Grids no Web-Design

Grids no Web-Design

Grids são um dos elementos essenciais de qualquer projeto. Permitem criar estética e coerência, graças à possibilidade de organizar os elementos da interface de acordo com um layout específico.

Neste artigo, vamos falar de algumas dicas sobre as Grids e como utilizá-las.

Benefícios do uso de Grids

Transparência e consistência

As grids constroem o layout da interface, graças ao qual reforçam a consistência na colocação de elementos. Além disso, uma grid bem elaborada garante uma melhor e mais fácil digitalização dos componentes na tela, o que contribui para uma experiência positiva do usuário.

Mais fácil de criar capacidade de resposta

Hoje em dia, como referido no artigo “Web Responsivo”, os designs responsivos são essenciais! O uso das grids fornece um layout consistente em vários dispositivos com diferentes tamanhos de tela.

Processo de design mais rápido

As grids fornecem aos designers diretrizes para proporções entre elementos, como espaçamento e margens, o que acelera o trabalho e reduz a possibilidade de erro.

Colaboração mais fácil

As grids facilitam o trabalho de designers e programadores.

Graças a um plano de layout comum ou diretrizes para espaçamento e margens, o trabalho é coerente e mais integrado.

Terminologia básica da grids

Antes de começarmos a trabalhar com a construção da grid, vale a pena conhecer a terminologia de seus elementos para saber o que são, pelo que são responsáveis, e como utilizá-los.

Dimensões do dispositivo

É fundamental pensar no dispositivo para o qual estamos a criar o

projeto para verificar o funcionamento do ecrã e conhecer possíveis limitações. Aqui temos os exemplos das três resoluções de ecrã mais comuns.

Número de colunas

O número de colunas usadas na estrutura da grid depende do designer e das necessidades do projeto. No entanto, podemos usar as estruturas de grid mais populares, abaixo temos os tipos usados para vários dispositivos.

Sistema de grid de 4 pontos

Uma grid e os elementos de interface construídos para uma determinada escala são mais fáceis de dimensionar e também trazem ordem ao design. Os sistemas de grid de 8pt ou 4pt são os tipos mais comums. (4pt dá-nos mais flexibilidade no momento de desenvolver o projeto)

Grid Simples vs Complexa

Ao projetar, podemos usar o modelo de grid padrão, que consiste apenas em colunas verticais, ou criar uma grid mais avançada adicionando linhas na horizontal, o que ajuda a organizar o conteúdo do projeto e garantir a consistência dos elementos.

Em suma, o fundamental da utilização de Grids é a perceção de como elas funcionam e usá-las da maneira consistente e correta.

Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?