Como criar campanhas de Facebook Ads – O guia completo

Facebook Ads é a primeira opção de vários negócios que procuram promover as suas empresas, produtos ou serviços.

 

A sua atratividade deve-se, essencialmente, ao facto de existirem mais de 2 mil milhões de utilizadores ativos mensalmente no Facebook, Instagram e outras tecnologias Meta, que possibilitam o alcançar de uma larga audiência eficazmente, em contexto publicitário, colocando os negócios mais próximos dos seus públicos-alvo.

 

Contudo, criar uma campanha de sucesso no Facebook pode não ser uma tarefa fácil, especialmente para quem nunca trabalhou com a plataforma antes.

 

Tendo isto em consideração, elaboramos este guia completo onde encontrarás informações importantes sobre a ferramenta, fatores a considerar durante a criação da campanha e os passos essenciais para montares a tua campanha de Facebook Ads.

 

Se queres saber mais, continua a ler.

O que é o Facebook Ads?

Antes de mergulharmos para a parte onde explicamos como criar uma campanha, vamos explicar-te o que é o Facebook Ads e como funciona o seu algoritmo.

 

No que diz respeito à ferramenta, podemos defini-la como a plataforma de publicidade do Facebook, que permite aos anunciantes promover os seus produtos, serviços ou negócios através de anúncios na rede social.

 

A plataforma disponibiliza várias opções de formatos de anúncios e opções de segmentação que ajudam os anunciantes a direcionar as suas campanhas para as pessoas certas, as que têm maior probabilidade de se interessar por aquilo que estamos a promover.

Algoritmo do Facebook: o que é e como funciona

O algoritmo do Facebook é o motivo de muitas dores de cabeça de gestores de redes sociais, gestores de tráfego e dos utilizadores no geral. No entanto, não há como ignorá-lo e se queremos que as nossas ações de marketing produzam efeitos, devemos compreender como a máquina funciona.

 

Podemos, então, definir o algoritmo como um conjunto de regras que classificam os conteúdos na plataforma. É através desta classificação (a que plataforma chama de classificação personalizada) que é determinada a ordem e os conteúdos que o utilizador vê sempre que acede à rede social.

 

Resumidamente, para determinar a ordem e os conteúdos do feed, o algoritmo recorre a 4 passos:

  • Inventário
  • Sinais
  • Previsão
  • Relevância

Agora que já conheces um pouco mais sobre a plataforma e o seu poderoso algoritmo, está na hora de passarmos à ação! 

 

Pronto para explorar as campanhas publicitárias? 😁

O que precisas para criar a tua primeira campanha?

Em primeiro lugar, precisas de ter uma página no Facebook e uma conta de anúncios. Depois de concluídos estes dois passos, estás apto para começar a criar os anúncios, no Gestor de Anúncios da Meta. É através desta ferramenta que vais poder criar, gerir e monitorizar os anúncios.

 

Agora, vamos compreender como estão organizados os anúncios. A estrutura é bastante simples e é composta por três níveis:

 

1. Campanha
2. Conjunto de anúncios
3. Anúncio

Preparado para criar a tua primeira campanha? 😉

Passo-a-passo para criar a tua campanha, dicas e notas:

1.º Passo: Escolher o objetivo
2.º Passo: Definir o orçamento
3.º Passo: Público-alvo
4.º Passo: Escolher os posicionamentos (feed, stories, coluna da direita do Facebook, explorar negócios do Facebook, explorar do Instagram, caixa de entrada do Messenger, etc….)
5.º Passo: Criar o anúncio

 

Algumas dicas e notas:

 

  • Certifica-te que os criativos estão otimizados para cada posicionamento (não só em relação a tamanhos, mas também a composição da peça);
  • Edita os anúncios apenas quando saírem da fase de aprendizagem;
  • Define orçamentos realistas, nem demasiado baixos nem demasiado inflacionados;
  • Não limites demasiado os posicionamentos do anúncio;
  • Descarrega a app do Gestor de Anúncios e monitoriza as tuas campanhas através do teu telemóvel;
  • Confirma se as informações dos negócios estão devidamente preenchidas na zona de faturação;
  • Adiciona um método de pagamento alternativo à tua conta de anúncios e evita que os teus anúncios sejam suspensos por falha de pagamento;
  • Se pretendes fazer anúncios para divulgar ofertas de emprego, empréstimos automóveis, anúncios sobre questões sociais, anúncios de agências de imobiliárias, entre outros, deves identificá-las como campanhas de categoria de anúncios especial. As campanhas de anúncio especial garantem que as normas de publicidade da plataforma são cumpridas e têm requisitos específicos;
  • Verifica o teu domínio no Facebook para evitares que a tua conta seja bloqueada e nunca uses o mesmo cartão de crédito que tenha sido utilizado antes numa conta bloqueada!

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Joana Pereira

Digital Account

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