5 Ferramentas Úteis Para Social Media Managers
Descobre quais são as 5 ferramentas que consideramos úteis para qualquer social media manager.
Se és Social Media Manager, existe uma grande probabilidade de já teres sido questionado sobre como é o teu dia de trabalho.
Apesar da resposta ser complexa, porque os dias nunca são iguais e de um momento para o outro tudo pode acontecer, uma coisa é garantida, são dias preenchidos e às vezes longos.
Entre responder a e-mails, preparar conteúdos, fazer gestão de comunidades, preparar briefings e agendar publicações, às vezes (mas só às vezes) ainda sobra tempo para comer qualquer coisa. #workinsocialtheysay
Com um ritmo de trabalho acelerado, é impensável não ter ferramentas que nos ajudem a otimizar o tempo que perdemos em algumas tarefas e que simplificam alguns processos. Se para alguns, tempo, é dinheiro, para um Social Media Manager, tempo, é sinónimo de “preciso disso para ontem”.
Se chegaste até aqui é porque te identificaste com o que escrevi e andas à procura de ferramentas que te ajudem a melhorar o teu desempenho. Já que por aqui estás, deixa-te ficar e descobre quais são as 5 ferramentas que consideramos úteis para qualquer Social Media Manager.
1. Google Apps
Falo em específico do Google Docs, Google Sheets e Google Slides. Estas ferramentas da Google são excelentes aliados quando existe a necessidade passar documentos entre equipas ou quando dois colegas precisam de trabalhar no mesmo documento em simultâneo.
Para além de ser mais prático (basta partilhares uma vez o documento para que a pessoa com quem o partilhaste tenha sempre acesso à versão mais atualizada do mesmo), evitas que existam mil e uma versões do mesmo ficheiro, poupas tempo a compilar documentos e diminuis o risco de perder informação.
2. Facebook Ad Library
Se estás a planear uma campanha de paid media para Facebook e/ou Instagram, o Facebook Ad Library é a ferramenta perfeita para perceberes o tipo de publicidade que está a ser feita por outras marcas.
Para além de te dar inspiração para o teu projeto, também podes aprender com os erros dos outros – o texto não está legível? O formato não é o ideal para aquela plataforma? You name it! E, seguindo a filosofía de John C. Bogle, “learn every day, but specially from the experiences of others. I’ts cheaper!”
3. Swonkie
O tão amado gestor de conteúdos dos Social Media Managers. Esta plataforma dá-nos anos de vida! Imagina se cada vez que tivesses de fazer uma publicação nova, em cada conta que geres, tivesses de o fazer manualmente!? Nem é bom pensar…
Esta ferramenta permite fazer a gestão de várias contas num único local. Para além de conseguires agendar o teu conteúdo, dar resposta a comentários e mensagens, também podes extrair relatórios no final dos meses com a performance das tuas contas.
4. Paymo
O Paymo é uma plataforma de gestão de projeto. Com ela consegues ter uma noção geral de todos os projetos que tens em aberto, podes filtrá-los por prioridades e organizar melhor o teu trabalho.
Além disso, no Paymo consegues monitorizar o tempo que demoras a realizar determinada tarefa – para quem gere equipas pode ser uma ferramenta valiosa. Consegues perceberem quanto tempo em média as equipas demoram a desempenhar determinada tarefa e assim definir melhor o tempo que precisas alocar a cada projeto.
No caso de seres freelancer, consegues medir se estás a cumprir ou não as horas que orçamentaste a cada cliente.
5. Google Trends
Mais uma ferramenta da Google! #Ups Bem, dispensando apresentações ou não, o Google Trends é uma ferramenta que nos mostra os termos mais populares e pesquisados, num passado recente. Como é que se torna útil para um Social Media Manager?
Podes encontrar palavras-chave, perceber os termos mais pesquisados, compará-los com outros temas e podes também encontrar ideias de temas interessantes para os teus conteúdos.
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Joana Pereira
Digital Account
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