5 Tendências do Design Gráfico para 2024

5 Tendências do Design Gráfico para 2024

2023 está a terminar e os nossos pensamentos já estão em 2024! Enquanto que é impossível de prever o ano que nos espera, o que é possível antecipar são as tendências de design gráfico que vamos ver por aí e que refletem o que se passa no mundo através da expressão criativa.

1. Inteligência artificial

Um dos aspetos mais interessante do design gráfico é, de facto, sua transformação e evolução ao longo do tempo, adaptando-se aos desenvolvimentos tecnológicos, a novas ferramentas e abordagens. Um dos avanços tecnológicos mais significativos dos últimos anos foi, claro, a popularização do uso de Inteligência Artificial. Existem já diversas ferramentas que utilizam o potencial da IA para ajudar na criação de conteúdo gráfico, como já exploramos num artigo do blog. Também a ADOBE está a integrar a IA nos seus softwares, como já falamos aqui.

Os geradores de imagens como Midjourney e o DALL-E são também populares, tanto entre designers como no público geral e, embora se discuta a possibilidade de virem a substituir profissões como designer ou ilustrador, o mais provável é que se tornem apenas ferramentas úteis no arsenal dos criativo e cujo domínio será essencial para o sucesso e progressão na carreira. 

Para tirar o melhor partido da IA, os designers precisam de inserir prompts eficazes, direcionados para os objetivos e requisitos do cliente e estas skills de compressão e pensamento estratégico são, para já, exclusivas do pensamento humano. Por outro lado, ferramentas de inteligência artificial generativa são muito interessantes para estimular o pensamento criativo e inspirar novas abordagens de design.

(Fonte: instagram.com/deadendaigallery – Página de Instagram da primeira galeria de arte gerada por IA do mundo, em Amsterdão)

2. 3D

Em 2024, a tendência do 3D continuará com destaque, principalmente graças a ferramentas de renderização 3D fáceis de usar, como as existentes em programas como Blender, Sketchup e Figma ou a ação “Inflate” do Adobe Illustrator, que permitiram o acesso à criação de objetos 3D sem conhecimentos de softwares adicionais e complexos.

 

Podemos ver a popularização deste estilo gráfico em todas as áreas do design gráfico, desde a ilustração à user interface.

3. Cores Pastel

As cores pastel têm aumentado em popularidade nos últimos anos, tanto nas indústrias da decoração e moda como no design gráfico.

O volume de pesquisas por “cores pastel” aumentou 196% nos últimos 5 anos.

Estas cores suaves sempre foram utilizadas na comunicação direcionada para crianças ou produtos femininos, mas, atualmente, têm ganho destaque em todo o tipo de produtos e públicos-alvo, principalmente para transmitir um feel divertido, informal e apetitoso, no caso de produtos alimentares, por exemplo.

4. Ilustrações desenhadas à mão

Em contraste com a evolução tecnológica, há uma tendência que ganha cada vez mais relevância na criação gráfica: os desenhos à mão. Ilustrações “manuais” transmitem autenticidade e originalidade à comunicação, emprestando um toque humano e pessoal às marcas.

A aura de espontaneidade de um desenho manual pode ser muito interessante de explorar, principalmente nas redes sociais.

5. Fontes serifadas e experimentais

A tipografia pode ser um poderoso aliado para transmitir a individualidade e personalidade de uma marca na sua comunicação. Cada vez mais, os designers afastam-se da simplicidade e optam por fontes serifadas, ousadas e com grande impacto visual que se tornam o centro da comunicação, substituindo ilustrações ou elementos gráficos acessórios.

Podemos ver a popularização deste estilo gráfico em todas as áreas do design gráfico, desde a ilustração à user interface.

Ao contrário da tendência minimalista do início dos anos 2000, recentemente, cada vez mais marcas regressam a tipografias serifadas nos seus logótipos para transmitirem mais personalidade e individualidade. 

As tendências do design para 2024 são, como é frequente, feitas de contrastes, de criações futuristas e regressos ao passado, de invenção e reinvenção. O importante é escolher as abordagens que fazem sentido para cada marca, cada empresa, cada público e é nisso que a BOOMER pode ajudar! Fale connosco!

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Vera Oliveira

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