Neurodesign: 7 dicas para envolver mais o cliente e aumentar as conversões
No universo do design de produtos digitais, a chave para o sucesso vai muito além da funcionalidade pura.
É crucial entender como as pequenas nuances do design podem impactar emocionalmente os consumidores, promovendo envolvimento e confiança.
Neste artigo, exploramos sete estratégias poderosas que não só encantam os utilizadores, mas também impulsionam resultados fundamentais como a conversão e a retenção.
1) Encanta o teu público
Proporcionar pequenos momentos de alegria pode ter um grande impacto, seja em que negócio for. O valor desses momentos está na sua capacidade de divertir, melhorar o humor ou de inspirar alguém. Não te esqueças que a atenção das pessoas nas redes sociais é limitada, por isso é fundamental transmitir a mensagem de forma clara e rápida, como vimos neste artigo.
Pensa em como podes despertar emoções nos teus seguidores, tornando o momento agradável ou marcante.
Principais benefícios:
- Envolvimento: feedback positivo incentiva a repetição da utilização.
- Partilha: experiências agradáveis são mais partilhadas, expandindo o alcance de uma forma orgânica.
- Felicidade: aumenta a satisfação do utilizador e a ligação emocional com o produto/conteúdo.
2) Torna o esforço visível
Torna visível o esforço por trás do teu serviço/produto para aumentares o valor percebido. De certo modo, tendemos a valorizar mais os produtos/conteúdos e serviços quando conhecemos o esforço envolvido no seu desenvolvimento.
Principais benefícios:
- Conversões: Demonstrar o esforço melhora as conversões.
- Confiança: Os utilizadores valorizam e confiam mais em serviços percebidos como trabalhosos e complicados.
3) Humaniza a comunicação
A integração de rostos humanos, serve para chamar a atenção e evocar empatia aos utilizadores que consomem o conteúdo. A utilização de rostos pode ser:
- Direcional: Utiliza caras voltadas para os CTAs ou para os conteúdos importantes, com o intuito de guiar a atenção do teu público.
- Autenticidade: Usa fotos genuínas de pessoas reais. Sê seletivo para garantires que pareçam/sejam autênticos.
- Emoção: Escolhe feições que transmitam a emoção desejada, já que tendemos a espelhar as expressões dos outros.
Principais benefícios:
- Envolvimento: Os rostos criam uma conexão mais pessoal.
- Confiança: Pessoas reais promovem confiança e humanizam o produto/conteúdo.
Curiosidade:
Um estudo de mapas de calor, mostrou que as imagens com olhares direcionais aumentam os cliques em CTAs!
4) Utiliza a “estratégia da escassez”
Uma das melhores formas de criar urgência e incentivar ações imediatas é comunicando “escassez”, contudo, deves evitar o uso de ofertas de “tempo limitado” falsas, pois isso prejudica a confiança dos utilizadores.
Neste sentido, deves adotar uma abordagem ética, de forma a manter a integridade e confiança no produto/conteúdo. O exemplo do Airbnb é eficaz, porque incentiva a reserva e valida a decisão da lead.
Principais benefícios:
- Conversões: A escassez aumenta as taxas de conversão, levando os consumidores a agir rapidamente.
- Valor percebido: A escassez faz a oferta parecer mais exclusiva e desejável.
5) Incentiva a personalização
Conhecido como efeito IKEA ou efeito dotação, incentivar a personalização permite dar mais importância às coisas que construímos. A personalização está no centro dos produtos que criam hábitos, pois ressoam emocionalmente e são mais memoráveis. Permitir e incentivar a personalização aumenta o sentimento de propriedade e valor percebido
Principais benefícios:
- Retenção: Personalização reduz a probabilidade de abandono.
- Envolvimento: A propriedade leva a um uso mais frequente e prolongado.
- Partilha: Utilizadores que se sentem donos do produto/conteúdo têm mais probabilidade de recomendá-lo.
6) Começa com pouco e vai aumentando
As pessoas que aceita uma compra pequena têm mais probabilidade de fazer uma compra maior, mais à frente.
Freedman e Fraser, que desenvolveram esta ideia, afirmam que é uma maneira gentil de obter concordância sem forçar.
Usa isso para encorajar comportamentos ou mudanças desejadas pelo teu público-alvo. Por exemplo, no contexto de um produto/conteúdo que promove mudanças positivas:
- Começa “pequeno”: Inicia com tarefas fáceis e de baixo esforço.
- Acelera: Aumenta gradualmente a dificuldade das tarefas.
- Felicita-os pelos resultados: Oferece feedback positivo rápido ou recompensas para manter a motivação.
- Mantém a consistência: Lembra os utilizadores do progresso para incentivá-los a continuar.
- Mostra histórias de sucesso: Partilha como outros alcançaram os seus objetivos ao começar com pouco.
Principais benefícios:
- Envolvimento: Pequenos compromissos aumentam o investimento do Consumidor.
- Confiança: Começar com pequenas solicitações gera confiança e reduz a intimidação.
- Valor: Utilizadores que investem tempo e esforço tendem a valorizar mais o produto/conteúdo.
7) “Tira partido” da aversão à perda
A aversão à perda é um viés cognitivo onde o medo da perda supera a alegria do ganho. Perder 100€ “dói” mais, do que a alegria de ganhar 100€.
Principais benefícios:
- Churn: Menos desistências com garantias ao longo do caminho.
- Conversões: Avaliações gratuitas reduzem o medo da perda.
- Confiança: Produtos/conteúdos que comunicam resultados potenciais de uma forma mais transparente ganham mais confiança.
Pequenos passos levam a grandes resultados!
Ao aplicar princípios como encantar os utilizadores, tornar o esforço visível e usar feições humanas, os designers podem criar experiências digitais que respondem, não só às necessidades práticas, mas que também criam conexões emocionais duradouras.
Dominar estas técnicas eleva o design de produtos/conteúdos, mas também fortalece a relação entre consumidor e produto/conteúdo, transformando a usabilidade numa experiência memorável e impactante.
Se precisas de ajuda para criar conteúdos que envolvem mais o cliente e aumentar as tuas conversões, fala connosco! A nossa equipa de designers experientes pode ajudar-te a melhorar a comunicação da tua marca.
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Jorge Silva
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