, bem como alguns exemplos que dão contexto e que te ajudarão a aplicar as extensões de anúncios em contextos reais.

O que são extensões de anúncios em Google Ads?

Extensões de anúncios são conteúdos informativos que podem ser adicionados aos nossos anúncios de Google Ads. Estes recursos dão destaque aos anúncios e permitem acrescentar informações adicionais sobre o negócio ou produto, que podem ser relevantes para o público-alvo.

São, por isso, ferramentas poderosas para os anunciantes que procuram formas de se destacar num mercado competitivo.

As extensões de anúncios em Google Ads são importantes porquê?

Há vários motivos para considerar estes recursos nas tuas campanhas em Google Ads, tais como:

1. Visibilidade

As extensões de anúncios em Google Ads destacam os teus anúncios. Como ocupam mais espaço no ecrã, tornam-se mais proeminentes na página de resultados de pesquisa. O destaque visual pode trazer maior visibilidade ao teu anúncio, atraindo a atenção de mais utilizadores – o que, por sua vez, aumenta a probabilidade do clique. 

2. Relevância

As extensões de anúncios em Google Ads permitem que partilhes informações adicionais e relevantes, tais como número de telefone, localização ou detalhes específicos sobre o teu produto/serviço. Estas informações adicionais podem ser relevantes para o utilizador tomar a sua decisão.

3. Experiência do Utilizador

Ao entregar informações úteis através das extensões, a experiência do utilizador também melhora. Porquê? Porque encontram rapidamente a informação que procuram, sem ter de despender muito tempo a navegar por várias páginas. Isto contribui para um aumento da satisfação geral do utilizador. 

4. Classificação de Anúncio

As extensões de anúncios melhoram a qualidade dos anúncios e, por consequência, a classificação de anúncios. Para a determinar, a plataforma tem em consideração vários fatores, sendo um deles o impacto esperado dos recursos do anúncio (as extensões, portanto). Assim, as extensões de anúncios têm um papel importante no aumento da classificação dos anúncios, mesmo quando existe concorrência com lance mais altos. 

Podemos concluir que as extensões dos anúncios em Google Ads têm um papel importante no desempenho das campanhas. Além de permitirem destacar os anúncios com informações relevantes para os consumidores, dando aos utilizadores mais razões para optarem pelo nosso negócio, também são decisivos para melhorar a classificação do anúncio, permitindo conquistar uma posição mais alta a um preço relativamente inferior.

Que tipo de extensões de anúncios existem?

Antes de entrarmos neste tópico, importa referir que existem várias extensões de anúncios. No entanto, vamos destacar apenas aquelas que mais utilizamos nas campanhas que desenvolvemos aqui na agência Boomer.

1. Extensão de sitelinks

As extensões de sitelink permitem incluir, no teu anúncio, links para páginas específicas do teu website. Estes links direcionam o teu utilizador, dando-lhes acesso rápido a conteúdos relevantes no teu website. Por exemplo, se tens uma empresa de Rent-a-Car, podes utilizar extensões de sitelink para direcionares os utilizadores para os diferentes segmentos de automóveis disponíveis na tua frota. 

2. Extensão de chamadas

As extensões de chamada permitem adicionar um número de telefone ao teu anúncio. Desta forma, torna-se muito mais fácil para os utilizadores entrarem em contacto direto com os negócios. Além disso, a extensão permite-te definir o horário em que o número de telefone vai aparecer. Se o teu negócio não funciona 24 horas por dia, podes definir o horário de funcionamento e garantir que tens sempre alguém disponível para atender o telefone. Fora do horário que definires, o contacto não irá aparecer. Esta extensão é especialmente interessante para negócios de restauração ou prestadores de serviços. 

3. Extensão de promoção

Esta extensão destaca ofertas e promoções específicas de datas comemorativas, tais como Ano Novo, Black Friday, Dia dos Namorados ou o Regresso às Aulas. Podes incluir detalhes como: códigos promocionais, a duração das campanhas e as percentagens de desconto específicas. Com o aproximar da Black Friday, esta é uma excelente opção para explorares nas tuas campanhas de Google Ads (e por falar em Black Friday, espreita 5 estratégias de Marketing que podes explorar nas tuas campanhas de Black Friday 2023)!

4. Extensão de preço

A extensão de preço exibe uma lista dos teus produtos ou serviços com os seus respetivos preços. Os utilizadores podem navegar pela lista e clicar na opção que lhes for mais relevante, a fim de obter mais informações sobre ele ou efetuar a compra. Por exemplo, se o teu negócio for uma petshop e disponibilizares banhos e tosquias, podes utilizar esta extensão para dar a conhecer os diferentes serviços e respetivos valores. 

5. Extensão de fragmento estruturado

Esta extensão permite destacar alguns aspetos relevantes do teu produto ou serviço. Para a utilizar, o anunciante deve selecionar um cabeçalho e depois atribuir-lhe valores. Podes, por exemplo, definir Licenciaturas como cabeçalho e Marketing Digital, Design e Gestão de Projetos como valores. Desta forma dás aos utilizadores a opção de encontrar mais rapidamente informação sobre os teus serviços, antes de clicarem no anúncio.

Em suma, podemos concluir que as extensões de anúncios em Google Ads são recursos muito interessantes para quem procura maximizar a eficiência e desempenho das suas campanhas, já que possuem a capacidade de tornar os anúncios mais relevantes para os utilizadores, fornecendo-lhes informações adicionais e úteis.

Porém, a sua aplicabilidade requer pensamento estratégico e monitorização constante. Se sentires dificuldades com os teus anúncios em Google Ads, fala connosco!

Vê mais artigos deste Autor

Joana Pereira

Digital Account

Como é que o UGC pode Ajudar Marcas a Aumentar Vendas

O User Generated Content (UGC) não é novidade, mas as redes sociais transformaram a forma como é utilizado; geraram uma nova Era de influenciadores e comunidades online, onde o conteúdo dos utilizadores facilita feedback e interação. Atualmente, a autenticidade é extremamente valorizada e as marcas reconhecem o UGC como um ativo que serve como prova social, promove a interação entre consumidores e ajuda a construir confiança na marca.

LER MAIS

Anúncios de Pesquisa: boas práticas para otimizar resultados

Os anúncios de pesquisa são meios interessantes para destacar negócios online. Contudo, uma campanha bem-sucedida requer planeamento, monitorização e ajustes contínuos.
Neste artigo, partilharei algumas boas práticas para otimizar os resultados dos teus anúncios de pesquisa.

LER MAIS

Como contornar a saturação de anúncios em Facebook Ads?

“Outra vez o mesmo anúncio? Que chato!” Esta é, muito provavelmente, a reação de um utilizador ao perceber que está a ver o mesmo anúncio repetidamente no Facebook. A isto chamamos #saturação de anúncios. Como contornar a saturação de anúncios? É isso que falamos no artigo d’O Raio do Blog desta semana!

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?