Como contornar a saturação de anúncios em Facebook Ads?

Como contornar a saturação de anúncios em Facebook Ads?

“Outra vez o mesmo anúncio? Que chato!” Esta é, muito provavelmente, a reação de um utilizador ao perceber que está a ver o mesmo anúncio repetidamente no Facebook. A esta situação chamamos saturação de anúncios em Facebook Ads.

Quando isto acontece, não só se torna uma situação aborrecida para quem vê, como prejudica significativamente o desempenho da campanha, pois os utilizadores tendem a ignorar o anúncio. Quando um anúncio, conjunto de anúncio ou campanha começa a mostrar uma descida de desempenho, é muito provável que estejamos perante uma situação de fadiga.

A saturação de anúncios pode manifestar-se de várias formas, mas as mais comuns são: aumento do custo por resultado, descida de CTR e baixos níveis de interação.

Perante uma situação de fadiga, torna-se essencial investigar o que a está a despoletar e realizar algumas alterações para manter o desempenho saudável. Embora a situação seja reversível, é importante agir rapidamente para evitar que a situação escale para níveis de saturação mais severos. Para isso, terás de acompanhar de perto as tuas campanhas de Facebook Ads.

Neste artigo, exploramos os diferentes tipos de saturação de anúncios e damos-te algumas dicas do que fazer para reverter a fadiga de anúncios.

Tipos de saturação de anúncios em Facebook Ads:

1. Saturação de criativos:

Este tipo de saturação ocorre quando os elementos visuais ou textuais dos anúncios se tornam repetitivos ou previsíveis.

2. Saturação de frequência:

É um dos tipos de saturação mais comuns. Acontece quando o mesmo anúncio é exibido repetidamente às mesmas pessoas, levando à rejeição.

3. Saturação de orçamento:

Ocorre mais frequentemente do que gostaríamos. Orçamentos limitados levam, muitas vezes, à saturação dos anúncios. Isso exige uma distribuição cuidadosa do orçamento entre os conjuntos de anúncios ou até mesmo optar pelo que está a ter melhor desempenho.

4. Saturação de público-alvo:

Surge quando a localização ou a audiência são definidas de forma muito restrita.

O que podes fazer para reverter a fadiga de anúncios?

Embora cada caso seja um caso, aqui ficam algumas dicas do que pode ser feito para requalificar os teus anúncios:

  • Cria um anúncio novo com uma imagem ou vídeo diferente do original;
  • Faz ligeiros ajustes ao teu texto ou, ainda melhor, desenvolve uma versão reformulada;
  • Expande a tua audiência;
  • Experimenta um novo CTA ou uma nova oferta;
  • Explora novos posicionamentos;
  • Exclui pessoas que já interagiram com o teu anúncio nos últimos 30 dias;
  • Define um horário específico para a apresentação do anúncio;
  • Usa o público Advantage+ da Meta;
  • Estabelece um limite de frequência;

A saturação de anúncios não é uma novidade para quem faz publicidade no Meta com frequência. No entanto, saber identificar os sinais de fadiga e agir em conformidade é essencial para não pôr “em cheque” o desempenho e sucesso das tuas campanhas. 

Na BOOMER, contamos com uma equipa preparada para ajudar-te a criar e monitorizar as tuas campanhas de publicidade. Gerimos o teu orçamento de forma estratégica e eficiente. Fala connosco e descobre como!

Vê mais artigos deste Autor

Joana Pereira

Digital Account

Como é que o UGC pode Ajudar Marcas a Aumentar Vendas

O User Generated Content (UGC) não é novidade, mas as redes sociais transformaram a forma como é utilizado; geraram uma nova Era de influenciadores e comunidades online, onde o conteúdo dos utilizadores facilita feedback e interação. Atualmente, a autenticidade é extremamente valorizada e as marcas reconhecem o UGC como um ativo que serve como prova social, promove a interação entre consumidores e ajuda a construir confiança na marca.

LER MAIS

Anúncios de Pesquisa: boas práticas para otimizar resultados

Os anúncios de pesquisa são meios interessantes para destacar negócios online. Contudo, uma campanha bem-sucedida requer planeamento, monitorização e ajustes contínuos.
Neste artigo, partilharei algumas boas práticas para otimizar os resultados dos teus anúncios de pesquisa.

LER MAIS

Como contornar a saturação de anúncios em Facebook Ads?

“Outra vez o mesmo anúncio? Que chato!” Esta é, muito provavelmente, a reação de um utilizador ao perceber que está a ver o mesmo anúncio repetidamente no Facebook. A isto chamamos #saturação de anúncios. Como contornar a saturação de anúncios? É isso que falamos no artigo d’O Raio do Blog desta semana!

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?