5 Principais Tendências de Marketing Digital para 2024
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Quantas vezes encontras problemas para os quais não consegues descobrir soluções? Nessas alturas, a criatividade é a resposta de que precisas!
Quantas vezes encontras problemas para os quais não consegues descobrir soluções? Nessas alturas, a criatividade é a resposta de que precisas! Hoje, vamos falar-te sobre uma das principais técnicas de criatividade que podes usar para responder eficientemente a esses problemas mais complexos de uma forma criativa e inovadora: o Creative Problem Solving (CPS).
Este processo foi originalmente desenvolvido por Alex Osborn e Sid Parnes em 1940, na mesma altura em que foi criado o processo de brainstorming por Osborn, que nos dias que correm é um dos métodos criativos mais usados no mundo para gerar ideias.
A aplicação deste processo parte de dois pressupostos gerais:
O processo de CPS está dividido em 3 grandes fases:
Na primeira fase, deves preocupar-te com definir qual é o teu verdadeiro desafio, o que é que queres resolver, quais são os teus objetivos concretos, procurar aquilo que é mais importante. De seguida, deves encontrar o máximo de informação possível acerca do teu desafio, procurar os factos e que tipo de ações já foram tomadas anteriormente. Por último, deves identificar qual é o problema concreto, definir bem a questão à qual pretendes responder.
Nesta fase, o primeiro passo consiste em conseguires gerar o máximo de ideias possíveis para o teu problema. Para tal, podes usar o brainstorming que te irá permitir chegar a essa lista de ideias. Perante esta lista, deves agora definir os critérios de análise dependendo da circunstância do problema que estás a trabalhar e chegar às ideias mais promissoras.
Chegado à última fase do processo, deves agora pegar nas ideias mais promissoras e tentar perceber como é que as podes melhorar de modo a poderes aplicá-las na realidade e perceber também como é que podes testá-las no mundo real. Concluído esse processo, agora está na hora de saberes como é que as vais aplicar no teu problema, quem o vai fazer, onde, quando… O último passo passa por analisar os resultados das tuas soluções e trabalhar com esses resultados.
Durante o uso deste processo criativo são praticados dois modos de pensamento que deves ter em conta: Pensamento Divergente e Pensamento Convergente.
Por um lado, o pensamento divergente diz-nos que devemos pensar fora da caixa, combinar ideias de forma invulgar, criar ideias e soluções que fujam do paradigma habitual. Para aplicar este modo de pensar deves afastar qualquer tipo de julgamento das tuas ideias e procurar a quantidade ao invés da qualidade.
Por outro lado, o pensamento convergente segue-se depois do pensamento divergente e, por isso, devemos analisar os resultados obtidos através de critérios que tu próprio podes delinear e partir para uma perspetiva mais crítica e realista perante as tuas ideias. Em oposição ao pensamento divergente, para aplicar este modo de pensamento tens agora de procurar melhorar as ideias obtidas, ser criterioso e estabelecer uma ligação realista entre as tuas ideias e os teus objetivos.
Agora que aprendeste a parte teórica, é altura de “meter as mãos na massa”. Estás pronto para usar este processo nos problemas que te aparecerem pela frente nos próximos tempos!
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