4 Coisas Que Estão a Comprometer a Tua estratégia SEO

4 Coisas Que Estão a Comprometer a Tua estratégia SEO

Várias ações podem estar a comprometer a tua estratégia de Otimização dos Motores de Busca, também designada por SEO

Várias ações podem estar a comprometer a tua estratégia de Otimização dos Motores de Busca, também designada por SEO. Seja por falta de conhecimento ou porque ouviste algum “Guru” afirmar “faz isto e conseguirás o primeiro lugar do Google”, a verdade é que muitas páginas sofrem penalizações no índice de qualidade atribuído pelos motores de busca, em especial, o Google – que podem prejudicar toda a tua estratégia de SEO. Vamos conhecer os 4 erros mais comuns? 

1) Praticas o Keyword Stuffing ?

Keyword stuffing é nada mais nada menos que uma tentativa de manipular e enganar o posicionamento dos resultados de pesquisa no Google através do uso excessivo das mesmas keywords ao longo dos conteúdos.

Esta é uma prática de Black Hat Marketing muito utilizada no passado, mas hoje em dia os motores de busca penalizam este tipo ações e as mesmas deixaram de funcionar. 

 

Estas são exemplos de keyword stuffing a evitar:

 

1. Repetir desnecessariamente palavras ou frases

2. Adicionar palavras que estão fora do contexto

3. Blocos de texto com repetições constantes das palavras

4. Inserção de palavras-chave de maneira excessiva em meta tags ou no código html.

 

Dicas: Quantidade não é qualidade! É preferível apostares num conteúdo relevante, com a utilização das Keywords nos momentos certos, com recurso a palavras sinónimas, expressões que possam descrever o teu produto / serviço da melhor forma e que tenham um “fit” perfeito naquilo que são as pesquisas dos utilizadores.

2) O Teu Website é mais Lento do que um Caracol ?

A rapidez de carregamento é um fator muito importante no SEO, pois os motores de busca querem mostrar aos seus utilizadores websites que contenham a informação que eles procuram e cuja experiência seja agradável. Daí a velocidade de carregamento ser tão importante.

Dicas:

 

1. Evita sobrecarregar as páginas com muitas imagens e vídeos;

2. Tem cuidado com a dimensão das imagens (ficheiros maiores = mais tempo de carregamento da página);

3. Limita a quantidade de integrações externas (ex: feed instagram; Rating Widge, Localização, etc…)

4. Reduz a quantidade de fontes de texto utilizadas.

 

Se quiseres fazer um teste rápido à velocidade do teu website podes fazê-lo aqui.

3) As Keywords que escolheste não são Relevantes Para o Teu Público ?

Um dos erros mais comuns na escolha das palavras-chave a serem usadas para trabalhar nos websites é elas estarem relacionadas com a temática do produto ou serviço, mas não irem de encontro à forma como o teu público-alvo pesquisa pela área de negócio.

Dicas:

 

1. Coloca-te no lugar do teu cliente, pensa como é que o teu público-alvo pesquisa pela área de negócio e faz uma lista inicial de palavras-chave.

2. Entende como funcionam as Long Tail Keywords (termos com baixo volume de pesquisa, mas com boas taxas de conversão). Podes encontrar ideias de LTK no campo de pesquisa do Google, no “autocomplete” dos resultados!)

3. Podes utilizar estas páginas para te ajudar a encontrar ideias para o conteúdo ideal: Google Keyword Planner, UbersuggestKeyword Tool.

4) Não Tens Estratégia de Link Building ?

LinkBuilding é o conjunto de estratégias que têm em vista obter links qualificados e de relevância de outros sites. A consequência é o aumento de autoridade e reputação que é adquirido pelos motores de busca aos sites que têm uma grande quantidade de links qualificados a remeter para o seu website.

Muito importante ter em conta que estas referências por outros websites com reputação precisam de ser feitos de forma natural e de forma contínua para ter efeito a médio longo prazo.

Sendo o SEO um processo orgânico, é algo que tem de ser feito de forma consistente e de forma acertada para dar resultados. Por norma, os resultados começam a aparecer e a posição nas pesquisas começa a melhorar a médio ou longo prazo.

Last but not the least… Um ponto que não foi incluído, mas muito importante para quem trabalha com Otimização para Motores de Busca –  P-A-C-I-Ê-N-C-I-A!

Se te identificaste com alguns destes pontos, então ainda existem algumas coisas que podes fazer para melhorar a tua estratégia.

Queres saber mais sobre SEO? Não percas este artigo: 10 Dicas Valiosas de SEO.

Vê mais artigos deste Autor

Marisa Coutinho

CEO
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?