Shadowban, esse terrível inimigo dos criadores de conteúdo!
Com o crescimento, a cada segundo que passa, do número de utilizadores do Instagram, cresce também a necessidade de criação de protocolos de segurança que procuram travar aqueles que querem usar a popularidade e o alcance da aplicação para fins que não se adequam àquilo a que o Instagram se propõe.
Para tal, foi criado, já há algum tempo, uma espécie de impedimento chamada Shadowban – que o Instagram não confirma, nem desmente! – e que penaliza aqueles que usam técnicas impróprias (como os bots ou a utilização de hashtags irrelevantes para o Instagram) para melhorarem os seus números.
Essa penalização é gerida pelo próprio algoritmo do Instagram, o que significa que é algo que está previamente definido pelos comandos da aplicação e que visa condicionar os benefícios da aplicação para o user em questão, quase como um castigo. No entanto, o algoritmo do Instagram e o Shadowban não são a mesma coisa!
“Sintomas” de uma conta alvo de shadowban
O algoritmo faz com que cada utilizador veja o que mais lhe convém, com base nos seus interesses e pesquisas. Os conteúdos do user que de alguma forma infringiu as regras de utilização desta rede social simplesmente não vão ser entregues a tanta gente, porque o Instragram oculta as suas publicações do feed e da pesquisa por hashtags. Assim, o teu conteúdo não ficará visível a tanta gente, o que provocará uma quebra no crescimento do teu perfil.
O shadowban é progressivamente aplicado e tem um impacto quase irreversível. O primeiro sinal de que está a acontecer é, então, a queda do alcance das tuas publicações. Para confirmares esta tua impressão, deves pesquisar um dos hashtags que utilizaste em publicações do teu perfil através de uma conta que não te siga. Desse modo, poderás confirmar que as tuas publicações não estão a aparecer no feed de pessoas que não te seguem.
O que poderá estar a provocar o shadowban na tua conta?
A principal causa que leva a esta penalização está no facto de estes perfis, numa determinada publicação, terem, por exemplo, usado uma das hashtags da lista proibida do Instagram. A lista tem sido atualizada anualmente por users que, através de estudos, têm conseguido encontrar mais nomes que complementam a lista.
Estas hashtags estão banidas por aproveitamento da sua popularidade para a promoção de esquemas ilegais e outros crimes. Agora que sabes algumas destas hashtags, verifica se não usas nenhuma delas. A lista completa está disponível online e está sujeita a atualizações. Tem especial atenção às hashtags das épocas festivas, tal como a Páscoa e o Dia dos Namorados. Outra dica que te damos é que vás rever as tuas publicações do passado onde possas ter usado alguma destas hashtags, pois nem sempre esta penalização ocorre de imediato.
Para além das hashtags banidas, a penalização pode ocorrer quando tentas aumentar os teus resultados de forma ilícita do ponto de vista do Instragam e da sua base de crescimento orgânico. Simplificando, baseia-se em perfis que compram seguidores ou então na utilização de aplicações de terceiros que vão provocar alterações na tua conta.
Como causas menos prováveis e não tão frequentes temos, primeiramente, o uso contínuo da mesma hashtag durante vários meses. Isto deve-se ao facto de poderes, através da insistência da palavra, entrares numa lista de possível spam tida em conta pelo Instagram e, como consequência, serás possivelmente afetado pelo shadowban.
Há ainda a alta atividade de conta, isto é, apesar de esta não ser uma informação oficial por parte do Instagram, há um limite de ações que uma conta pode registar num dia só. Para te ajudarmos vamos dar alguns números que deves ter em conta:
- Podes seguir no máximo 10 perfis por hora ou então 200 por dia;
- Não deves dar like em mais de 800 posts por dia;
- Não deves escrever mais do que 200 comentários por dia;
Perante o incumprimento destes números, o algoritmo do Instagram fará com que a tua conta entre automaticamente numa lista suspeita de perfis automáticos que, na maior parte dos casos, acabam mesmo permanentemente banidos, sendo que primeiro é garantida a chegada do shadowban.