7 tendências de design gráfico para 2025
2025 aproxima-se (a toda a velocidade!), por isso, está na altura de desdobrir as tendências de design gráfico que vão marcar o próximo ano.
Cores fortes, grafismos arrojados, texturas e padrões vão marcar os projetos criativos do ano que se avizinha. Abandonamos o minimalismo e viva o maximalismo!
Preparados?
01. Design com recurso a Inteligência Artificial
O recurso a Inteligência Artificial para otimizar e elevar os projetos de design gráfico já não é uma novidade e o domínio de ferramentas de IA será, cada vez mais, um fator de diferenciação no mercado. Tal como discutido no nosso artigo “Será a Inteligência Artificial inimiga dos designers?”, esta tecnologia deve ser vista como uma aliada, seja para aumentar a eficiência ao simplificar processos e eliminar tarefas repetitivas, seja como potenciador criativo, permitindo aos designers explorar novos caminhos em termos de estética e funcionalidade.
A utilização de ferramentas de IA (como as listadas neste artigo d’O Raio do Blog) e o recurso a software de design generativo vão continuar a elevar o trabalho dos designers a novos patamares e potenciar a inovação.
02. 3D, texturas e hiper-realismo
A tridimensionalidade no design continua a ser uma tendência e, com os contínuos avanços em software (com ferramentas como o Blender, Cinema 4D e Adobe Dimension) e hardware e a popularização do recurso a inteligência artificial, a sua utilização vai continuar a crescer e a surpreender pelos resultados criativos e impactantes!
O 3D combinado com o recurso a texturas hiper-realistas está a ganhar adeptos pela profundidade e realismo que o design flat simplesmente não consegue igualar. Com a ascensão da realidade aumentada e virtual, estas texturas detalhadas estão a tornar-se essenciais para a criação de experiências visuais envolventes e imersivas.
03. Esquemas de cores fortes e vibrantes
Se em 2023/2024 as cores pastel dominavam as escolhas cromáticas no design gráfico, em 2025 os designers vão “all-in”!
Os esquemas de cor arrojados e vibrantes vão dominar o espaço criativo, criando gráficos e produtos memoráveis e impulsionando marcas que se queiram destacar e criar uma resposta emocional no público-alvo
04. Maximalismo
Fora com a simplicidade e o “menos é mais”: em 2025, mais é mais!
A tridimensionalidade, uso de texturas e cores vibrantes já faladas nas tendências anteriores juntam-se a padrões e camadas para criar designs fortes, vibrantes e cheios de personalidade.
O minimalismo e a opção por grafismos clean e neutros dão lugar à procura do individualismo e da ousadia com o objetivo de impactar os consumidores e de deixar uma marca memorável.
05. Nostalgia e Retro-Futurismo
O “antigo” é o novo “novo”!
A nostalgia continua a dominar as mentes criativas. A inspiração em elementos retro continua a ser uma tendência no design gráfico, tanto em conceitos, como em cores e tipografia, explorando a ligação emocional dos consumidores com épocas passadas, criando uma sensação de familiaridade e conforto.
- O Futurismo retro combina elementos nostálgicos com conceitos futuristas, criando um estilo de design único e envolvente através de cores vibrantes, formas geométricas e uma mistura de tipografias antigas e novas.
Tipografia retro líquida: a combinação de formas fluídas e modernas com fontes de inspiração clássica ganham espaço nos meios físico e digital e dão origem a designs com movimento, ousados e impactantes.
06. Sustentabilidade e Design Ecológico
A preocupação com a sustentabilidade e ecologia no mundo do design gráfico não é nova e reflete a importância deste tema na mente de clientes e consumidores.
A sustentabilidade é uma prioridade dos consumidores e impulsiona a necessidade das marcas de se estabelecerem como ecologicamente conscientes e na vanguarda da proteção ambiental. Este esforço reflete-se na comunicação e no design gráfico.
Os designers irão incorporar, cada vez mais, elementos ecológicos como materiais reciclados e elementos que realçam a consciência ambiental e, no mundo digital, ganham força as práticas de design com alta eficiência energética e baixo impacto.
07. Inclusão e acessibilidade
A par da sustentabilidade, a inclusão é outra das questões que as marcas não podem ignorar se não querem alienar os seus clientes e consumidores.
A inclusão e a acessibilidade são fundamentais para a criação de experiências disponíveis para todos e as marcas estão a dar prioridade a estes aspetos para refletir as mudanças sociais no sentido de uma maior equidade.
É importante notar que o design inclusivo não reflete apenas a responsabilidade social da empresa, mas também alarga o alcance dos seus serviços e produtos, tornando-a acessível a um público diversificado.
Descobre mais sobre a inclusão no design gráfico neste artigo do Raio do Blog com 5 princípios do Design Inclusivo e aprende como desenhar produtos digitais mais acessíveis.
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Vera Oliveira
Project Manager
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