6 Erros comuns no desenvolvimento web e como evitá-los

6 Erros comuns no desenvolvimento web e como evitá-los

Já todos nos deparamos com um erro ou bug que nos faz querer sair de um website ou loja online. Hoje deixamos alguns dos erros mais comuns no desenvolvimento de produtos digitais e o que podemos fazer para preveni-los!
6 Erros comuns no desenvolvimento web e o que fazer para os evitar!

Em 2021, o programador Jason Grigsby, um dos co-fundadores da Cloud Four e autor do livro “Progressive Web Apps” deparou-se com um problema. Ao tentar encomendar uma refeição para o pai no website da popular cadeia de restaurantes Olive Garden, através do iPAD,  não conseguia finalizar. Por muito que fizesse scroll, não conseguia chegar ao botão de encomenda:

Já todos nos deparamos com um destes bugs: um scroll que não chega ao fim, botões que ficam escondidos por baixo de um rodapé fixo ou, um clássico, uma janela popup que NÃO QUER FECHAR. Sim, é uma experiência frustrante e que nos faz desistir.

 

No caso do Olive Garden, aquele pequeno percalço levou Jason Grigsby a querer saber mais, a querer detetar o erro e, para além disso, calcular quanto é que aquele pequeno bug estava a custar à empresa.

 

O culpado foi, depois de alguma análise, descoberto:  

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Esta linha de código causou, segundo estimativas de Jason,  mais de 8 milhões de prejuízo ao grupo Darden, que detém o Olive Garden e mais sete restaurantes… todos com websites semelhantes e, por isso, com o mesmo bug!

Não é um problema incomum e, como todos os webdesigners / developers sabem, é fácil de passar despercebido.

Quando desenhamos e desenvolvemos um website ou aplicação que vai funcionar num número incontável de ecrãs com diferentes resoluções, características e, claro, utilizadores, é fácil de nos deixarmos enganar pela nossa própria percepção e experiência.

Há diversas ferramentas online que nos auxiliam no processo de desenvolvimento e que permitem “prever” o funcionamento de um website em determinadas condições – exploramos algumas delas neste artigo – mas nem sempre são capazes de imitar a realidade com eficácia. O ideal é, sempre, testar em dispositivos reais, no maior número possível de suportes diferentes e, claro, levar a cabo sessões de testes com verdadeiros utilizadores.

ERRO 1: Não ter um CTA (Call to Action) claro e chamativo

O utilizador que navega no nosso website ou loja online tem um objetivo (saber mais, contactar-nos, pedir uma proposta, fazer uma compra, etc). A forma de chegar a esse objetivo deve ser o mais clara possível!

 

Por outro lado, quando lançamos um produto digital, temos também as nossas metas, sejam elas conseguir contactos de clientes potenciais, vender os nossos produtos ou mesmo dar a conhecer a mensagem da nossa empresa. Devemos garantir que o nosso design (e, claro, implementação!) estejam direccionados para esse objetivo.

 

Um CTA ou botão de ação deve ser chamativo, claro, direto e dizer ao utilizador exatamente o que fazer, por exemplo:

 

— CONTACTE-NOS

— PEÇA-NOS UMA PROPOSTA

— COMPRE JÁ

— FINALIZAR COMPRA

 

Exemplo de CTA no website ContiRe.Tex da Continental
A Landing Page de apresentação do novo pneu ContiRe.Tex da Continental mostra dois CTA, um mais direto ("Pedir Orçamento") e outro mais inspiracional e que apela ao sentido de missão do utilizador ("Quero fazer parte da mudança")

ERRO 2: Contactos difíceis de encontrar

Este será, provavelmente, dos erros mais comuns.

 

O utilizador que chega ao nosso website deve encontrar uma forma rápida de entrar em contacto, seja por demonstrar interesse nos nossos serviços / produtos, para colocar questões ou, quem sabe, reportar um erro técnico que encontrou ao navegar!

 

Botões como “Contacte-nos”, “Peça proposta já” no cabeçalho são muito úteis e podem ser complementados com contactos mais detalhados no footer ou numa página de Contactos dedicada.

