5 ferramentas de Inteligência artificial que vão impulsionar o teu negócio

5 ferramentas de Inteligência artificial que vão impulsionar o teu negócio

Nesta Era digital em constante evolução, as organizações, tanto as novas como as mais experientes no mercado, estão, cada vez mais, a reconhecer o poder transformador da Inteligência Artificial (AI). Ferramentas como Chat GPT, DALL-E, Gemini (de que já falamos neste artigo), Midjourney e Synthesia são alguns exemplos de recursos poderosos que não só automatizam tarefas repetitivas, como também elevam a experiência do cliente e impulsionam a eficiência operacional a novos patamares.

Neste artigo, poderás perceber e conhecer as 5 ferramentas de Inteligência Artificial que vão auxiliar a tua empresa em inúmeros aspetos e como cada uma está a moldar o panorama empresarial atual.

À medida que mergulhamos nas nuances destas plataformas, percebemos que estas ferramentas vieram para revolucionar a forma como as empresas interagem com os seus clientes, tomam decisões e alcançam os seus objetivos estratégicos, por vezes bem mais rápido do que o planeado.

1. Chat GPT

Atualmente, o Chat GPT é, provavelmente, a ferramenta de AI mais reconhecida no mercado. Se bem te recordas, a Google estava a preparar o Bard – atual Gemini – ,que viria revolucionar o mundo das AI, porém uma empresa chamada Open AI lançou o famoso Chat GPT bem mais depressa, o que no momento chocou o mundo.

O Chat GPT tem a capacidade de responder a dúvidas e dar ideias para as mais diversas áreas e diferentes ocasiões. Funciona como um Google, mas é mais direto. O grande problema desta ferramenta é que a versão gratuita está desatualizada, contudo continua a ser um importante aliado da criatividade.

Empresas de diferentes setores estão a utilizar esta ferramenta para melhorar o seu atendimento ao cliente. Por exemplo, empresas de E-commerce utilizam o Chat GPT para responder a perguntas frequentes dos clientes e para auxiliar nos processos de compra. 

2. DALL-E

Desenvolvida pela mesma empresa que desenvolveu Chat GPT, a DALL-E é uma ferramenta de Inteligência Artificial que gera imagens personalizadas pelo utilizador. Basicamente, ela utiliza uma linguagem de AI para criar imagens realistas através de descrições textuais fornecidas por um humano.

Daqui os designers podem retirar inspiração ou até mesmo usar as imagens que a ferramenta desenvolve em algum projeto da empresa.

Geralmente, os designers gráficos utilizam esta ferramenta para gerar imagens e arte conceptual de forma bem mais rápida, enquanto alguns profissionais de Marketing podem criar imagens personalizadas para campanhas publicitárias para as redes socias. 

3. Gemini

Muito semelhante ao Chat GPT, o Gemini foi desenvolvido por uma das maiores empresas do mundo, a Google, e tem também a função de auxiliar no desenvolvimento de ideias ou na criação de textos complexos, com uma maior precisão quando em comparação com o concorrente.

De uma forma mais explícita, o Gemini é uma plataforma de análise de dados e visualização que utiliza as AI para extrair insights valiosos de grandes conjuntos de dados.

Apesar de a ferramenta ainda estar em desenvolvimento e a corrigir alguns erros de segurança, está a ser usada para melhorar o seu antecessor, o Bard, que é o Chatbot da Google baseado nos modelos de linguagem LaMDA.

Esta ferramenta poderosa também está programada para desenvolver todo o tipo de problemas que envolvem grandes raciocínios, como auxiliar programadores com códigos complexos ou até mesmo ajudar jovens estudantes com os seus TPC.

4. Midjourney

O Midjourney é semelhante ao DALL-E desenvolvido pala OPEN AI e que utiliza o Chat GPT como auxílio. É uma ferramenta de Inteligência Artificial que funciona através do fornecimento de inputs ou prompts para um Bot Discord, que por si só desenvolverá uma série de imagens de acordo com o que lhe for pedido, tendo como principal intuito auxiliar maioritariamente designers a reterem mais ideias para as suas artes ou até mesmo auxiliar na criação de conteúdos.

