10 estratégias de SEO para otimizares o teu Instagram
Provavelmente, já ouviste falar de SEO, isto é, Search Engine Optimization (otimização para motores de busca). Este conjunto de estratégias de Marketing está muito associado a websites, blogs e à produção de conteúdo no geral, mas o que nem sempre nos lembramos é que o SEO é extensível a redes sociais como o Instagram.
Trabalhar estratégias de SEO nesta plataforma não é muito diferente daquilo que já se faz para websites. Afinal, todos queremos que o perfil do nosso negócio apareça nos primeiros resultados na caixa de pesquisa do próprio Instagram! Longe vai o tempo em que os utilizadores descobriam conteúdos apenas por intermédio das hashtags ou da página Explorar. Atualmente, quando procuram tipos específicos de conteúdo, optam pela Pesquisa. Convém, por isso, perceber que o Instagram divide as suas pesquisas em Topo (conteúdo relevante), Contas, Áudio, Etiquetas (hashtags) e Locais.
O Hootsuite fez uma experiência chamada “Instagram SEO vs. Instagram hashtags” e concluiu que os posts otimizados para SEO tiveram um alcance 30% superior e o dobro dos likes. Assim, não deves descurar esta estratégia que te permite poupar dinheiro em publicidade online e marketing tradicional através do posicionamento orgânico que, por sua vez, gera tráfego.
Preparado(a) para as nossas dicas?
1. Conhece a palavras-chave
Como em qualquer boa estratégia de SEO, deves conhecer as palavras-chave certas para o teu negócio e que aumentam as chances de seres encontrado dentro da rede social.
No entanto, nenhuma plataforma gosta do uso exagerado e despropositado de palavras-chave a fim de manipular os mecanismos de pesquisa. Usa-as de forma sábia e estratégica!
2. Nome do Instagram
Escolhe um handle (@username) e nome no Instagram que seja relevante na tua área de atividade e que as pessoas usem para pesquisar contas como a tua.
Incorporar uma palavra-chave primária no teu handle e/ou nome de utilizador pode aumentar as tuas hipóteses de apareceres em pesquisas relevantes.
3. Biografia atrativa
A biografia do teu perfil é um ponto fundamental na tua estratégia de SEO, uma vez que permite incluir as palavras-chave e termos de pesquisa relevantes. Usa a tua biografia para fornecer contexto aos visitantes e aos bots. Para tal, faz estas perguntas a ti próprio: o que é o teu negócio?; que conteúdos as pessoas podem esperar encontrar na tua grid?; faz sentido adicionar um local à minha biografia?
4. SEO no texto alternativo
O texto alternativo no Instagram é uma descrição textual de uma imagem ou vídeo que torna o conteúdo acessível a pessoas com deficiência visual. Também fornece uma descrição do conteúdo caso a imagem não carregue. Além disso, essa descrição também é importante para SEO porque ajuda o Instagram a entender melhor o que está no teu conteúdo e, portanto, a entender melhor o que é relevante para uma pesquisa específica.
5. Não ignores as hashtags
O Instagram considera as hashtags como uma espécie de palavras-chave que ajudam os utilizadores a descobrirem conteúdo relevante marcado/associado a essa hashtag. Por isso, identifica as hashtags relevantes para o teu negócio e para produtos/serviços específicos.
Embora o Instagram permita até 30 hashtags, tal não significa que devas sobrecarregar os teus posts com #. O Hootsuite sugere 11 hashtags como número ideal, mas esta informação não foi confirmada pelo Instagram. Também se considera que o Instagram penaliza o uso repetitivo das mesmas hashtags constantemente.
Além disso, o Instagram privilegia as contas com maior engagement e quanto maior o interesse que gerares no público e respetivas interações, melhor o teu posicionamento em cada hashtag também.
Por isso, testa e monitoriza os teus resultados. Por exemplo: há horários em que as tuas publicações conseguem melhores resultados? Se sim, equaciona publicar nesses horários e opta sempre por criar conteúdos de qualidade que realmente captem a atenção do público.
6. Cuidado com o shadowban!
Se não cumprires as guidelines do Instagram podes aparecer menos ou não aparecer de todo. A este “fenómeno” dá-se o nome de Shadowban e já te falamos dele aqui. Se não queres ser “castigado(a)” pela plataforma, não utilizes as hashtags proibidas pelo Instagram, nem tentes aumentar os teus resultados de forma ilícita.
7. Incentiva a marcação
Outra maneira de aumentares as possibilidades de descoberta no Instagram é através da marcação, isto é, quando outros perfis identificam a tua conta nos posts ou stories. As pessoas que seguem esses perfis podem carregar nessas identificações e, assim, chegar até ao teu perfil.
Podes, portanto, incentivar os teus clientes a identificarem-te nas fotografias em que estão a usar os teus produtos, por exemplo.
e não cumprires as guidelines do Instagram podes aparecer menos ou não aparecer de todo. A este “fenómeno” dá-se o nome de Shadowban e já te falamos dele aqui. Se não queres ser “castigado(a)” pela plataforma, não utilizes as hashtags proibidas pelo Instagram, nem tentes aumentar os teus resultados de forma ilícita
8. Aproxima-te de influencers
Os influencers de cada nicho contam com uma audiência que se interessa por determinados temas e que, consequentemente, está recetiva a conteúdos relacionados com esses temas, vindos dessa pessoa tida como “influente”/credível no setor.
Assim, equaciona apostar em Marketing de Influência e numa associação a perfis que já de si geram muito tráfego organicamente. Sabe mais aqui, neste artigo d’O Raio do Blog.
9. Adiciona legendas automáticas aos teus vídeos
Está algo escondida… mas está lá! Quando carregas vídeos para o teu perfil, nas Definições Avançadas, podes encontrar a opção “Mostrar legendas”. Estas são geradas automaticamente pelo Instagram e, além de permitem que mais pessoas entendam o teu vídeo (e já falamos de acessibilidade em websites aqui), ajudam o algoritmo a entender do que se trata o teu conteúdo.
10. Sê consistente!
Não basta cumprir os pontos anteriores todos, só que de vez em quando! Consistência é a palavra de ordem em qualquer rede social. O algoritmo precisa de um empurrãozinho para perceber ao que deve associar a tua marca e apresentar o teu conteúdo nas categorias certas.
Produzir conteúdo de forma consistente ajuda a obter classificações mais altas e faz com que o teu perfil apareça mais vezes na lista de perfis sugeridos a pessoas que seguem outras páginas do mesmo nicho que a tua.
Posto isto, salientamos que ter uma boa estratégia de SEO no Instagram não significa que deves descurar quer as outras redes sociais, quer outras estratégias. O Marketing Digital deve ser pensado como um todo e, por isso mesmo, estamos aqui para te ajudar com a definição da tua estratégia!