Media Kit: o CV do influencer!

Media Kit: o CV do influencer!

O Marketing de Influência é uma tendência que veio para ficar. Cada vez mais, as marcas apostam nos influenciadores digitais, também conhecidos como criadores de conteúdo, pessoas que produzem publicações para as redes socais e que têm a sua comunidade nessas mesmas plataformas. No entanto, com que influenciador trabalhar? O que leva uma marca a preferir o influenciador X em vez do Y? Se és um influencer, seja em que nicho for, vamos falar-te sobre uma ferramenta fundamental: o media kit!

O que é o media kit?

De forma muito simples, podemos dizer que o media kit (ou press kit) é uma mistura entre currículo e carta de apresentação.

É neste “documento” que deves mostrar aos teus possíveis patrocinadores ou parceiros porque é que devem apostar em ti e no teu trabalho.

De forma atrativa, o teu media kit deve fornecer várias informações, tais como:

  • informações de contacto;
  • a tua breve apresentação: quem és e quais os valores que te movem;
  • qual é o teu nicho de mercado;
  • apresentação da(s) tuas(s) plataforma(s);
  • dados sobre as tuas páginas, nomeadamente número e caracterização de seguidores, engagement, tempo de retenção, etc. Se tiveres um número de seguidores baixo, salienta outras mais-valias da tua comunidade;
  • momentos que comprovam o teu sucesso;
  • o que te diferencia dos outros influencers do teu segmento;
  • parcerias anteriores;
  • testemunhos;
  • serviços prestados e valores praticados;
  • direitos e deveres de cada uma das partes;
  • call to action (no final).

Como fazer um media kit?

Há muitas formas de fazer um media kit, sendo a mais fácil uma tradicional apresentação. Se tiveres conhecimentos de Design, estás safo. O problema é se não tens… é aí que o Canva entra em acção!

No Canva, não te faltarão templates que poderás personalizar ao teu gosto, à tua imagem e à medida das coisas que já fizeste/podes vir a fazer enquanto influencer. Também podes criar o teu próprio template.

Lembra-te que a pessoa que vai ler o teu media kit não está cheia de tempo livre, pelo que deves ser conciso e straight to the point. Se alguma vez produziste espontaneamente conteúdo sobre aquela marca com quem queres trabalhar, esta é uma boa oportunidade para o partilhares!

Dependendo do teu nicho (se envolve mais ou menos criatividade), o teu media kit também deverá ser mais ou menos ousado graficamente (até para ir ao encontro das expectativas das empresas parceiras).

Independentemente do formato escolhido (uma apresentação ou até um vídeo), envia-o num formato não editável!

Em alternativa, podes usar sites como o Beacons, que não só te permite deixar vários dados das tuas plataformas disponíveis online, como os atualiza regularmente. Podes colocá-lo sempre disponível (no teu linktr.ee, por exemplo) ou partilhar o link apenas com quem quiseres.

Media Kit no Beacons

Vantagens do press kit

Até influencers com um grande número de seguidores e empresas parceiras desconhecem a existência do media kit. Por isso mesmo, se tiveres o teu, vais estar logo em vantagem face a outros influenciadores do teu nicho.

Mas as vantagens do media kit não se ficam por aqui, desde logo porque o media kit:

  • apresenta os dados estatísticos relevantes;
  • demonstra a tua disponibilidade para este tipo de trabalho/parceria;
  • permite mostrar de forma cativante e criativa tudo o que poderás criar no âmbito desta parceria (vídeos, fotografias, textos, etc.);
  • permite poupar tempo na comunicação com possíveis parceiros e padronizar as informações fornecidas a cada um deles;
  • é simples e sem custos;
  • pode ser personalizado de acordo com cada potencial parceiro;
  • transmite credibilidade e profissionalismo;
  • aumenta as chances de parcerias;
  • permite negociar melhores condições.

Agora que estamos quase a terminar o nosso artigo, aproveitamos para te deixar um aviso: não caias no erro de comprar seguidores! Os profissionais mais atentos conseguirão identificar essas práticas e não se vão deixar enganar por um número de seguidores mais alto, mas que se traduz num baixo engagement.

Além disso, tem em conta que o media kit precisa de ser atualizado regularmente. E mais do que ser atualizado, por vezes terá mesmo de ser enviado mais do que uma vez a agências ou empresas com quem queiras trabalhar (com conta, peso e medida, claro!).

Lembra-te, ainda, que tanto as agências como as empresas não estão constantemente e monitorizar as contas dos influencers. Muitas vezes, não saberão o que estás a produzir, como tem evoluído a tua audiência ou como tem sido o crescimento das tuas páginas. Colocares-te no lugar destas pessoas e facilitares o trabalho delas também vai jogar a teu favor!

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Silvéria Miranda

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