Esta aplicação é particularmente útil para setores onde o apelo visual e a inovação do design são cruciais, permitindo aos designers experimentar com mais rapidez e frequência várias ideias e estilos visuais.

Algumas empresas usam esta ferramenta para se diferenciarem com imagens personalizadas, únicas e criativas, dando um apoio ao brainstorming criativo e ao desenvolvimento rápido de conceitos.

Porém, também existem algumas empresas que usam o Midjourney para visualizar conceitos e protótipos como se fossem mockups.

5. Synthesia

A Synthesia é uma plataforma de elaboração de vídeos através do recurso a AI. A ferramenta usufrui de vários avatares diferentes, tendo também a possibilidade de o utilizador desenvolver o seu próprio, oferece uma enorme variedade de utilização e dá uma enorme abertura para criativos.

Além dos diferentes avatares, a Synthesia também oferece a capacidade de desenvolver vídeo com adaptação de pelo menos 120 idiomas diferentes, diferenciando-se da concorrência. Além disso, possibilita e melhora a comunicação através de uma maior personalização e aproximação com o público-alvo da empresa.

Esta plataforma é ideal até mesmo para os mais tímidos, pois com estas ferramentas nem precisam de aparecer.

Contudo, alguma empresas de Marketing e Publicidade usam o Synthesia para criar anúncios de vídeo personalizados e para campanhas de conscientização. Por outro lado, empresas entretenimento usam o Synthesia para desenvolver tutoriais e materiais interativos.

À medida que terminamos de mergulhar neste universo das ferramentas de AI, fica cada vez mais claro que estamos a testemunhar uma transformação radical na forma como as empresas operam e se relacionam com os seus stakeholders.

No entanto, é importante lembrar que, com toda esta evolução precoce e apesar de todo o poder que estas ferramentas fornecem, elas devem ser usadas com responsabilidade e ética.

Em última análise, o futuro pertence a todos os que abraçarem a mudança e aproveitarem as oportunidades oferecidas de uma forma inteligente e estratégica. Com a compreensão sólida das ferramentas disponíveis e com um compromisso contínuo com os princípios éticos, as organizações podem continuar a colher os frutos desta revolução e construir um futuro mais promissor para todos.  

Podes juntar esta informação que partilhamos hoje ao nosso anterior artigo sobre ferramentas de Inteligência Artificial para designers.

Ficaste curioso(a), mas não sabes como implementar ou usar estas ferramentas e de forma a alavancar o teu negócio? Não percas a oportunidade e contacta-nos!

Vê mais artigos deste Autor

Jorge Silva

Digital Marketing Intern
5 vantagens da nova IA da Google para anúncios em grande escala Atualmente, existem várias maneiras de nos divertirmos online, seja a fazer compras, seja a conversar, a ver vídeos, jogar jogos, entre outros. Para as marcas, isso torna-se um desafio pois os anúncios têm de ser mais relevantes, diferenciados e úteis, para que possam destacar-se e posteriormente converter.

5 vantagens da nova IA da Google para anúncios em grande escala

Porque é que isso é importante para os profissionais de marketing?

Quando alguém faz uma pesquisa no Google, que detém 91% do mercado global, os sistemas automatizados do Google decidem quais são os sites que vão mostrar como resultado da mesma.

Aproveita a informação que foi lançada por um ex-trabalhador da Google!

LER MAIS

Neurodesign: 7 dicas para envolver mais o cliente e aumentar as conversões

No universo do design de conteúdos digitais, a chave para o sucesso vai muito além da funcionalidade pura.

É crucial entender como as pequenas nuances do design podem impactar emocionalmente os consumidores, promovendo envolvimento e confiança.

Neste artigo, exploramos sete estratégias poderosas que não só encantam os utilizadores, mas também impulsionam resultados fundamentais como a conversão e a retenção.

LER MAIS
Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?