7 Motivos Por Que Deves Começar já a Fazer Vídeo

7 Motivos Por Que Deves Começar já a Fazer Vídeo

Tem havido uma grande explosão de vídeos na internet, tanto em websites como em redes sociais, vídeos esses que estão a captar mais a atenção dos espetadores do que o conteúdo estático. Os conteúdos em vídeo são mais partilhados nas redes sociais do que qualquer texto ou imagem. Parecem, por isso, ser um dos elementos mais eficazes da estratégia de marketing digital. As pessoas gostam de entretenimento e preferem algo que possibilite a absorção de informação num período mais curto.
ORaioDoBlog_VideoEngagement

Além disso, os vídeos são ótimos como estratégia de storytelling e para publicitar marcas ou serviços. As empresas, atualmente, estão a usar as plataformas online para se conectarem com os seus clientes e as redes sociais permitem aumentar a visibilidade da marca e atrair novos clientes.

Apesar de existirem vários formatos de comunicação com potencial para gerar engagement, o vídeo é, sem dúvida, o melhor! Muitas empresas expõem-se através deste marketing de vídeo em forma de vlogs, webinars, tutoriais, testemunhos de clientes e vídeos em direto.

 

Os vídeos, no geral, precisam de mais tempo e trabalho para serem criados, mas são uma mistura de efeitos visuais e sons que quando combinados de certa forma podem despertar emoções e, talvez por causa disso, exista uma perceção até subconsciente dessa criação por parte dos espetadores. No entanto, o mais importante é a resposta emocional que o vídeo provoca e o engagement que se consegue, uma vez que o vídeo permite:

1. Captar atenção

Contrariamente a um parágrafo longo, os vídeos são muito mais fáceis de consumir. O seu sucesso nas redes sociais depende da capacidade de condensar informação e de transformá-la em conteúdo fácil de digerir. A criação de vídeos permite-nos ser concisos e captar o interesse do espetador nos primeiros segundos, por isso deves ter indicadores claros das intenções do vídeo logo no início, antes que os utilizadores passem para o próximo. Andamos todos pelas redes sociais passivamente e apenas os conteúdos mais dinâmicos captam a nossa atenção.

2. Otimizar a pesquisa

Os canais sociais estão a tornar-se motores de pesquisa, por isso é importante que o teu conteúdo seja relevante e otimizado para os motores de pesquisa, e os vídeos não devem ser diferentes. Os vídeos, aliás, não só apelam à atenção, mas também resultam melhor com os algoritmos das redes sociais e chegam a mais contas. Por isso, certifica-te que crias um título e descrições atraentes para que ele apareça mais facilmente nas pesquisas.

3. Conduzir clientes

Deves ter sempre um objetivo definido para o teu vídeo. Tipicamente, um objetivo que envolva ação por parte do utilizador, seja para direcionar tráfego para o teu site, para comprar um produto ou para partilhar um vídeo. A “chamada para ação” (do inglês Call to Action, CTA) é uma espécie de aperto de mão digital que tens com os teus potenciais clientes e se eles viram o teu vídeo até ao fim já demonstram interesse no teu produto/serviço. Mas é ainda necessário direcioná-los para a ação desejada.

4. Conteúdos relevantes

O nosso cérebro processa vídeos mais depressa que palavras e podem tornar a tua mensagem mais imediata. Além disso, dispões da possibilidade de combinar imagem com texto e som de forma mais dinâmica, mas é imperativo que apresentes conteúdos e temáticas relevantes para a tua audiência. Uma mensagem forte, transmitida através de vídeo, pode despertar emoções e condicioná-los a gostar, comentar e partilhar. Por vezes, as imagens podem ser abertas a interpretação, mas com um vídeo poucas coisas ficam suscetíveis a dúvidas.

5. Exposição da marca

Os conteúdos apresentados em vídeo ajudam a tornar a tua marca memorável. Ela fica exposta ao seu potencial máximo, por isso é aconselhável que cries uma marca de água com o teu logótipo para assegurar o reconhecimento instantâneo da marca. Isto possibilita a construção de uma identidade corporativa, bem como confiança, ao longo do tempo.

6. Humanizar a marca

Os vídeos são ótimos para mostrar aos teus seguidores as pessoas e os processos atrás do negócio, contribuindo para a transparência da marca. Quando consegues humanizar o teu negócio, ficas com uma boa representação da empresa. Se insistires em publicar apenas conteúdo relacionado com a parte comercial, as pessoas que acompanham essas publicações irão desligar-se rapidamente, porque o conteúdo não é diversificado, humanizado ou interessante o suficiente.

7. Monitorizar o engagement

Monitoriza a progressão das audiências para perceberes o que está, ou o que não está a funcionar. Quer esses vídeos sejam feitos com campanhas pagas ou apenas através de publicações orgânicas, o seu progresso deverá ser analisado para auxiliar nos próximos vídeos e estratégias de marketing.

Como é que começo a trabalhar com marketing de vídeo?

Conteúdos em vídeo mais orgânicos, com uma sensação caseira, permitem às empresas publicitar os seus produtos sem que os conteúdos se pareçam demasiado com um anúncio, o que pode gerar bons resultados. É, contudo, necessário ter em atenção a qualidade do vídeo. Um mau som, uma má imagem, podem destruir a credibilidade da tua mensagem e gerar associações negativas à tua marca. Por isso, se procuras um serviço mais profissional, a BOOMER pode ajudar!

Vê mais artigos deste Autor

Sara Madureira

Designer
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?