Exemplo de contactos na Landing Page da MATFIN
Uma vez que a MATFIN opera na área financeira e de intermediação de crédito, é fundamental ter os contactos da empresa num local de destaque para mostrar transparência.

ERRO 3: Conteúdo pobre e mensagens ambíguas

Um dos erros mais frequentes das empresas é dar pouca importância ao conteúdo de um website ou loja.

 

É comum existir um grande foco no design e rapidez do website, nas boas fotografias e vídeos mas deixar de lado o conteúdo escrito, ignorando que a mensagem, a história que temos para contar é, de facto, um dos fatores mais importantes para atrair e, principalmente, fidelizar clientes, como já falamos no artigo “Marketing Emocional e o poder do storytelling.

 

Os clientes procuram, cada vez mais, sentido na suas escolhas e compras e, por isso, os conteúdos visuais devem ser trabalhados, claro, mas sempre em coerência com o mais importante: a mensagem! O que distingue esta marca / empresas das outras? O que pretendemos transmitir? Que história estamos a contar? O conteúdo apresentado no website deve ser relevante, interessante e, principalmente, transmitir a essência da marca! Neste artigo deixamos algumas dicas de Como transmitir a essência da tua marca no digital.

Exemplo da secção "Sobre Nós" no wesbite da BOOMER
A BOOMER é uma empresa jovem e informal e mostra essa sua essência na apresentação da equipa no website

ERRO 4: Website lento a carregar / navegar

As nossas exigências como utilizadores de produtos digitais são cada vez maiores, tanto em termos de rapidez como usabilidade e todos os segundos contam – literalmente! De facto, de acordo com o Google, 53% dos visitantes abandonam um website num dispositivo móvel se demorar mais de três segundos a carregar!

 

 

N’O Raio do Blog, já exploramos este tema no artigo “Importância da velocidade para o sucesso de um website”.

ERRO 5: Não otimizar a página para motores de busca (SEO)

Se um website mal concebido ou lento pode afastar rapidamente um utilizador, é o conteúdo que é o principal responsável pelo seu sucesso nos motores de pesquisa.

Embora não existam fórmulas mágicas para posicionarmos o nosso website à frente da concorrência, há um conjunto de medidas que podemos tomar para melhorar as nossas hipóteses, tal como exploramos no artigo “4 coisas que estão a comprometer a tua estratégia de SEO”.

Otimizar conteúdo, descrições, palavras-chave, tags, etc., para além de apostar na geração constante de conteúdo de qualidade, são estratégias fundamentais para garantir que os nossos potenciais clientes chegam (e ficam) no nosso website.

Aqui deixamos algumas dicas de ferramentas essenciais para ajudar a analisar (e melhorar) o SEO do teu website ou loja online.

ERRO 6: Não analisar e medir

Se prever todos os erros de design e programação é uma tarefa hercúlea, antever exatamente a forma como os utilizadores vão interagir com os produtos digitais é praticamente impossível!

 

Utilizar ferramentas de analytics para medir a performance do website é fundamental. É o melhor método para compreender se as escolhas de design foram acertadas, se os utilizadores não estão a encontrar problemas de desenvolvimento e se, no fundo, o nosso website ou loja estão a atingir os objetivos que definimos.

 

Através de uma análise cuidada e – muito importante – regular, conseguimos perceber se o utilizador faz a jornada que prevemos ou se há algum momento em que desiste e sai do website. Se os clientes escolheram o que pretendem comer, quantidade, bebidas e, no momento de finalizar, desistem… Bem, resta dizer que talvez uma análise cuidada das estatísticas dos websites do grupo Darden podia ter evitado perdas avultadas!

Exemplo de Google Anlytics

Há muitos fatores que contribuem para um maior sucesso de um produto digital (e outros tantos que podem contribuir para o seu fracasso!).

 

A criação, lançamento e monitorização / manutenção de um website ou loja online envolve várias especialidades, desde o copywriting ao analytics, passado pelo design, development, fotografia, otimização de SEO, etc. 

 

Se precisas de uma equipa multidisciplinar e com experiência nas diferentes áreas, fala connosco!

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