Como desenvolver uma estratégia de conteúdos para 2025?
2024 está prestes a terminar e o foco agora é planear o próximo ano, seja para um negócio que está para nascer, ou para outro já com anos de experiência. O planeamento é crucial para conseguir alcançar metas, objetivos e tomar decisões com antecedência. Aliás, para tudo é necessário planeamento, se queremos estruturar as melhores estratégias e condições para a concretização de algo, não é verdade?
Neste artigo d’O Raio do Blog, exploramos 5 coisas que deves ter em atenção, para definires a tua estratégia de conteúdos para 2025.
1. Entende o teu público-alvo
As estratégias de conteúdo estão em constante evolução, devido ao avanço das tecnologias e às mudanças nos hábitos de consumo, pelo que, em primeiro lugar, é necessário entender o comportamento do consumidor em 2025 e perceber que estamos perante consumidores mais informados, exigentes e conscientes das marcas com as quais interagem. Para além disso, os utilizadores esperam estar no centro de tudo, sendo que a experiência do cliente será mais importante do que nunca.
É importante perceber que, estratégias que outrora funcionaram, podem agora não fazer sentido ou não ter o mesmo impacto.
Procura entender o que a tua audiência pesquisa e quais as suas preferências, quais os seus gostos e as suas frustrações. Que problema é que o teu negócio lhes vai solucionar? Podes sempre fazer social listening, em que consegues acompanhar conversas sobre tópicos e palavras-chave, para receberes insights sobre o que pensam os consumidores e identificar tendências emergentes.
Se perceberes que determinado tema relacionado com o teu negócio viralizou nas redes sociais, bora criar conteúdo sobre isso!
2. Em que canais vais estar presente?
Vais utilizar o teu site, blog, redes sociais, email marketing, anúncios, ou… todos? Faz um plano adequado à tua realidade e adapta a tua estratégia consoante objetivos e metas claras. Não é necessário estar em todas as plataformas, mas somente naquelas que são adequadas para o teu negócio, considerando tempo, custos e necessidades. Para além disso, é preciso perceber onde está o teu público-alvo e qual a melhor forma de chegar até ele.
3. Elabora um calendário de conteúdos
Seria uma pena só te lembrares que o carnaval já passou uma semana depois da data, não achas? Isto, se o carnaval fizer sentido para o teu negócio. Não faz sentido quereres celebrar todas as datas, mas apenas aquelas que agregam valor à tua marca e, de certa forma, vão de encontro aos valores que definiste. Uma pequena dica de amiga: faz o download do nosso calendário gratuito de dias temáticos para 2025 e define os que fazem mais sentido para ti!
Define que conteúdos queres partilhar, quais as datas das publicações e os formatos de conteúdo, para que consigas elaborar conteúdo relevante para a tua audiência. Sim, lembra-te que o teu objetivo é comunicar para um grupo de pessoas em específico, portanto, antes de criares alguma coisa, pensa “Porque é que vão querer ver isto?”. Caso já tenhas um negócio, talvez seja importante realizar uma auditoria aos atuais conteúdos, perceber o que correu bem, ou mal e que oportunidades podem ser aproveitadas.
4. Conteúdo relevante e autêntico, SIM!
Um “sim” bem grande para destacar o tópico número 4. Conforme mencionei anteriormente, é importante que te coloques “na pele” dos teus consumidores e percebas se, aquilo que estás a criar, agrega valor à outra pessoa. Cada vez mais os consumidores procuram conteúdos autênticos, que mostrem os bastidores dos negócios e o lado mais humano das marcas. Não tenhas medo/vergonha de “dar a cara”, porque, no fundo, é mesmo isso que eles querem ver. As pessoas estão fartas de serem impactadas por marcas “no face”, sem qualquer tipo de ligação ou transparência. Porque é que achas que o Tik Tok tem tanto sucesso?
Ah, não te esqueças do storytelling para criar uma conexão emocional com o teu público! Dá uma olhadela neste artigo sobre tendências de marketing digital para 2025!
5. Last but not least: avaliar resultados
A parte menos criativa que muitos passam à frente, mas que é tão importante quando os outros passos. Se não medires os teus resultados, como é que sabes se estás a ter o retorno desejado? Identifica métricas para medir a eficácia dos teus conteúdos e acompanha-as regularmente, para que possas direcionar os teus esforços para um determinado caminho.
Planeia, cria e ajusta. Uma estratégia de conteúdos bem elaborada é essencial para te destacares num mercado competitivo e em constante evolução.
Se precisares de ajuda na definição e produção dos teus conteúdos, fala com a BOOMER!
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Margarida Fernandes
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