Black Friday 2023: 5 Estratégias de Marketing para campanhas de sucesso!

Black Friday 2023: 5 Estratégias de Marketing para campanhas de sucesso!

Parece que ainda agora acabaram as férias de Verão, mas a Black Friday 2023 já está à porta! Se ainda não começaste a preparar a tua estratégia de vendas para este dia, nós damos uma ajuda!   Neste artigo vamos apresentar-te 5 estratégias de marketing que podes pôr em prática para gerar vendas, angariar novos clientes e fidelizar os atuais.

Há muito que a “Black Friday” deixou de ser um acontecimento que agita as vendas só nos E.U.A. Um pouco por todo o Mundo, as marcas vão aproveitando a popularidade deste dia de compras para lançarem campanhas exclusivas, descontos, ofertas, entre outras técnicas promocionais, com vista a aumentarem as suas vendas antes da época natalícia, tipicamente com mais vendas.

No ano passado, em Portugal, e segundo a REDUNIQ, cada consumidor gastou, em média, o mesmo valor de 2021 na “Black Friday” e “Cyber Monday”, mas realizou mais 5% de compras. Os setores da moda, eletrodomésticos e tecnologia, e de artigos de decoração foram os que mais procura tiveram, e representaram perto de 25% da faturação total.

Para o teu negócio ser bem-sucedido na Black Friday 2023 (24 de novembro), não te esqueças de criar ou rever o teu funil de vendas e de otimizar todos os canais para conseguires obter o maior R.O.A.S. (Return On Ad Spend) das tuas campanhas.

Confere abaixo as 5 estratégias que não podem faltar:

1. Otimiza o teu Website / Loja Online para os Motores de Busca (SEO)

O teu website ou loja online é, muitas vezes, o primeiro contacto dos potenciais clientes com a tua empresa, seja através de uma pesquisa no Google por determinada keyword ou através de um clique num anúncio.

Não basta investir em anúncios, é preciso que o teu website esteja otimizado para os motores de busca (ao nível dos conteúdos, velocidade e processos, por exemplo), caso contrário podes não conseguir posicionar o teu website nos resultados orgânicos (ranking) e afetar o seu desempenho, sendo penalizado com um baixo GQS (índice de qualidade do Google) que terá impacto negativo no CPC (custo por clique), concorrência, etc.

Neste sentido, na Black Friday 2023 é fundamental implementar medidas frequentes de SEO, nomeadamente, trabalhando as palavras-chave associadas à marca, produto ou serviço; testando e otimizando a velocidade do site; melhorando e simplificando os processos de checkout; desenvolvendo e atualizando as páginas, etc., como vimos no artigo “4 Coisas Que Estão a Comprometer a Tua estratégia SEO”

No caso do e-commerce é crítico assegurar que a plataforma é estável e com capacidade para um aumento considerável de visitas, sob pena de a loja online ficar “em baixo” durante a campanha.

2. Aposta na tua presença nas Redes Sociais

Como vimos no artigo “a importância das Redes Sociais para o Marketing”, muitas marcas utilizam as redes sociais para fortalecerem a relação que têm com os seus clientes. Na verdade, ter uma forte presença nos canais digitais faz a diferença na hora da escolha porque, mais do que um bom preço, o cliente deve sentir segurança e confiança no produto que vai comprar!

A Black Friday é uma época muito exigente e, por isso, é fundamental começares a fazer o planeamento dos conteúdos a publicar nas tuas redes sociais com a máxima antecedência. Não te esqueças que este conteúdo deve criar valor para os teus seguidores, não se focando apenas no objetivo “vendas”.

Com mais de mil milhões de utilizadores activos por mês, o TikTok é atualmente a rede social de e-commerce mais popular, capaz de impulsionar a procura de compras através de vídeos. Portanto, as marcas devem aproveitar esta excelente oportunidade para impulsionar as ofertas da última temporada no TikTok.

Recomendamos ainda que definas uma estratégia dirigida ao mobile (lembra-te que a maioria dos acessos às redes sociais são feitos através dos dispositivos móveis), criando campanhas específicas para mobile, por exemplo, no TikTok. Com uma boa estratégia de Video marketing poderás destacar os produtos em promoção na Black Friday 2023 (por exemplo, com um teaser com um máximo de 30 segundos); sugestões de prendas para amigos e família (antecipar as compras de Natal); agradecimento aos clientes pela fidelidade, etc.

