SEO para Pinterest: 7 dicas infalíveis!

SEO para Pinterest: 7 dicas infalíveis!

SEO para Pintest - dicas

Depois de te falarmos sobre estratégias de SEO para Instagram, estamos de volta com estratégias de SEO para Pinterest.


Em primeiro lugar, e ao contrário do que se possa pensar, salientamos que o Pinterest não é uma rede social, mas antes uma plataforma de pesquisa visual que podes utilizar quando procuras inspiração. Tendo em conta que, segundo dados do DataReportal, o Pinterest contava com 2,06 milhões de utilizadores em Portugal, no início de 2023, deves ponderar se faz sentido que o teu negócio marque presença nesta plataforma.


A verdade é que, ao contrário das redes sociais – mais imediatas –, o conteúdo existente no Pinterest fica para consulta futura, de forma bastante organizada (por pins e álbuns), e também aqui podes aplicar técnicas de SEO, o que aumentará as chances de o teu negócio ser encontrado por lá, de forma orgânica.


Também aqui a pesquisa é feita através de palavras-chave e, se o teu conteúdo estiver dentro das keywords procuradas, aparecerá mais rapidamente aos utilizadores. Isto aumenta as chances de a tua marca ser lembrada no futuro, até porque os utilizadores que gostarem do teu conteúdo podem guardar esses pins nas suas pastas pessoais.


Sobretudo se tens um negócio mais direcionado para um público feminino (77,6% dos utilizadores do Pinterest em Portugal são mulheres!), confere as dicas que preparamos para ti! E se o teu negócio, à partida, não é “compatível” com o Pinterest, lê o nosso artigo e no final conversamos!

1. Opta por um perfil business

À semelhança do que acontece noutras plataformas, o Pinterest permite criar um perfil pessoal ou uma conta de empresa.

A conta business – especialmente criada para empresas, marcas e criadores de conteúdo – dá-te acesso a uma série de ferramentas avançadas, como o Pinterest Analytics, o Pinterest Ads Manager (tráfego pago, de que falaremos noutra altura) e os Rich Pins (pins avançados, que apresentam o logo e o nome do teu site). O algoritmo do Pinterest prioriza estas contas, tidas como mais confiáveis.

 

Nota: se alterares a tua conta pessoal para uma conta de empresa, fica descansado, os teus pins manter-se-ão!

2. Escolhe um nome de utilizador compatível com SEO

O teu nome de utilizador vai ser incluído no URL do teu perfil, então considera um nome que seja fácil de encontrar caso o teu cliente esteja à procura do teu negócio. Sempre que possível, deves privilegiar URL amigáveis, tanto nas redes sociais como noutras plataformas.

3. Usa keywords na biografia da tua página

Além de os utilizadores do Pinterest poderem encontrar os teus conteúdos através de pins, eles podem também chegar às tuas publicações através das palavras-chave que colocaste na biografia da tua página profissional.Quais são as palavras-chave do teu nicho? Uma boa forma de saberes o que as pessoas procuram passa por começares a escrever as tuas palavras-chave/termos de pesquisa na barra de pesquisa do Pinterest e perceber como é que os utilizadores procuram por certos assuntos nesta plataforma.

4. Organiza os teus álbuns

Sendo o Pinterest composto por pins que, por sua vez, estão associados a álbuns, procura separar os teus pins por finalidade e público. Estruturá-los de forma conveniente vai ajudar os utilizadores do Pinterest a irem diretos ao que procuram, além de te ajudarem a categorizar o conteúdo por palavras-chave, o que, já sabemos, ajuda bastante a nível de SEO!

O que também ajuda a nível de otimização são as descrições dos pins, porque te ajudarão a dar contexto ao Pinterest para que encontre os teus pins.

Tenta não ser aquele vendedor “chato” que a cada pin está a tentar vender algo. No Pinterest, o conteúdo interativo e/ou divertido tende a funcionar melhor!

5. Cria pins (chamativos) regularmente

Esta é daquelas coisas que vais ler/ouvir relativamente a todas as redes sociais plataformas: é preciso consistência! Publica três a quatro vezes por semana, o que vai aumentar as chances de o teu negócio ser visto organicamente.

No caso das contas de empresa, é possível agendar até 100 publicações futuras com até 30 dias de antecedência, através do computador.

Além da consistência, o conteúdo deve ser apelativo e relevante, claro! Ou não fosse esta uma plataforma claramente visual…

É ainda fundamental para o SEO do teu Pinterest que trabalhes com títulos chamativos. Quanto mais atraente for o teu conteúdo, maior a probabilidade de gerar interesse no público, ser guardado, e subir no posicionamento deste motor de busca.

6. Está atento aos formatos preferidos do Pinterest

Confirmar o domínio do teu site no Pinterest pode ajudar a melhorar os teus resultados, uma vez que a confirmação de um domínio aumenta a relevância dos teus pins. Além disso, a verificação do teu website vai permitir consultar mais dados do Pinterest Analytics e assim entender melhor quer o desempenho dos pins, quer o perfil do teu público.

7. Confirma o domínio do teu site

Confirmar o domínio do teu site no Pinterest pode ajudar a melhorar os teus resultados, uma vez que a confirmação de um domínio aumenta a relevância dos teus pins. Além disso, a verificação do teu website vai permitir consultar mais dados do Pinterest Analytics e assim entender melhor quer o desempenho dos pins, quer o perfil do teu público.

 

Em suma, o Pinterest é mais do que um agregador de receitas e dicas de decoração. Ferramenta subestimada, é um importante aliado na hora de gerar tráfego para lojas online, blogues e websites. Quem sabe se não vieste parar a este artigo precisamente através do Pinterest da Boomer?

Se procuras aumentar a visibilidade da tua marca e melhorar taxas de engagement e conversão do teu negócio, o Pinterest pode ser uma boa aposta e a Boomer a tua melhor aliada na definição dessa estratégia!

 

Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?