CBO OU ABO em FacebookAds: Qual é a diferença?

Sempre que pretendes criar uma campanha de Facebook Ads, através do gestor de anúncios, és obrigado a escolher uma de duas estratégias: orçamento definido ao nível da campanha (CBO) ou ao nível do conjunto de anúncios (ABO).

Mas… afinal, o que é CBO e ABO? Quais são as suas principais diferenças? Qual é a melhor? Qual devo escolher?

 

Se também tens estas dúvidas, continua a ler este artigo. Vamos ajudar-te a compreender estas duas estratégias, apontar algumas vantagens e desvantagens que te vão ajudar a determinar qual é a melhor opção para as tuas campanhas!

Qual é a principal diferença entre CBO e ABO?

Resumidamente, podemos dizer que CBO (Campaign Budget Optimization) é um orçamento otimizado automaticamente ao nível da campanha. Por sua vez, ABO (Ad Budget Optimization) é um orçamento definido ao nível do conjunto de anúncios.

 

Entretanto, a estratégia CBO sofreu um rebranding, passando a ser denominada de Advantage Campaign Budget ou, em português, Orçamento da Campanha Advantage.

 

O que é CBO?

Tal como mencionado anteriormente, CBO (Advantage Campaign Budget) ou, em português, orçamento da campanha Advantage, é a opção que te permite definir um orçamento ao nível da campanha.

Este orçamento é gerido automaticamente pelo Facebook e distribuído pelos conjuntos de anúncios com base no seu desempenho – sendo, por isso, recomendado para campanhas com, pelo menos, dois conjuntos de anúncios.  

Em suma, o conjunto de anúncios com melhor performance acaba por receber mais fundos. A lógica é simples: os anúncios mais prováveis de te ajudar a alcançar o objetivo da campanha recebem mais investimento. 

Vantagens

  • Requer menor manutenção;
  • Menor probabilidade de saturar audiências, já que o orçamento se ajusta entre públicos quentes e frios;
  • Permite obter o máximo de resultados possíveis para a tua campanha, com o menor custo;
  • Estratégia favorecida pelo algoritmo.

Desvantagens

  • Menos controlo sobre o orçamento;
  • A pausa de conjuntos de anúncios tem um grande impacto na performance global da campanha;
  • Preferência face aos conjuntos de anúncios com maiores audiências, o que pode influenciar a performance dos conjuntos de anúncios com menores audiências – o ideal é que as audiências não sejam muito díspares entre conjuntos de anúncios;
  • Quantos mais conjuntos de anúncios, maior será a fase de aprendizagem.

O que é ABO?

ABO (Ad Set Budget Optimization) é o nome dado ao orçamento definido ao nível do conjunto de anúncios e que foi, durante muito tempo, a única opção disponível para os anunciantes.

Ao contrário da estratégia CBO, com um orçamento definido ao nível do conjunto de anúncios, cabe-te a ti determinar quanto pretendes gastar em cada conjunto de anúncios.

Vantagens

  • É a estratégia mais antiga e, em determinadas contas, ainda tende a ter melhor desempenho;
  • A pausa de um conjunto de anúncio não impacta tanto a performance global da campanha;
  • Vantajoso quando a diferença do tamanho das audiências é grande entre os conjuntos de anúncios. 

Desvantagens

  • Requer maior manutenção/monitorização da campanha.

Qual é a melhor? Qual devo escolher?

A resposta é: depende.

Não há certo ou errado, melhor ou pior. Depende dos objetivos, do orçamento, do tamanho das audiências e de muitos outros fatores, como: tempo, à-vontade com a plataforma, etc….

 

O que te podemos dizer é: se pretendes ter mais controlo e visibilidade sobre as tuas campanhas, definir o orçamento ao nível do conjunto de anúncios pode ser a melhor opção.

 

Por outro lado, se dispões de pouco tempo para monitorizar as campanhas, não dominas inteiramente a plataforma, tens boas audiências ou tens um orçamento deduzido, investir numa estratégia ABO pode ser a tua melhor opção.

Precisas de ajuda com as tuas campanhas pagas?


A Equipa da BOOMER pode ajudar-te! 😊

Vê mais artigos deste Autor

Joana Pereira

Digital Account
Se trabalhas numa agência ou se convives com alguém que trabalha, temos a certeza de que já disseste ou ouviste alguém dizer: “Ah, vida de agência!”. Se trabalhas numa agência ou se convives com alguém que trabalha, temos a certeza de que já disseste ou ouviste alguém dizer: “Ah, vida de agência!”.

Como usar o poder da inteligência emocional em agências de marketing?

Se trabalhas numa agência ou se convives com alguém que trabalha, temos a certeza de que já disseste ou ouviste alguém dizer: “Ah, vida de agência!”.

Apesar de ser uma expressão facilmente aplicada a vários contextos ou cenários, geralmente é utilizada para representar o ambiente de trabalho vivido numa agência: frenético, dinâmico, rápido, exigente e de alta pressão.

Os profissionais que trabalham em contexto de agência têm em mãos a pressão de apresentar bons resultados, mas também de gerir expectativas, clientes e emoções.

LER MAIS

Como é que o UGC pode Ajudar Marcas a Aumentar Vendas

O User Generated Content (UGC) não é novidade, mas as redes sociais transformaram a forma como é utilizado; geraram uma nova Era de influenciadores e comunidades online, onde o conteúdo dos utilizadores facilita feedback e interação. Atualmente, a autenticidade é extremamente valorizada e as marcas reconhecem o UGC como um ativo que serve como prova social, promove a interação entre consumidores e ajuda a construir confiança na marca.

LER MAIS

Anúncios de Pesquisa: boas práticas para otimizar resultados

Os anúncios de pesquisa são meios interessantes para destacar negócios online. Contudo, uma campanha bem-sucedida requer planeamento, monitorização e ajustes contínuos.
Neste artigo, partilharei algumas boas práticas para otimizar os resultados dos teus anúncios de pesquisa.

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?