Como fazer uma auditoria de redes sociais: o guia completo!
As redes sociais assumiram um papel importante enquanto meios de informações e forma de entretenimento. Dada a quantidade significativa de tempo que passamos nas redes sociais e a sua notável capacidade de prender a nossa atenção, estas plataformas tornaram-se motores de pesquisa poderosos, especialmente para o comércio. Tanto pequenas como grandes empresas compreendem o quão benéfico é estar presente.
Em 2022, mais de 4,59 biliões de pessoas em todo o mundo utilizaram as redes sociais. Já no que diz respeito às compras online, observamos que 61% dos portugueses admitiram realizar pesquisas de produtos antes de efetuar uma comprar, enquanto 58,4% confessaram investir tempo na procura das melhores ofertas antes de finalizar uma compra. Estes números indicam que os consumidores estão a tornar-se mais seletivos, mas também que estão a migrar para ambientes online para realizar as suas pesquisas.
Além das alterações nos comportamentos de compra e de pesquisa de produtos por parte dos consumidores, deparamo-nos com as tendências emergentes nas próprias redes sociais e com as frequentes atualizações das plataformas, que adaptam os seus algoritmos com enfoque nos utilizadores. Neste contexto, torna-se crucial que as empresas possuam a capacidade de se adaptar a este ritmo acelerado. Quando não o conseguem fazer, os resultados tendem a diminuir.
Embora a evidente queda de desempenho possa sugerir desafios, existe uma abordagem mais fiável para as marcas avaliarem se as suas estratégias e esforços estão a gerar impacto: a análise das atividades nas redes sociais e dos resultados obtidos. Noutras palavras, através da realização de uma auditoria às redes sociais.
É com base nos insights provenientes das auditorias às redes sociais que as marcas devem fundamentar a revisão das suas estratégias. Este processo não só possibilita identificar lacunas e oportunidades de melhoria, mas também serve como guia para ajustar as estratégias de Marketing, garantindo uma presença eficaz e relevante num ambiente em constante evolução.
O que é uma auditoria de redes sociais?
Uma auditoria de redes sociais é uma análise das atividades e de como estas atividades estão a servir para cumprir os objetivos definidos no plano estratégico da marca.
Através desta análise e da avaliação da presença nas redes sociais, é possível identificar o que está a resultar, o que precisa de ser repensado e, ainda, que oportunidades existem para o negócio.
Assim, podemos assumir que realizar uma auditoria de redes sociais pode ajudar as marcas a manterem uma presença online forte.
Quais são os benefícios de uma auditoria de redes sociais?
Num mundo tão volátil como o digital, as auditorias são a melhor forma de obter um ponto de situação dos resultados dos nossos esforços. Assim, alguns dos benefícios mais importantes que podes retirar de uma auditoria de redes sociais são:
- compreender como a presença no digital impacta os objetivos do negócio;
- encontrar respostas que te ajudam a tomar decisões fundamentadas;
- encontrar oportunidades de negócio e/ou lacunas;
- poupar tempo a longo prazo (e tempo, como sabemos, é dinheiro!).
Por que devo realizar uma auditoria às redes sociais?
Longe vai o tempo em que precisávamos de argumentar o porquê de apostar numa presença online (obrigado, pandemia!). Atualmente, as marcas sabem que (para sobreviver) têm de aqui estar – afinal, é aqui que estão os seus potenciais clientes.
O problema é que não basta estar. À medida que as marcas se difundem por diferentes plataformas e que novas campanhas e conteúdos vão sendo criados, torna-se fundamental medir o retorno do investimento – e é aqui que podemos encontrar um grande desafio. Um plano estratégico de redes sociais (que é fundamental desenvolver) dá-nos senso de organização e orientação, mas não nos diz se os esforços estão a ter os resultados desejados.
Uma auditoria de redes sociais ajudará a identificar incoerências, pontos fortes e fracos e oportunidades. Não nos podemos esquecer que as redes sociais são o meio para atingir determinados objetivos e, por isso, os esforços reservados para as manter alimentadas devem conduzir-nos nessa direção. A auditoria obriga-nos a avaliar todos os passos dados, com o objetivo de perceber se estão a servir os nossos objetivos.
