Dia dos Namorados: Como conquistar corações (e clientes) em 2025
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O Dia dos Namorados representa uma oportunidade única para as empresas cativarem não só corações, mas também clientes. No entanto, para que as campanhas sejam eficazes, é essencial alinhar as estratégias de marketing com as tendências e comportamentos dos consumidores, que estão em constante evolução.
Neste artigo d’O Raio do Blog, analisamos como as marcas podem tirar o máximo partido desta data, explorando as melhores formas de atrair e envolver os consumidores.
Tendências de Consumo no Dia dos Namorados
De acordo com o estudo ‘European Consumer Payment Report 2023’ da Intrum, 74% dos consumidores portugueses afirmaram ser muito provável gastarem menos em presentes, para conseguir gerir o impacto das elevadas taxas de juro e da inflação nos seus orçamentos.
Na verdade, o número de pessoas que celebra o Dia dos Namorados sozinho está a crescer. Segundo um estudo da YouGov, 30% dos consumidores nos EUA compram presentes para si próprios nesta data e a tendência está a espalhar-se para a Europa. As marcas que apenas comunicam para casais estão a perder uma grande oportunidade de alcançar outro tipo de público.
“Porque o amor próprio também merece ser celebrado” ou direcionar a oferta para amigos ou familiares, onde se abrange mais pessoas no conceito de amor, são duas oportunidades que devem ser analisadas pelas marcas. É preciso ter em atenção que o conceito de casal também mudou e que a comunicação não pode ser limitada.
Apesar da conteção de custos, uma pesquisa realizada pela Adsmovil, em colaboração com a Digital Turbine, realizou um estudo que revela que 63% dos portugueses planeiam comprar presentes para a sua cara-metade e que 57% estão abertos à possibilidade de clicar em anúncios com ofertas e/ou promoções.
Neurociência do Amor
O amor é uma das emoções mais intensas e complexas e isso tem um impacto direto no comportamento de consumo. Uma investigação conduzida pelo neurocientista Semir Zeki, da Universidade de Londres, revelou que a simples visualização de uma fotografia de quem gostamos aumenta atividade em regiões cerebrais ricas em dopamina, o neurotransmissor ligado às sensações de prazer e recompensa.
No marketing, compreender estas reações pode ajudar as marcas a criarem campanhas que não apenas chamem à atenção, mas que realmente mexam com o subconsciente dos consumidores, influenciando as suas escolhas. Um dos principais mecanismos adotados é o efeito da memória afetiva. O cérebro humano tende a associar objetos e experiências a emoções passadas, isto é, se um casal teve um encontro num determinado café, um simples aroma semelhante ao do local pode despertar sentimentos nostálgicos. É nesta altura que falamos em marketing sensorial, onde as marcas podem apostar em fragrâncias, cores e sons que despertem sentimentos positivos nos consumidores e os remetam para uma determinada memória.
Outro fator é que, nesta altura do ano, a tomada de decisão tende a ser mais emocional do que racional e é por isso que estratégias como o storytelling são tão eficazes no Dia dos Namorados. As narrativas ajudam a criar empatia e a criar uma ligação emocional com o produto ou com o serviço.
Por fim, falamos sobre a importância da exclusividade e personalização. Quando uma marca oferece produtos ou experiências personalizadas, ativa no cérebro do consumidor áreas associadas ao prazer e à recompensa, semelhantes às que são estimuladas em relações amorosas. Esta sensação de exclusividade e individualidade pode ser um gatilho poderoso para a decisão de compra, pois faz com que o cliente se sinta especial e valorizado.
Estratégias para conquistar clientes
Personalização e Storytelling Emocional
Conforme mencionado anteriormente, a personalização vai além de colocar o nome de alguém num produto. Os consumidores procuram experiências que se alinhem com os seus valores e memórias pessoais. A personalização deve ser usada para criar uma conexão emocional, tornando a oferta única e relevante. Uma marca que conta uma história autêntica sobre como o seu produto pode fazer parte de um momento significativo na vida de alguém terá muito mais sucesso do que uma campanha focada apenas no preço.
Campanhas Direcionadas
Com 57% dos portugueses dispostos a interagir com anúncios relacionados com o Dia dos Namorados, é importante investir em campanhas digitais envolventes. Longe vai o tempo em que as lojas físicas eram o único local de compras dos consumidores, nesta e noutras ocasiões. No mesmo estudo sobre as tendências de compra nesta data, 47% dos consumidores digitais revela que recorre às apps das marcas para fazer compras, pelo que é crucial apostar numa boa experiência do consumidor e facilidade no processo de compra. É necessário garantir que o checkout é simples, intuitivo e rápido, proporcionando uma experiência de compra agradável.
Tirar proveito das Redes Sociais
É sempre importante manter uma presença ativa nas redes sociais, para promover ofertas e interagir com os clientes. Campanhas com hastags temáticas, concursos ou parcerias com influenciadores podem aumentar a visibilidade das marcas nesta época do ano. Por exemplo, criar um passatempo onde um casal pode ganhar um dos seus produtos, ou serviços gratuitamente, pode gerar bastante interação e engagement.
Realidade Aumentada e Conteúdo ASMR
O digital continua a ser um dos maiores canais de vendas, mas os consumidores estão cada vez mais exigentes quando se trata de anúncios e interações online.
A realidade aumentada (AR) é uma das ferramentas mais promissoras. As marcas de moda, joelheria e cosméticos, por exemplo, podem permitir que os clientes “experimentem” virtualmente os produtos antes de os comprar. Além disso, a experiência sensorial digital, como os vídeos ASMR, que são cada vez mais populares, pode ser uma excelente maneira de criar uma conexão emocional profunda. O som do chocolate a ser partido ou de um perfume a ser aberto, pode ativar os sentidos de forma muito mais poderosa do que uma simples imagem.
O marketing no Dia dos Namorados vai muito além dos clichês tradicionais, sendo que o foco está na criação de campanhas que toquem nas emoções dos consumidores, que os façam sentir especiais e que se adaptem às novas tendências de consumo. O Dia dos Namorados deixou de ser um evento unicamente para casais. Hoje, envolve uma vasta gama de públicos, incluindo solteiros, amigos e até famílias, que também querem celebrar o amor à sua maneira.
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Margarida Fernandes
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