A Importância das Redes Sociais para o Marketing

A Importância das Redes Sociais para o Marketing

As redes sociais estão tão presentes nas nossas vidas que parece que existem desde sempre… mas não é o caso.

As redes sociais estão tão presentes nas nossas vidas que parece que existem desde sempre… mas não é o caso. O Facebook – agora Meta –, por exemplo, foi criado em 2004 e, para chegar ao formato como o conhecemos hoje, passou por várias etapas.

Fazendo uma pequena analogia, pensa como irias promover o teu negócio antes de as redes sociais surgirem. Provavelmente, ias recorrer aos meios de comunicação tradicionais, como a televisão, a rádio ou o jornal, certo? Com meios de comunicação tão distintos, seria necessário adaptar a tua mensagem – já que cada um pede conteúdos e formatos diferentes.

O mesmo acontece com as redes sociais. Seja o Facebook, o Linkedin, o Instagram ou até mesmo o Youtube, cada um tem as suas particularidades e acaba por ser necessário adaptar a comunicação e delinear diferentes estratégias.

Ao longo deste artigo, vamos mostrar a importância das redes sociais para o Marketing e dar, também, algumas sugestões para potenciar e otimizar a forma como as utilizamos, tendo sempre em conta que trabalhar todas da mesma forma pode trazer resultados mais imediatos, mas a longo prazo poderá não ser a melhor estratégia!

Qual é a importância das redes sociais para o Marketing?

Antes de existirem as redes sociais, era muito mais dispendioso divulgar uma marca nos meios de comunicação tradicionais. As redes sociais vieram dar oportunidade de todos comunicarem as suas marcas de forma “gratuita”. Sim, “gratuita”. Isto porque, com o tempo, o alcance orgânico das plataformas foi diminuindo e, atualmente, para atingir resultados significativos, é necessário algum investimento – que, ainda assim, não se compara ao investimento de promover apenas um conteúdo nos meios de comunicação tradicionais. 

No Marketing, é comum dizer que o principal objetivo é entender e ir ao encontro das necessidades do mercado, sendo as redes sociais o local ideal (ou um dos) para ouvir o teu público e entender as suas necessidades. Para o fazeres, deves monitorizar aquilo que é dito sobre a tua empresa, sobre os teus produtos/serviços e estar atento à concorrência.

No final, além de ter um bom serviço/produto – que preencha as necessidades de mercado –, a cereja no topo do bolo é mesmo conseguir agregar valor aos teus clientes. 

Assim, ao executar o planeamento estratégico, é essencial ter em consideração todas as variáveis e alinhar os objetivos com o propósito da marca, pelo que te deixamos três sugestões:

1. Definir objetivos antes de avançar com os conteúdos

O primeiro passo é planear e definir objetivos, o que te vai ajudar a economizar tempo durante a execução dos conteúdos. Consoante os objetivos que definires, deves definir também as métricas que te vão ajudar a medir o desempenho, ou seja, os KPI (Key Performance Indicator), de que falaremos mais à frente. 

Alguns exemplos de objetivos de uma estratégia de redes sociais podem ser:

 

  • Aumentar as vendas: plataformas como o Facebook e o Instagram já estão otimizadas para vendas de produtos e deves tirar partido disso;
  • Aumentar o tráfego para o site: divulga o teu site e encaminha os seguidores para a tua página na web;
  • Melhorar a presença da marca: se o teu foco é aumentar, efetivamente, o reconhecimento/notoriedade da marca, usa as redes sociais para esse fim. Foca-te na criação de conteúdo de qualidade, que acrescente valor aos teus atuais e potenciais clientes. Podes também procurar fazer parcerias com pessoas influentes da tua área e/ou com marcas que complementem a tua oferta.

2. Fidelizar Clientes

Muitas marcas utilizam as redes sociais para fortalecerem a relação que têm com os seus clientes. Sendo um cliente comprador, é altura de continuar a alimentar a sua jornada – ao nutrir a relação, agregando valor, aumentas a probabilidade de o mesmo voltar a escolher a tua marca.

Existem muitas ações estratégicas que são eficazes para fidelizar cliente, entre elas:

 

  • Entregar benefícios a quem já adquiriu os teus produtos/serviços: por exemplo, oferece descontos ou outro tipo de benefício a quem mostra fidelidade. Esta técnica é muito eficiente, pois vai fazer com que os teus clientes se sintam valorizados;
  • Entrega conteúdo que acrescente valor na vida dos seus clientes: realçamos a importância de entregar conteúdo relevante para quem se interessa pela tua área de negócio. Colocarmo-nos na posição do nosso consumidor pode ajudar neste exercício;
  • Demonstra o lado humano da tua marca: a forma como interages com o teu cliente deve ser o mais personalizada possível. Isso vai deixá-lo satisfeito e, mesmo que o nosso produto não preencha as suas necessidades, de certeza que não ficará indiferente à forma como foi tratado. No futuro, quem sabe, poderá ser este o motivo que o fará regressar e ponderar tornar-se efetivamente num cliente.

 

Além disso, podes também mostrar os bastidores da tua marca, contar a sua história e revelar quem trabalha na empresa e faz dela o que é atualmente.

3. Analisar resultados através dos KPI

Existem diferentes tipos de KPI e cada um deles apresenta informação relevante sobre os resultados de uma estratégia. Os KPI podem mesmo ajudar a redefinir os objetivos inicialmente definidos.

Alguns exemplos de KPI das redes sociais são:

 

  • Número de seguidores: corresponde à dimensão da tua comunidade;
  • Gostos/Reações: indica o número de pessoas que reagiram ao teu conteúdo e que tipo de reação foi (positiva ou negativa);
  • Partilhas: tal como o próprio nome indica, este KPI permite-nos ver o número de partilhas que os nossos conteúdos tiveram;
  • Alcance: é medido pela quantidade de utilizadores que visualizaram as tuas publicações;
  • ROI: é o Retorno Sobre o Investimento e indica qual é o retorno (€) de uma campanha face ao investimento;
  • CPL: Custo por Lead, vai indicar qual foi o custo de captação de leads;
  • CTR: Click Through Rateindica a taxa de cliques que surgiram de uma campanha.

 

A análise destas métricas nas redes sociais vai muito além de apenas recolher dados. Analisar de forma correta os KPI permite obter informações que te ajudam a fundamentar tomadas de decisão estratégicas.

Com este artigo pretendemos mostrar-te a importância que as redes sociais têm na tua estratégia de Marketing e também dar-te algumas sugestões de pontos a ter em conta no futuro.

 

Este artigo foi útil? Partilha ou deixa o teu comentário!

 

Estamos ao teu dispor para ajudar no que for necessário. 

Falar no Whatsapp
Vamos conversar? 💬
Olá! 👋
Podemos ajudar?