5 Ferramentas Úteis Para Social Media Managers

5 Ferramentas Úteis Para Social Media Managers

Descobre quais são as 5 ferramentas que consideramos úteis para qualquer social media manager.

Se és Social Media Manager, existe uma grande probabilidade de já teres sido questionado sobre como é o teu dia de trabalho.

Apesar da resposta ser complexa, porque os dias nunca são iguais e de um momento para o outro tudo pode acontecer, uma coisa é garantida, são dias preenchidos e às vezes longos.

Entre responder a e-mails, preparar conteúdos, fazer gestão de comunidades, preparar briefings e agendar publicações, às vezes (mas só às vezes) ainda sobra tempo para comer qualquer coisa. #workinsocialtheysay

Com um ritmo de trabalho acelerado, é impensável não ter ferramentas que nos ajudem a otimizar o tempo que perdemos em algumas tarefas e que simplificam alguns processos. Se para alguns, tempo, é dinheiro, para um Social Media Manager, tempo, é sinónimo de “preciso disso para ontem”.

Se chegaste até aqui é porque te identificaste com o que escrevi e andas à procura de ferramentas que te ajudem a melhorar o teu desempenho. Já que por aqui estás, deixa-te ficar e descobre quais são as 5 ferramentas que consideramos úteis para qualquer Social Media Manager.

1. Google Apps

Falo em específico do Google Docs, Google Sheets e Google Slides. Estas ferramentas da Google são excelentes aliados quando existe a necessidade passar documentos entre equipas ou quando dois colegas precisam de trabalhar no mesmo documento em simultâneo.

Para além de ser mais prático (basta partilhares uma vez o documento para que a pessoa com quem o partilhaste tenha sempre acesso à versão mais atualizada do mesmo), evitas que existam mil e uma versões do mesmo ficheiro, poupas tempo a compilar documentos e diminuis o risco de perder informação.

2. Facebook Ad Library

Se estás a planear uma campanha de paid media para Facebook e/ou Instagram, o Facebook Ad Library é a ferramenta perfeita para perceberes o tipo de publicidade que está a ser feita por outras marcas 

Para além de te dar inspiração para o teu projeto, também podes aprender com os erros dos outros – o texto não está legível? O formato não é o ideal para aquela plataforma? You name it! E, seguindo a filosofía de John C. Bogle, “learn every day, but specially from the experiences of others. I’ts cheaper!”

3. Swonkie

O tão amado gestor de conteúdos dos Social Media Managers. Esta plataforma dá-nos anos de vida! Imagina se cada vez que tivesses de fazer uma publicação nova, em cada conta que geres, tivesses de o fazer manualmente!? Nem é bom pensar…

Esta ferramenta permite fazer a gestão de várias contas num único local. Para além de conseguires agendar o teu conteúdo, dar resposta a comentários e mensagens, também podes extrair relatórios no final dos meses com a performance das tuas contas.

4. Paymo

Paymo é uma plataforma de gestão de projeto. Com ela consegues ter uma noção geral de todos os projetos que tens em aberto, podes filtrá-los por prioridades e organizar melhor o teu trabalho.

Além disso, no Paymo consegues monitorizar o tempo que demoras a realizar determinada tarefa – para quem gere equipas pode ser uma ferramenta valiosa. Consegues perceberem quanto tempo em média as equipas demoram a desempenhar determinada tarefa e assim definir melhor o tempo que precisas alocar a cada projeto.

No caso de seres freelancer, consegues medir se estás a cumprir ou não as horas que orçamentaste a cada cliente.

5. Google Trends

Mais uma ferramenta da Google! #Ups Bem, dispensando apresentações ou não, o Google Trends é uma ferramenta que nos mostra os termos mais populares e pesquisados, num passado recente. Como é que se torna útil para um Social Media Manager?

Podes encontrar palavras-chave, perceber os termos mais pesquisados, compará-los com outros temas e podes também encontrar ideias de temas interessantes para os teus conteúdos.

Vê mais artigos deste Autor

Joana Pereira

Digital Account
Se trabalhas numa agência ou se convives com alguém que trabalha, temos a certeza de que já disseste ou ouviste alguém dizer: “Ah, vida de agência!”. Se trabalhas numa agência ou se convives com alguém que trabalha, temos a certeza de que já disseste ou ouviste alguém dizer: “Ah, vida de agência!”.

Como usar o poder da inteligência emocional em agências de marketing?

Se trabalhas numa agência ou se convives com alguém que trabalha, temos a certeza de que já disseste ou ouviste alguém dizer: “Ah, vida de agência!”.

Apesar de ser uma expressão facilmente aplicada a vários contextos ou cenários, geralmente é utilizada para representar o ambiente de trabalho vivido numa agência: frenético, dinâmico, rápido, exigente e de alta pressão.

Os profissionais que trabalham em contexto de agência têm em mãos a pressão de apresentar bons resultados, mas também de gerir expectativas, clientes e emoções.

LER MAIS

Como é que o UGC pode Ajudar Marcas a Aumentar Vendas

O User Generated Content (UGC) não é novidade, mas as redes sociais transformaram a forma como é utilizado; geraram uma nova Era de influenciadores e comunidades online, onde o conteúdo dos utilizadores facilita feedback e interação. Atualmente, a autenticidade é extremamente valorizada e as marcas reconhecem o UGC como um ativo que serve como prova social, promove a interação entre consumidores e ajuda a construir confiança na marca.

LER MAIS

Anúncios de Pesquisa: boas práticas para otimizar resultados

Os anúncios de pesquisa são meios interessantes para destacar negócios online. Contudo, uma campanha bem-sucedida requer planeamento, monitorização e ajustes contínuos.
Neste artigo, partilharei algumas boas práticas para otimizar os resultados dos teus anúncios de pesquisa.

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?