Dias temáticos nas redes sociais: postar ou não postar, eis a questão!

Dias temáticos nas redes sociais: postar ou não postar, eis a questão!

Quando abrimos uma página de uma empresa nas redes sociais, geralmente acontece uma de duas coisas: ou a página está repleta de posts com referências a dias temáticos, ou parece que nunca há nenhuma data a assinalar.

Perante estes dois extremos, qual o caminho certo? Ou será que o ideal é encontrar uma linha orientadora e um equilíbrio? É sobre isto – dias temáticos nas redes sociais: sim ou não? – que te vamos falar no novo artigo d’O Raio do Blog!

As tuas vendas têm ligação direta com estes dias temáticos?

Há datas que parecem incontornáveis em Portugal: Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa, Dia da Mãe, Dia do Pai, Dia da Criança e Dia dos Namorados. Estes dias comemorativos mexem com o movimento de vários negócios. Neste caso, parece haver um motivo plausível para assinalá-los nas redes sociais e, quem sabe, associá-los a campanhas exclusivas.

As estas ações chamamos Marketing Sazonal. O Marketing Sazonal procura, de modo proativo, tirar proveito de dias especiais (ou períodos, como as estações do ano) para gerar leads, gerar vendas e/ou aumentar a notoriedade da marca. Implica a conceção de campanhas capazes de responder ao estado de espírito dos consumidores naquele momento. No entanto, convém haver algum critério (e até cautela) ao assinalarmos determinadas efemérides.

O teu público identifica-se com esse tema/efeméride?

Algumas marcas optam por não assinalar, por exemplo, datas associadas a religiões (como determinados feriados portugueses). Este é um aspeto a considerar se tens, nomeadamente, clientes provenientes de várias nacionalidades, culturas e religiões. Por vezes, uma data que transmite a sensação de pertença e um grupo de pessoas pode transmitir precisamente o contrário a outro segmento do teu público.

No entanto, se o teu público for mais uniforme, pondera se posicionares a tua marca em determinada direção atrai mais do que afasta!

Os valores da tua marca vão ao encontro dessas datas?

Além das datas assinaladas há vários anos (muitas delas, celebradas institucionalmente um pouco por todo o país, ligadas à própria História de Portugal, como o 25 de Abril), surgem cada vez mais dias temáticos – mais sérios ou mais divertidos.

Entre os mais sérios, temos determinadas causas ou campanhas de prevenção como, por exemplo, o Dia Internacional contra a Homofobia, a Transfobia e a Bifobia ou o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro. Não faltam, pois, dias que assinalam inúmeras causas válidas, pelas quais vale a pena lutar, alertar e sensibilizar, mas… querer associar o teu negócio a estas causas? Porquê? Com que propósito? Qual a ligação ao teu negócio?

Não estamos a dizer para não associares as duas coisas, muito pelo contrário, mas para o fazeres de forma consciente, alinhada com os valores da marca e/ou com a sua história. A título de exemplo, num negócio cujo fundador passou por determinada situação de saúde, é normal que a empresa se associe a essa causa, a divulgue e defenda. Pode não haver uma ligação direta com o produto/serviço vendido, mas há com as pessoas que os vendem e que dão a cara por eles.

Logo, os dias temáticos podem ajudar a humanizar as tuas páginas… a menos que exageres!

A tua página não é um calendário!

Até aqui, apresentamos argumentos que te podem ajudar a decidir o que entra e o que fica fora do teu planeamento. Criar conteúdo para as redes sociais não é um fazer por fazer, um “vou usar este dia x porque preciso de publicar hoje”. Deve, isso sim, completar os temas e os formatos que fazem sentido para os teus objetivos, para a tua persona e que estão alinhados com tudo aquilo que a marca representa.

Por isso mesmo, criamos um calendário de redes sociais para 2024. Este sim, um calendário onde podes ir buscar uma infinidade de temas para trabalhar sazonalmente. Contudo, não é suposto que nenhuma página se guie apenas por estas datas.

Se os teus seguidores são encontrarem este tipo de conteúdo nas tuas páginas, vão ficar saturados, perder o interesse e até a conexão com a marca. Não é isso que queremos, certo?

Posto isto, perante tantos dias associados a tantas coisas, define já quais os que podes usar em 2024 para tornares as tuas publicações e as tuas campanhas pertinentes, engraçadas e/ou educativas.

Lembra-te que não há dias idiotas e que tanto pode fazer sentido um dia aparentemente mais engraçado, como o Dia da Batata Frita Ondulada (se gerires a página de um Snack-Bar!), como um dia com um propósito muito mais sério, como Dia Mundial do Combate ao Bullying (se gerires a página de uma escola).

Em resumo, tudo vai depender de para quem te diriges, com que objetivo, se era expectável assinalares a data A, B ou C e se usas estas oportunidades com conta, peso e medida!

Começa já a planear 2024 com o nosso Calendário de Marketing Digital!

Vê mais artigos deste Autor

Silvéria Miranda

Digital Account

Socorro!!! Tenho de escrever um artigo para o blog da empresa

Os artigos do blog de uma empresa podem partilhar muito saber técnico, mas nem sempre captam a atenção do leitor, nem lhe explicam realmente aquilo que procura saber… Sabes o que escrever e como escrever um artigo para o blog da tua empresa? É sobre isso que te falamos hoje n’O raio do blog!

LER MAIS

Media Kit: o CV do influencer!

O media kit é o currículo do influencer. É neste documento que deves mostrar aos teus possíveis parceiros porque devem apostar em ti e no teu trabalho.

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?