5 Principais Tendências de Marketing Digital para 2024
Com o final do ano a aproximar-se é altura de os profissionais de Marketing olharem para as principais Tendências de Marketing Digital para 2024 e
No início de 2022, comunicámos o fim dos cookies no artigo “Tendências de Marketing Digital 2022”. Anunciado inicialmente para esse ano (no Google Chrome, Apple e outros navegadores), a palavra de ordem para os Marketers passou a ser “adaptação”, bem como a procura por alternativas.
No entanto, em meados do ano passado, a Google comunicou, pela segunda vez, a decisão de adiar esta mudança para 2024.
Esta notícia fez muitos marketers, anunciantes e gestores de tráfego pago suspirar de alívio dando-lhes um pouco mais de tempo para se adaptarem à “nova realidade” do fim do third-party data!
Neste artigo, apresentamos-te ao que vai mudar com o fim dos cookies e as consequências que esta mudança tem na estratégia e nas ações de marketing das empresas e damos-te algumas dicas de como podes fazer desta ameaça uma oportunidade para aumentares o first-party data.
Um cookie é um pequeno arquivo de texto que um site envia ao browser do utilizador com dados sobre o seu perfil e comportamento de navegação nas páginas.
Tornou-se tão banal que quase já nem damos conta que carregamos no “aceitar todos os cookies” quase sem pestanejar quando visitamos um site! Mas, afinal, o que significa aceitar os cookies?
O objetivo dos cookies é registar as informações da visita para facilitar o próximo acesso e melhorar a navegação do visitante no site. São, por isso, poderosos aliados dos marketers pois permitem monitorizar, segmentar e medir a performance dos anúncios online. Não é por acaso que os utilizadores se sentem, muitas vezes, “perseguidos” pelas páginas que visitaram ou anúncios que viram… E a culpa é dos cookies!
Existem 2 tipos de cookies:
Na verdade, desde a polémica da Cambridge Analytica até à atualização do iOS 14 da Apple, passando pelo amplo consentimento e controlo de dados do RGPD na Europa, estamos no meio de uma repressão de toda a indústria sobre práticas de dados de terceiros que outrora eram tidas como garantidas pelos anunciantes.
Também o Google Analytics (altamente dependente de cookies) tal como o conhecemos vai ser desativado muito em breve (acontece já em julho!) e, por isso, é urgente fazer, desde já, a instalação do Google Analytics 4 no teu website.
Nota que alguns browsers “privacy-first” como o Firefox ou o Safari já bloqueiam os third-party cookies.
A questão que se coloca e que se apresenta como o maior desafio para quem trabalha em Marketing é: como criar um ecossistema de first-party data? Resposta: gerando confiança na experiência do utilizador com a marca!
Num inquérito realizado em 2022 entre gestores de empresas e superiores que estavam familiarizados com a experiência dos clientes, tecnologia ou estratégias de captação de dados de clientes de vários países em todo o mundo, 37% declararam que as suas marcas utilizavam exclusivamente first-party data para personalizar as experiências dos clientes. Um ano antes, a percentagem era de 31%.
Agora que já conheces os benefícios e as utilizações dos dados primários, como é que os vais gerar? Existem algumas formas simples de recolher mais first-party data que vão permitir aumentar o alcance e as oportunidades de tráfego:
Agora que já compreendeste a importância dos dados primários para o Marketing e se gostaste deste artigo, subscreve já a nossa newsletter! 😉
Com o final do ano a aproximar-se é altura de os profissionais de Marketing olharem para as principais Tendências de Marketing Digital para 2024 e
Parece que ainda agora acabaram as férias de Verão, mas a Black Friday 2023 já está à porta! Se ainda não começaste a preparar a tua estratégia de vendas para este dia, nós damos uma ajuda!
Neste artigo vamos apresentar-te 5 estratégias de marketing que podes pôr em prática para gerar vendas, angariar novos clientes e fidelizar os atuais.
É inegável que as ações de marketing pessoal ou personal branding, como é designado em inglês, são extremamente importantes para todos os profissionais e para os seus objetivos.
Reunimos neste artigo os 5 principais Passos para pores em prática a tua estratégia de Marketing Pessoal.