Como criar uma Estratégia de Conteúdos perfeita para 2024

Como criar uma Estratégia de Conteúdos perfeita para 2024

Ano novo, nova (ou ajustada) abordagem à estratégia de conteúdos! Com a chegada do novo ano, os profissionais de Marketing e gestores de marca arregaçam as mangas e reavaliam a sua estratégia de conteúdos.

Neste artigo, encontrarás uma lista detalhada que te ajudará a responder à pergunta de como criar a estratégia de conteúdos perfeita para 2024 e as melhores práticas para garantir que a tua presença online continua a ser relevante.

Mas afinal, o que devo fazer para criar a estratégia de conteúdos perfeita para 2024?

Para simplificar o processo de planeamento da tua estratégia de conteúdos (e de forma a torná-la mais visual e estruturada), criamos uma lista composta por seis passos:

1. Define (ou reavalia) os objetivos dos conteúdos

Para alcançar uma estratégia de conteúdos perfeita, deves, em primeiro lugar, definir os seus objetivos. Avalia se os objetivos já definidos ainda são relevantes e ajusta-os, se necessário.

Lembra-te que a tua estratégia de conteúdos serve os objetivos que tens para o teu negócio. Ao definir os objetivos dos conteúdos, não só se torna mais fácil desenhar uma estratégia de conteúdos coesa, como também se torna mais fácil medir a sua eficácia. Seja aumentar o tráfego para o website, fortalecer a presença nos meios digitais ou gerar mais vendas ou leads, o importante é que saibas perfeitamente o que pretendes com cada conteúdo partilhado.

2. Pesquisa a tua audiência e compreende as suas necessidades

Tão importante quanto definir objetivos para a tua estratégia de conteúdos é conhecer a tua audiência e compreender, também, as suas necessidades. Para isso, o ideal é que invistas tempo a fazer pesquisa.

Procura compreender o que a tua audiência pretende encontrar no online, o que pesquisam e quais as suas preferências. Faz uma análise aos dados demográficos e aos padrões de comportamento para que consigas personalizar o teu conteúdo de acordo com as necessidades específica da tua audiência

3. Faz uma auditoria aos atuais conteúdos

Antes de começares a traçar um plano de conteúdos, deves avaliar, através de uma auditoria, os teus atuais conteúdos. Anteriormente, no artigo Como fazer uma auditoria às Redes Sociais: o guia completo” d’O Raio do blog, expliquei a importância de fazer este levantamento e como uma auditoria é uma ferramenta importante para compreender o que correu bem, o que correu mal, o que pode ser melhorado e que oportunidades podem ser aproveitadas.

Assim, antes de começares a planear os conteúdos, faz uma auditoria e retira insights delas. Se tens interesse em aprender a fazer auditoria às tuas redes sociais, convido-te a ler este artigo e a descarregar o template gratuito que disponibilizamos para ti.

4. Cria o teu plano de conteúdos

Com base nos objetivos definidos, na informação recolhida sobre a audiência e nos resultados da auditoria aos conteúdos, está na hora de desenhar o plano de conteúdos para 2024!

Começa por identificar o tipo de conteúdos e temas a abordar, assim como os temas “core” para o teu nicho e/ou área de negócio e que fazem sentido para a tua audiência.

Posteriormente, aposta na elaboração do plano de conteúdo. Sê detalhista, mas lembra-te de o deixar flexível. A flexibilidade de um plano de conteúdos é importante, já que permite ajustar, mudar e até mesmo acrescentar conteúdos que surgem de última hora (como, por exemplo, conteúdos de oportunidade).

Por fim, elabora um calendário editorial (torna-se muito vantajoso, tanto para ti como para tua equipa) para te ajudar a visualizar, organizar e programar os conteúdos.

5. Mede o sucesso da tua estratégia de conteúdos

De forma a avaliar o retorno do investimento dos teus esforços, torna-se necessário medir o sucesso da tua estratégia de conteúdos.

Para isso, deves identificar as métricas mais importantes para medir a eficácia dos teus conteúdos, acompanhá-las regularmente e recorrer a ferramentas analíticas que te oferecem dados mais pormenorizados dos resultados dos conteúdos.

Este acompanhamento e análise é imprescindível para direcionar e sustentar futuros ajustes na estratégia de conteúdos, a fim de otimizar os resultados.

Ao seguires estes passos, estarás no caminho certo para desenvolver uma estratégia de conteúdos eficaz e alinhada com os objetivos da tua marca em 2024!

E, como sempre, caso necessites de ajuda neste processo, conta com a equipa da BOOMER!

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Joana Pereira

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