Socorro!!! Tenho de escrever um artigo para o blog da empresa

Socorro!!! Tenho de escrever um artigo para o blog da empresa

Muitas empresas têm um campo específico no seu website dedicado a artigos escritos pelos colaboradores. No entanto, por mais que dominem a sua área de atividade, estes profissionais não são copywriters! Isto significa que os artigos do blog podem partilhar muito saber técnico, mas nem sempre captam a atenção do leitor nem lhe explicam realmente aquilo que procura saber…

A escrita para web tenha muitos contornos (e nem vamos aprofundar esse campo em constante mutação chamado SEO!). Há pormenores que toda a equipa deve ter em conta, não só para uniformizar os textos, mas também para que os artigos do blog se tornem percetíveis e acrescentem valor.

Este artigo não vai substituir o talento dos copywriters, mas vai certamente ajudar as empresas que querem trabalhar keywords e aumentar a sua credibilidade junto de clientes e potenciais clientes.

1. Define sobre o que queres escrever e para quem

Parece a parte mais fácil, mas, vai por mim, é precisamente no início que as coisas começam a descambar! Atrevo-me a dizer que o caso se torna mais grave quanto mais técnico pretende ser o texto.

Para contornares esta situação, define o tema principal do teu artigo em poucas palavras (duas ou três será suficiente). É com base nessa expressão que tens de orientar o teu texto.

1.1. Título do artigo

80% dos visitantes de um blog vão ler o título de um artigo, mas apenas 20% deles vão ler o artigo em si (Copyblogger, 2022)! Se já é assim com um bom título, imagina com um título simples, que mais parece o índice de um manual…

Posto isto, e até porque o título é uma das primeiras coisas que os teus potenciais leitores vão ver, agarra-os logo aí. Deixa claro o tema – ninguém gosta de não saber ao que vai ou, pior ainda, pensar que vai encontrar uma coisa e, afinal, encontrar outra –, mas torna o título um pouco mais chamativo.

Por exemplo, pensa em listas com números (“Carnaval em Portugal: 5 locais a visitar”), guias úteis (“Como escrever um artigo em 10 passos”) ou até mesmo perguntas (“Crédito à habitação: quais os documentos necessários?”). Se reparares bem, nenhum destes exemplos é excessivamente longo e todos eles dizem claramente qual é o tema do artigo.

Além disso, ter o tema do artigo no título ajuda os motores de pesquisa a encontrarem e classificarem o teu conteúdo, isto é, o Google vai devolver o teu artigo em pesquisas relacionadas com este tópico porque já lhe estás a dizer qual é o tema!

1.2. O início do texto

Tal como o título, também o início do artigo do blog te ajuda a “dizer” ao Google o que poderá encontrar, mas não é só por isso que deves apostar num bom primeiro parágrafo.

Se com um bom título/boa imagem conseguiste que os utilizadores clicassem no link do artigo, é com um começo em grande que os fazes continuar a ler. O primeiro parágrafo deve voltar a usar as tuas keywords e dar contexto.

Se estás a escrever sobre algo técnico, como Finanças, pensa se estás a escrever para o comum consumidor ou para colegas da área. Mediante isso, dá mais ou menos explicações, mas contextualiza sempre. Mesmo o colega de profissão não é obrigado a ter lido aquela notícia que saiu ontem ou a medida que entra em vigor amanhã.

2. Os leitores do teu artigo não estão dentro da tua cabeça!

Nem vão fazer o favor de ler duas vezes.

O quê? Do que estou eu para aqui a falar? Pois bem, a frase que escrevi na linha anterior complementa o título desta secção do meu artigo, mas quantas pessoas o terão lido? E quantas pessoas terão carregado naquele link muito jeitoso que colocaste no teu texto para fundamentares a tua pesquisa?

Podes e deves fornecer hiperligações (mais uma vez, o Google até gosta de links externos, desde que de confiança!), mas não tomes como garantido que os leitores os vão abrir e, mais do que isso, voltar ao teu texto se o fizerem!

O mesmo quando escreves na sequência de um artigo anterior. Parte do pressuposto que o teu leitor não o leu e faz um breve resumo.

3. Organiza o artigo do blog de forma clara e coerente

Numa era em que as pessoas querem conteúdos curtos e rápidos de consumir, manter um leitor “agarrado” a um texto longo é uma arte!

Eis algumas dicas que te ajudarão a deixar o texto do artigo no blog mais apelativo e mais claro:

  • divide o texto em secções: esta divisão demonstra muito rapidamente quais são os temas mais importantes;
  • utiliza imagens, vídeos, infográficos ou tabelas que ajudam a tornar o texto mais fluído e cortam um pouco o efeito monótono que um texto longo pode ter (até pode não ser um texto maçador ou monótono, mas visualmente é o que parece numa primeira impressão!);
  • cria listas numeradas/bullet points
  • destaca citações/frases de efeito
  • sempre que possível, faz parágrafos curtos
  • usa negritos e itálicos
  • coloca CTA (call to action) em locais estratégicos (convida os teus leitores a fazerem uma ação específica, mediante os teus objetivos)

4. SEO vs. escrita correta e fluída: o melhor dos dois mundos existe?

Os especialistas em SEO (Search Engine Optimization) vão dizer-te quantas vezes deves colocar as keywords, em que sítios, entre outros aspetos técnicos.  Embora devas procurar adotar estas práticas para aumentares as tuas chances de aparecer nos primeiros lugares do Google, não te esqueças que as palavras-chave devem ser inseridas em locais estratégicos, mas de forma natural.

O tempo de retenção no teu blog também é importante, por isso recorre a recursos de coesão textual e explora o storytelling.

Lembra-te, ainda, que a escrita para web não é uma escrita jornalística! Não é suposto ser estritamente factual e desprovida de emoções, pelo contrário.

5. A revisão deve ser feita sempre pela mesma pessoa

Haverá uniformização se a revisão for feita sempre pela mesma pessoa. Que palavras colocar em maiúsculas? Quando usar itálico? Há artigos anteriores no blog da empresa que possamos relacionar com este (o recurso a links internos aumenta a permanência no site)?

O ideal seria atribuir a escrita dos artigos sempre à mesma pessoa – internamente ou contratar um serviço externo -, mas, caso não seja possível, definam o nível de profundidade das alterações que essa pessoa está autorizada a fazer (afina, vai mexer nos textos de outra pessoa) para a uniformização/melhoria dos artigos.

6. A pressa é inimiga da perfeição... a poupança também!

Como já referimos, a escrita para web tem características específicas e exige o domínio do tema, de técnicas de SEO, de copywriting e storytelling. 

Atribuir os artigos aos membros da tua equipa permite mostrar o know-how de cada um, mas tira a cada colaborador tempo de trabalho nas suas tarefas habituais.  Mais do que artigos escritos à pressa, assistimos muitas vezes a artigos sem contexto, com escrito excessivamente técnica, o que acaba por se traduzir em resultados baixos.

Pondera a contratação deste serviço externamente, a profissionais da área.

Queres aumentar o tráfego do teu site, posicionar o teu negócio como uma autoridade na área, mas não tirar o foco dos teus colaboradores do seu trabalho do dia-a-dia? Fala com a BOOMER e vê o que podemos escrever por vós! 

Se, por outro lado, preferes que a escrita do artigo seja feita internamente, sugerimos que dotes a tua equipa de noções básicas de escrita para web. É aí que a Boomer Academy te pode ajudar com um plano de formação à medida!

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Silvéria Miranda

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