Não te esqueças também da importância do apoio ao cliente através destes canais – sabias que responder a uma mensagem de um cliente nos primeiros 5 minutos aumenta a taxa de conversão em 70%?

 

A Ulta Beauty contratou a influenciadora do TikTok @mikaylanogueira, que tem 2,9 milhões de seguidores, para criar conteúdos nativos da aplicação e promover os saldos da Black Friday da marca. (Fonte: TikTok)

3. Impacta os teus subscritores com campanhas de Email Marketing eficazes

O E-mail Marketing continua a ser um excelente canal de divulgação da tua marca ou produto com taxas de eficácia bastante superiores às de outros canais, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa! Com uma boa estratégia de email marketing podes impactar os teus subscritores em diferentes etapas do funil, com emails simples e diretos. Aqui ficam algumas ideias para as tuas campanhas:
  • Enviar emails “teaser” nas semanas anteriores à “Black Friday” aos teus subscritores para que possam aproveitar as campanhas preparadas para aquele dia;
  • Apostar em copy que desperte FOMO – Fear of Missing Out (“countdown”, “Só Hoje”, “24 horas para aproveitar”, “Oferta imperdível”, etc.)
  • Criar automatismos de monitorização de “carrinhos abandonados” para que os utilizadores que não concluíram as suas compras possam voltar ao site e fechar a compra;
  • Enviar um email de agradecimento após a entrega da encomenda (até 5 a 7 dias após) e pedir uma review da experiência de compra e dos produtos recebidos.
Precisas de ajuda para criar as tuas campanhas de email? Dá uma vista de olhos no artigo “Email marketing: 10 dicas valiosas”  
Exemplo de campanha de email marketing realizada pela Perfumes e Companhia

4. Personaliza a tua Comunicação com SMS Marketing

As SMS são, muitas vezes, consideradas pouco eficazes nas estratégias de marketing. Mas será mesmo assim?

Estudos recentes confirmam que as mensagens de texto enviadas por marcas com lojas online têm uma taxa de abertura de 99% – com a maioria dos destinatários a abrirem as mensagens nos 90 segundos seguintes!

Uma mensagem personalizada com um link direto para a oferta é simples e eficaz. Para além disso, poderá ser utilizado como complemento ao processo de compra, desde a compra até à entrega da encomenda ao cliente.

Exemplo de campanha de SMS marketing realizada pela MediaMarkt

5. Investe em Publicidade Online com retorno

A “Black Friday” é um dos momentos do ano em que as marcas mais investem em publicidade online, por isso, é importante estares preparado para enfrentar a concorrência!

Ao investires em anúncios no Facebook, Instagram ou Google, é importante fazeres uma boa segmentação do teu público; apostares em formatos de anúncios diferenciadores, como o vídeo, como já vimos neste artigo; criar conteúdos específicos para esta campanha; e ter uma estratégia de remarketing bem definida, sobretudo para quem visitou o teu site nos últimos 30 dias!

Mesmo em uma altura como a Black Friday 2023, com pouco investimento é possível ter um bom retorno, portanto é fundamental medires os teus resultados. Para além do impacto direto nas vendas, os anúncios também te vão ajudar a aumentar o alcance dos posts orgânicos e a estimular a interação e criação / gestão de comunidades nas redes sociais.

Exemplo de campanha de Instagram Ads realizado pela Happy Socks
Em  resumo, não te esqueças que as campanhas da Black Friday só serão eficazes se estiverem integradas numa estratégia multichannel, ou seja, com comunicação em todos os touchpoints dos clientes com a tua marca, como vimos no artigo “Omnichannel – 3 dicas que podem salvar a tua empresa”. Esperamos que este artigo tenha sido útil e que a tua campanha de Black Friday 2023 seja um sucesso! Se precisares de ajuda para traçar a tua estratégia ou dar vida às tuas campanhas, já sabes que podes contar com os nossos especialistas na Boomer!

“Failing to prepare is preparing to fail” – Benjamin Franklin

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CEO
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