5 DICAS PARA UM UPGRADE AO TEU WEBSITE
Na Web, a experiência de navegação e a interatividade são, cada vez mais, sinónimo de mais visitas e acima de tudo pode ser uma garantia de que os visitantes da tua página não saem ao fim de trinta segundos.
Na Web, a experiência de navegação e a interatividade são, cada vez mais, sinónimo de mais visitas e acima de tudo pode ser uma garantia de que os visitantes da tua página não saem ao fim de trinta segundos. Desta forma, é tudo uma questão de estratégia e criatividade.
Hoje damos-te algumas dicas para fazeres um upgrade ao teu website.
Animação
Num mundo com cada vez menos tempo e disponibilidade das pessoas para lerem e procurarem o que precisam, a animação pode desempenhar um papel importante na compreensão de ideias e interfaces. Contar histórias e personalidades é algo em que as marcas estão cada vez mais a trabalhar para capturar a atenção das pessoas, e as animações podem ser bastante úteis pois dão uma personalidade forte à marca, tornando-a menos estática e mais dinâmica.
Um logótipo animado é uma tendência óbvia e que dá a uma empresa a oportunidade de aprimorar ainda mais a sua marca.
Um factor que pode ser determinante para esta realidade, é o regresso das animações GIF, dado que este é um formato que é suportado em praticamente todas as plataformas.
Cores mais aventureiras
Os teus sites parecem todos iguais? Talvez estejas a usar sempre as mesmas cores…
Com novas ferramentas como a Khroma que nos ajuda a encontrar formas mais interessantes de usar a cor, é quase uma obrigação de um designer explorar novas abordagens como a cor pode ser usada para oferecer experiências mais ricas e excepcionais.
É interessante ver como a cor pode ser usada como forma de personalização para criar experiências verdadeiramente únicas para os consumidores que têm exatamente as mesmas possibilidades de navegação num website.
Tipografia inventiva
A tipografia tem uma preponderância enorme nos dias de hoje e quanto maior, melhor. Então, enquanto os estilos neo-grotescos sem-serif como Helvetica permanecem em voga, os designers estão a reescrever as tendências novamente, voltando-se para a enorme variedade de tipos de letra disponíveis.
Em 2018 teremos o retorno de serifas para os ecrãs, bem como um número crescente de sites que combinam fontes serif e sans-serif para criar uma experiência de usuário dinâmica.
O fato de que as resoluções do dispositivo estarem a ficar cada vez mais nítidas, aumentando assim a legibilidade, abre também uma porta para um aumento nas fontes personalizadas, não só para enfatizar, mas também para efeito estético e identidade.
Tudo isso, além do drama oferecido por tipos de letra grandes, mostra-nos que 2018 será tudo menos sobre subtileza e podemos esperar cada vez mais tendências ainda mais ousadas.
Flat Design 2.0
O Flat Design ou Design Plano, não está propriamente a morrer, mas terá certamente que se reinventar em 2018. Este novo denominado Flat 2.0 ou semi-plano, baseia-se na adição de nuances e profundidade à sua identidade ascetica anterior. Mas como? Ao abordar alguns tabus de design: gradientes e sombras com moderação.
O Flat Design produziu um impacto em marcas como Instagram, Stripe e nos ícones iOS da Apple, além de desempenhar um papel determinante no redesign de alto perfil de importantes marcas como a Dropbox e Mastercard.
Esta tendência foi uma saída radical do skeumorfismo e da hiperrealidade dos anos 00, mas há quem diga que a mudança foi demasiado radical. Em 2018, assistiremos a uma reintrodução inteligente de sombras e gradientes poderão atribuir maior funcionalidade e a um melhor grafismo.
Ilustrações Divertidas
Estamos a começar a ver cada vez mais ilustrações nos websites hoje em dia, e isso não é coincidência. As marcas querem destacar-se e as ilustrações são uma boa forma de atribuir personalidade a um site.
São visualmente atraentes sem entrar no caminho da funcionalidade e simplicidade. As ilustrações têm formas infinitas, tamanhos e estilos, e são um elemento dinâmico cada vez mais presente e a tendência é para continuar.
As ilustrações têm a capacidade de ser extremamente práticas de apresentar ou explicar informações. Ninguém quer um site chato, e os desenhos personalizados e cada vez mais únicos são um toque humano que pode dar vida a um conteúdo mais pobre.
E é isto, esperamos que te tenhas inspirado para criar o teu melhor site de sempre!