Marketing Pessoal: Como construíres a tua marca em 5 passos

Quantas vezes já ouviste alguém dizer “não sou bom a vender o meu trabalho” ou então “fico nervoso(a) quando tenho que falar sobre mim e sobre as minhas qualidades”? Provavelmente, muitas vezes!
Eu já ouvi estas frases muitas vezes – confesso que eu própria já as proferi em algum momento da minha vida! Enquanto profissional formada em Marketing, posso garantir-te que não tive nenhuma disciplina que me munisse de ferramentas para “saber vender o meu trabalho” ou “falar de forma confiante sobre mim”. Sinto que, em Portugal e nas escolas, ainda há um longo caminho a percorrer neste sentido. Mais do que dotar os alunos de conhecimentos sobre determinada disciplina (as chamadas hard skills) é importante dotá-los de competências de comunicação, de resolução de problemas, de liderança… as designadas soft skills.
- Quando um aluno termina os seus estudos e vai à procura de emprego, qual o plano a seguir?
- Quando um profissional quer mudar de emprego ou até mesmo de área, quais os passos que deve dar?
- Quando um empreendedor quer lançar o seu próprio negócio, como se deve apresentar no mercado?
- Quando um empresário quer aumentar as vendas da empresa, como pode trabalhar a imagem e ganhar a confiança do seu público?
Todos nós, em algum momento da nossa vida, já nos deparamos com estas dúvidas, certo? A verdade é que a resposta será certamente diferente de pessoa para pessoa, mas uma coisa é certa: todos precisam de uma marca forte para alcançarem os seus objetivos. E não é apenas uma necessidade, é uma obrigação!
É inegável que as ações de marketing pessoal ou personal branding, como é designado em inglês, são extremamente importantes para todos os profissionais e para os seus objetivos.
O Marketing Pessoal consiste num conjunto de estratégias
cujo objetivo é criar uma perceção positiva
acerca de uma pessoa ou profissional.
Esta ferramenta, quando bem utilizada, ajuda a transformar pessoas em referências ou autoridades, ou seja, pessoas que influenciam outras pessoas estrategicamente. Esta é a base do sucesso dos influencers das redes sociais, mas sobre isso falamos neste artigo d’O Raio do Blog!
Num mundo cada vez mais competitivo, no qual estamos constantemente expostos a inúmeras mensagens, através dos diferentes canais, é fundamental ter uma estratégia para se destacar da multidão. Com uma marca forte, é mais fácil alcançar os objetivos, construir relações duradouras com clientes, colegas de trabalho ou até mesmo com uma comunidade de pessoas que partilham a mesma profissão ou hobby e afirmar-se como uma referência ou autoridade em determinada área.
Reunimos neste artigo os 5 principais Passos para pores em prática a tua estratégia de Marketing Pessoal:
1. Cria a tua marca
Pára tudo! Antes de cliques, posts e candidaturas, faz perguntas essenciais:
Quem és?
O que és / não és capaz de fazer (e do que gostas / não gostas)?
Com que valores te identificas?
Onde te vês daqui a 5 anos?
Se ainda não tens experiência real, isso não é desculpa! É importante saberes bem o que queres e, acima de tudo, quais são os teus inegociáveis!
Escreve essas respostas. Define um plano. Escolhe uma imagem não só visual, como também comportamental que te represente. Escolhe a “voz” com que vais comunicar. E mantém isso. C-O-E-R-Ê-N-C-I-A é chave!
Não te esqueças que uma marca forte se constrói com base na autenticidade, na verdade e na consistência.
2. Define a tua presença online
Sabias que 70% dos empregadores visitam as redes sociais dos candidatos antes de contratá-los? As redes sociais são canais de oportunidades acessíveis a todos os profissionais. Para tirares vantagem delas, precisas de compreender como funcionam e fazer um bom trabalho de produção de conteúdos. Porque, afinal, é disso que se trata!
Ter conta no LinkedIn (ou outra rede) não chega. Tens de criar conteúdos. Mostrar curiosidade, partilhar pequenos insights de estudo, falares sobre temas da tua área. Nem precisa de ser um artigo: pode ser um post sobre algo que assististe num webinar, sobre uma ferramenta que testaste… tudo o que possa mostrar quem és e o que fazes (ou gostavas de fazer).
Se quiseres escrever mais cria um blog, faz guest posts. Se tiveres à-vontade com a câmera, faz vídeos curtos. O que interessa é consistência e relevância para quem te pode contratar.
3. Faz networking
As relações pessoais e profissionais são os pilares fundamentais do marketing digital. Ter uma boa rede de contactos é o ponto de partida para conseguires estabelecer contacto com um potencial empregador ou até mesmo para angariares clientes.
O networking do “ir aos eventos para pôr no CV” já era. Participar por participar não acrescenta.
Escreve diretamente a profissionais da área que admiras, comenta os seus posts no Linkedin. Acrescenta valor. Participa ativamente em grupos online. Comenta, partilha, cria conversa genuína.
Fazer contato real constrói reputação. E reputação vale mais do que ir a dezenas de eventos só para dizer “eu fui”.
4. Promove o teu trabalho
O teu portefólio não precisa de ser criado em empresas. Cria projetos paralelos:
um site fictício ou criado para uma IPSS;
um estudo de mercado sobre algo que te interesse;
um workshop que fizeste para amigos ou grupos online;
um artigo com críticas construtivas a uma marca ou ferramenta (sem falar nisso nem antes).
Humaniza. Fala das tuas dores, do que te bloqueou, do que aprendeste. Mostra-se vulnerável ajuda a criar empatia. Quando chegares ao primeiro estágio ou emprego, vais partir de um lugar de quem sabe aprender e crescer — e quem contrata isso sabe reconhecer.
5. Testa, monitoriza os resultados e ajusta
Por último, testa, mede os resultados e ajusta! Aprende com o que correu bem, mas também com o que correu menos bem. Identifica os conteúdos que geram mais interação com o teu público ou a abordagem comercial que angariou mais negócio. Testar, testar, testar é a palavra de ordem!
Uma marca forte não se constrói da noite para o dia. É preciso ser resiliente e, sobretudo, aprender com os erros! Falhar é, na maioria das vezes, a melhor forma de a vida nos colocar no caminho certo e não uma prova de insucesso. Nunca te esqueças que “não podes mudar o vento, mas podes sempre ajustar as velas”!
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Marisa Coutinho
CEO

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