7 tendências de design gráfico para 2025

7 tendências de design gráfico para 2025

2025 aproxima-se (a toda a velocidade!), por isso, está na altura de desdobrir as tendências de design gráfico que vão marcar o próximo ano.

Cores fortes, grafismos arrojados, texturas e padrões vão marcar os projetos criativos do ano que se avizinha. Abandonamos o minimalismo e viva o maximalismo!

Preparados?

01. Design com recurso a Inteligência Artificial

O recurso a Inteligência Artificial para otimizar e elevar os projetos de design gráfico já não é uma novidade e o domínio de ferramentas de IA será, cada vez mais, um fator de diferenciação no mercado. Tal como discutido no nosso artigo Será a Inteligência Artificial inimiga dos designers?”, esta tecnologia deve ser vista como uma aliada, seja para  aumentar a eficiência ao simplificar processos e eliminar tarefas repetitivas, seja como potenciador criativo, permitindo aos designers explorar novos caminhos em termos de estética e funcionalidade.

A utilização de ferramentas de IA (como as listadas neste artigo d’O Raio do Blog) e o recurso a software de design generativo vão continuar a elevar o trabalho dos designers a novos patamares e potenciar a inovação.

02. 3D, texturas e hiper-realismo

A tridimensionalidade no design continua a ser uma tendência e, com os contínuos avanços em software (com ferramentas como o Blender, Cinema 4D e Adobe Dimension) e hardware e a popularização do recurso a inteligência artificial, a sua utilização vai continuar a crescer e a surpreender pelos resultados criativos e impactantes!

O 3D combinado com o recurso a texturas hiper-realistas está a ganhar adeptos pela profundidade e realismo que o design flat simplesmente não consegue igualar. Com a ascensão da realidade aumentada e virtual, estas texturas detalhadas estão a tornar-se essenciais para a criação de experiências visuais envolventes e imersivas.

03. Esquemas de cores fortes e vibrantes

Os esquemas de cor arrojados e vibrantes vão dominar o espaço criativo, criando gráficos e produtos memoráveis e impulsionando marcas que se queiram destacar e criar uma resposta emocional no público-alvo

HOTEL TANGO | Pride Vodka de Jun Ioneda

04. Maximalismo

Fora com a simplicidade e o “menos é mais”: em 2025, mais é mais!

A tridimensionalidade, uso de texturas e cores vibrantes já faladas nas tendências anteriores juntam-se a padrões e camadas para criar designs fortes, vibrantes e cheios de personalidade.

O minimalismo e a opção por grafismos clean e neutros dão lugar à procura do individualismo e da ousadia com o objetivo de impactar os consumidores e de deixar uma marca memorável.

A comunicação da 4ª temporada de A Very Strange Thing é um excelente exemplo do maximalismo com muito néon, tipografia arrojada e uso de efeitos visuais em camadas. É também um revivalismo do estilo dos anos 80, outra tendência para 2025.

05. Nostalgia e Retro-Futurismo

O “antigo” é o novo “novo”!

A nostalgia continua a dominar as mentes criativas. A inspiração em elementos retro continua a ser uma tendência no design gráfico, tanto em conceitos, como em cores e tipografia, explorando a ligação emocional dos consumidores com épocas passadas, criando uma sensação de familiaridade e conforto.

  • O Futurismo retro combina elementos nostálgicos com conceitos futuristas, criando um estilo de design único e envolvente através de cores vibrantes, formas geométricas e uma mistura de tipografias antigas e novas.
  • Tipografia retro líquida: a combinação de formas fluídas e modernas com fontes de inspiração clássica ganham espaço nos meios físico e digital e dão origem a designs com movimento, ousados e impactantes.

pizzahut
A Pizza Hut juntou o entusiasmo do Arcade à novidade da realidade virtual com uma edição limitada de pizzas pixealizadas e embalagens temáticas, acompanhados de um jogo para mobile.

06. Sustentabilidade e Design Ecológico

A preocupação com a sustentabilidade e ecologia no mundo do design gráfico não é nova e reflete a importância deste tema na mente de clientes e consumidores.

A sustentabilidade é uma prioridade dos consumidores e impulsiona a necessidade das marcas de se estabelecerem como ecologicamente conscientes e na vanguarda da proteção ambiental. Este esforço reflete-se na comunicação e no design gráfico.

Os designers irão incorporar, cada vez mais, elementos ecológicos como materiais reciclados ​​e elementos que realçam a consciência ambiental e, no mundo digital, ganham força as práticas de design com alta eficiência energética e baixo impacto.

Branding da Sustainable Table, da agência A Friend of Mine

07. Inclusão e acessibilidade

A par da sustentabilidade, a inclusão é outra das questões que as marcas não podem ignorar se não querem alienar os seus clientes e consumidores.

A inclusão e a acessibilidade são fundamentais para a criação de experiências disponíveis para todos e as marcas estão a dar prioridade a estes aspetos para refletir as mudanças sociais no sentido de uma maior equidade.

É importante notar que o design inclusivo não reflete apenas a responsabilidade social da empresa, mas também alarga o alcance dos seus serviços e produtos, tornando-a acessível a um público diversificado.

A biblioteca de emojis da Google já inclui uma vasta gama de tons de pele, estilos de cabelo e diferentes identidades de género, proporcionando uma identidade muito mais ampla.

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Vera Oliveira

Project Manager

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