Terminada a auditoria, deve ser claro que plano de ação deve ser executado de forma a criar uma presença online mais forte, envolvente e com maior probabilidade de atender os nossos objetivos.
Como realizar uma auditoria de redes sociais
1. Informações da Contas
Nesta fase inicial, o objetivo é identificar todas as contas de redes sociais associadas à tua marca, inclusive aquelas que se encontram inativas.
Deves avaliar os nomes de utilizadores e handles utilizados em todas as plataformas. Este passo ajudar-te-á a compreender a consistência nos nomes de utilizadores e handles em todas as plataformas. Recordamos que a escolha deve ser coerente entre plataformas, facilitando o reconhecimento da marca e a pesquisa.
Adicionalmente, é importante analisar se as informações do perfil, como a biografia, informações de contacto, morada e ligações estão atualizados.
Por último, é indispensável verificar se os elementos da marca, com a imagem de perfil e capa, asseguram uma identidade visual consistente e se estão alinhadas com os valores e mensagem da marca.
A avaliar:
2. Análise do Conteúdo
Analisa a frequência de publicação em cada uma das plataformas onde a tua marca está presente e determina os horários ideais com base nos padrões de interação da audiência.
Avalia a diversidade de tipos de conteúdo partilhado, que pode incluir publicações em formato de texto, imagem, vídeo e ligações, e verifica a concordância do tom de voz entre publicações. Este processo auxiliará na identificação dos tipos de conteúdo que mais ressoam com a tua audiência.
Efetua uma análise crítica às métricas de interação, considerando indicadores como o número de reações, interações, comentários, partilhas e publicações guardadas (dependendo da plataforma em avaliação, as métricas poderão mudar).
Por último, examina as publicações que obtiveram maior interação e identifica as suas principais características.
Com base nos resultados, e se necessário, pondera a adaptação da tua estratégia de conteúdos.
A avaliar:
3. Indicadores-chave de Desempenho (KPI)
Considerando que a análise de conteúdo inclui, em parte, a avaliação as métricas de interação, nesta fase é relevante identificar que outras métricas têm relevância para a tua auditoria.
Pode ser útil averiguar o alcance e as impressões de cada publicação e da conta, no geral. Esta análise pode fornecer insights interessantes sobre a eficácia do conteúdo no momento de atingir o público-alvo.
Por outro lado, a taxa de cliques é uma métrica significativa para compreender o êxito dos links partilhados. Esta informação pode ser valiosa se pretenderes identificar os tipos de conteúdo que direcionam mais tráfego para o teu website, por exemplo.
Por fim, e se fizer sentido, considera avaliar o impacto das redes sociais nos teus objetivos comerciais. Noutras palavras, analisa as conversões provenientes das redes sociais na tua loja online ou website. Essas conversões podem incluir reservas de equipamentos, compra de produtos, subscrições em newsletters, entre outras.
A avaliar:
4. A Publicidade Online
A publicidade online desempenha um papel importante em muitas estratégias de redes sociais e, como tal, merece ser avaliada durante uma auditoria às plataformas.
Nesta fase, é pertinente analisar o desempenho das campanhas em curso, assim como das anteriores. Deves concentrar-te em métricas como alcance, interação e conversão.
Além disso, é crucial avaliar os gastos com publicidade e o retorno sobre o investimento (ROI) para determinar a eficácia do orçamento alocado às campanhas.
Por último, deves avaliar a precisão das audiências das tuas campanhas. Este procedimento pode auxiliar-te na otimização dos parâmetros de segmentação para alcançares uma entrega mais refinada.
A avaliar:
Em suma, a auditoria de redes sociais revela-se importante para compreender o panorama atual e identificar áreas de melhoria, a fim de potenciar o sucesso das estratégias digitais.
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Joana Pereira
Digital Account
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