Trabalho remoto e criatividade: 5 dicas para manter a equipa unida e motivada
O mundo criativo exige (e prospera com) o trabalho em equipa e, por isso, hoje deixamos 5 dicas para tornar o teletrabalho mais fácil e produtivo!
Os últimos dois anos vieram acelerar uma tendência já crescente no mundo do trabalho: o trabalho remoto. São cada vez mais aqueles que optam por trabalhar à distância, a partir de casa ou de espaços de cowork e em poucas áreas esta opção é tão popular como nas indústrias criativas e digitais. Esta metodologia de trabalho traz muitas vantagens, como a flexibilidade na hora de escolher um local para viver ou a redução dos custos de deslocação (tanto a nível financeiro como de tempo), mas traz também novas dificuldades na hora de gerir o trabalho e, principalmente, o trabalho em equipa.
O mundo criativo exige (e prospera com) o trabalho em equipa e, por isso, hoje deixamos 5 dicas para tornar o teletrabalho mais fácil e produtivo!
1. Briefing: o teu melhor amigo
Arrancar um novo projeto com o pé direito pode ditar um resultado de sucesso e um processo calmo e organizado.
Um bom planeamento e um briefing bem definido são chaves para que toda a equipa envolvida esteja empenhada e saiba exatamente o que fazer e isto é verdade mesmo quando todos os elementos estão na mesma sala! O processo de brainstorming é útil e importante, mas chegar a uma conclusão sobre a direção a tomar e garantir que a equipa está alinhada é igualmente fundamental, principalmente à distância.
2. Ready, Set… Skype!
Com um briefing definido, é altura de marcar a reunião de arranque. Esta reunião serve para distribuir o trabalho, garantir que cada um sabe as suas tarefas e qual o objetivo global do projeto. É também o momento ideal para trocar opiniões e fazer perguntas que possam ajudar a tornar o processo mais fluido, para além de marcar os tão importantes deadlines.
3. A ferramenta perfeita
Já existem diversas tecnologias desenhadas para nos ajudar no dia-a-dia do trabalho e uma boa ferramenta de gestão de projetos pode ser fundamental para garantir um bom trabalho de equipa à distância.
Softwares como o Paymo, Monday ou Asana oferecem funcionalidades como o registo dos projetos e tarefas em curso, a alocação dos elementos da equipa responsáveis por cada um, a possibilidade de dar feedback diretamente nas tarefas, de definir cronogramas de projeto e deadlines, para além da gestão do tempo alocado a cada tarefa e podem ser uma ajuda valiosa para manter a equipa toda alinhada consciente dos seus objetivos e do estado global do projeto.
4. O importante feedback
Uma das desvantagens de comunicar à distância é a perda do “tom” e do contexto. Este facto pode ser especialmente importante quando há necessidade de dar feedback ao trabalho desenvolvido por colegas de equipa ou de comunicar algum tipo de crítica. É importante criar e manter laços de confiança entre a equipa ao longo do trabalho, para garantir que há um esforço conjunto de todos os elementos para atingir os mesmos objetivos e que as críticas são recebidas de forma positiva.
No caso de feedback a tarefas concretas, um software como os sugeridos acima pode ser útil para manter as trocas de feedback e versões organizadas num só local e dar a possibilidade aos vários membros da equipa de intervir com opiniões. No caso de feedbacks mais complexos ou críticas mais sensíveis, o ideal é privilegiar o contacto por vídeo, onde a comunicação é mais fluida e completa.
5. Have fun!
Trabalhar remotamente pode ser positivo para a vida pessoal e familiar mas dificulta a criação de laços com colegas de trabalho. Reforçar esse sentimento de pertença deve fazer parte da estratégia de uma empresa com funcionários a trabalhar remotamente, seja através de encontros e atividades que juntem os elementos da equipa, seja no dia-a-dia, envolvendo as várias partes nos projetos e mantendo uma comunicação transparente acerca do progresso e objetivos dos mesmos e da empresa.
Só estabelecendo bons canais de comunicação e relações de confiança entre membros da empresa e a chefia se consegue manter uma equipa coesa, em que cada membro se sente à vontade para expressar opiniões positivas ou negativas e dar sugestões de melhoria.
Se este artigo foi útil para ti, não hesites em partilhá-lo com os teus colegas!
Imagens by: storyset – www.freepik.com