Cruz Vermelha Trofa Uma iniciativa que nos faz refletir
cliente
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Trofa
ano
2022
serviços
branding
design gráfico
descrição
A Delegação da Trofa da Cruz Vermelha Portuguesa trabalha há 20 anos para diminuir as desigualdades sociais, promover a prática desportiva como forma de inclusão social, combater a violência, suprir as carências alimentares e promover a igualdade de género.
Em 2022, foi lançado o projeto “Espelho meu, quem desejo ser eu?” direccionado a jovens dos 12 aos 19 anos e que prentendia criar momentos de reflexão acerca dos seus sonhos, desejos, medos e expectativas de futuro. A segunda fase do projeto consistiu em expor estas partilhas dos jovens à comunidade, promovendo a discussão sobre a saúde mental.
desafio
A Cruz Vermelha desafiou a BOOMER a desenvolver os materiais para as duas fases do projeto: na primeira fase, foi feita a divulgação da ideia nas escolas junto do púlico-alvo (jovens dos 12 aos 19 anos) para recrutar participantes; na segunda fase, os resultados foram apresentados à comunidade através de uma iniciativa que convidava os cidadãos a participar na reflexão.
Logótipo
O primeiro passo foi criar a imagem do projeto: um logótipo simples que transmite a essência da iniciativa.
PRIMEIRA FASE
Para divulgar o projeto junto dos jovens nas escolas do concelho, foram desenvolvidos dois materiais: um poster a apresentar a iniciativa e um flyer com a explicação do projeto e o espaço para os jovens participantes responderem à pergunta “IMAGINA OUE TE OLHAS AO ESPELHO E OUE, NO REFLEXO, ESTAS TU MESMO, NO FUTURO. O QUE VÊS?”
SEGUNDA FASE
Na segunda fase do projeto, os jovens impactados nas escolas foram convidados a tirar uma fotografia para acompanhar o seu texto. A metade esquerda da fotografia manteve-se original, na metade direita foram projetados os seus sonhos e desejos de futuro através do desenho.
As fotografias foram utilizadas para divulgar o projeto por toda a cidade da Trofa através de mupis.
A fase final da iniciativa foi uma exposição com as várias fotografias dos jovens a acompanhar um conjunto de sete espelhos com mensagens a apelar à reflexão para impactar a comunidade.
Uma campanha criativa e impactante
Um conceito diferenciador e que apelou ao principal público-alvo
Uma execução criativa e diferenciadora e que ajudou a atrair participantes para a iniciativa