“Soluções”, a nova automação personalizada do Google Ads

“Soluções”, a nova automação personalizada do Google Ads

Neste artigo, vais ficar a perceber tudo aquilo que é importante no que toca ao novo plugin do Google Ads, desde o que é a como implementá-lo.

O Google ADS (antigo Google ADWords), de uma forma bem sucinta, é uma ferramenta da Google e é usada com o intuito de lançar anúncios, com possibilidade de os analisar, isto sabendo que também é a maior ferramenta de links patrocinados da internet.

No que consiste as “Soluções”

A “Soluções” é uma nova ferramenta gratuita do Google Ads, que foi projetada para agilizar a gestão de campanhas e para automatizar as tarefas de todos os anunciantes.

“Solutions is a simple and straightforward script that can be used by anyone, regardless of their technical expertise,” afirmou a Google num dos seus anúncios. A ferramenta foi delineada para ser fácil de usar por todos, independentemente de sua formação técnica, seja ela elevada ou até mesmo inexistente. 

Ou seja, mesmo que não entendas nada deste assunto, pelo menos vais conseguir recolher e colocar informações ou anúncios, podendo depois analisá-los de forma clara.

Quais são os seus principais recursos?

Este novo plugin disponibiliza-te diversas opções de personalização para a criação de relatórios, permitindo-te filtrar os dados por diversas dimensões.

Com isto, também podes definir orçamentos flexíveis, gerir listas de palavras-chave negativas, classificar dados por métrica e exportar relatórios em formatos como CSV e XLSX.

Quais são os seus maiores benefícios?

Na sua grande maioria, as atualizações vêm para acrescentar e melhorar as respetivas plataformas. No caso das “Soluções”, não é diferente e, tendo isso em conta, destacamos os seguintes benefícios:

  • Facilidade de uso;
  • Personalização;
  • Eficiência;
  • Precisão.

Contudo, na utilização da API do Google, ela é capaz de extrair os dados de uma forma direta, de todas as contas dos utilizadores associados ao Google Ads, tornando os relatórios cada vez mais precisos e posteriormente atualizados.

De certa forma, este processo automatizado vai-te fazer economizar muito tempo e esforço na gestão das tuas campanhas.

Tipos de Soluções

Esta nova atualização veio para nos fornecer uma grande variedade de modelos de automação pré-construídos que acabam por atender a vários aspetos da gestão de campanhas.

Entre estes modelos encontram-se:

  • Resumo da conta: gera um relatório do desempenho de uma conta do Google Ads;
  • Relatórios de desempenho: gere relatórios abrangentes sobre o desempenho da conta e dos anúncios• Relatórios de desempenho: gere relatórios abrangentes sobre o desempenho da conta e dos anúncios;
  • Deteção de anomalias: recebe alertas por e-mail quando o desempenho da conta se desviar significativamente do que é habitual;
  • Validação de URL: certifica-se que todos os URL em anúncios e palavras-chave funcionam corretamente;
  • Otimização de orçamento: ajusta automaticamente os orçamentos das campanhas com base nos esquemas de distribuição personalizados;
  • Gestão de palavras-chave negativas: simplifica o tratamento de palavras-chave negativas em todas as campanhas.

Estes modelos podem ser personalizados tendo em conta as tuas necessidades, fazendo com que, mais uma vez, não percas muito tempo na gestão manual das campanhas.

Como implementar

Tal como referido anteriormente, este plugin veio para agilizar toda a tua experiência com a plataforma e, como podes esperar, usá-lo não deve ser um processo de outro planeta.
Tendo isso em conta, confere por ti mesmo e vais perceber como é simples:

  1. Entra em qualquer browser que te permita aceder ao Google Ads;
  2. Após entrares no Google Ads, vai ao ícone das “Ferramentas”;
  3. No menu suspenso “Ações em Massa”, seleciona o botão “Soluções”;
  4. Clica no botão que tem um “+”;
  5. Escolhe o tipo de solução que desejas;
  6. E clica em “Criar Novo”;
  7. Dá um título/Nome à solução em “Nome da solução”;
  8. Personaliza as configurações à tua maneira;
  9. Guarda a solução configurada;
  10. E aproveita os benefícios dos recursos automatizados!

Depois de tudo, para verificares ou teres uma noção se as soluções foram executadas com sucesso:

  1. Vai à seção “Histórico de soluções” onde poderás analisar todas as que já implementaste.

Caso queiras editar uma solução já existente, tem os seguintes passos em conta:

  1. Vai até “Ações” da solução que pretendes;
  2. Clica em “Opções”;
  3. No menu suspenso que aparecer, clica em “Editar”.

Caso queiras rastrear todas as alterações que fizeste, basta:

  1. Ires à aba das “Alterações”.

Se eventualmente quiseres ou te lembrares de que queres apagar uma solução, basta:

  1. Ires novamente à aba de “Ações”;
  2. Clicar em “Opções”;
  3. E no menu que aparecer clica em “Remover”.

Como podes perceber, é mesmo simples! E com o tempo vais perceber que de facto esta ferramenta facilitou e agilizou o processo de evolução da tua empresa, ou até mesmo o teu.

O desenvolvimento e a implementação de “Soluções” no Google ADS acaba por ser mais um passo fundamental para a simplificação da gestão das campanhas.

Para todos os que lá anunciam, ou que eventualmente venham a anunciar na plataforma do Google, é importante que explorem os vários modelos de automação disponíveis, de forma que os adaptem tendo em conta as suas necessidades especificas.

Um conselho que vos podemos dar é o de monitorar o desempenho de formar regular para garantir essencialmente bons resultados.

Caso pretendas obter mais informação referente às soluções, clica aqui.

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Jorge Silva

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