E-MAIL MARKETING: 10 DICAS VALIOSAS
Sabias que o E-mail Marketing é um excelente canal de divulgação da tua marca ou produto e que obtém taxas de eficácia bastante superiores às de outros canais?
Sabias que o E-mail Marketing é um excelente canal de divulgação da tua marca ou produto e que obtém taxas de eficácia bastante superiores às de outros canais? É o meio perfeito para estabeleceres uma relação mais próxima com o teu público-alvo! Mas é necessário ter em conta alguns truques que farão aumentar a taxa de sucesso das tuas campanhas. Aqui ficam 10 dicas valiosas para alcançares os teus objetivos.
Define o objetivo
O sucesso da tua campanha depende do objetivo que traçaste. Para analisares os resultados é crucial que saibas quais os números que te interessam. Assim, saberás se a tua campanha foi (ou não) um sucesso.
Define o público-alvo
Segmenta os teus contactos com base nos seus verdadeiros interesses. Direcionar e adaptar o conteúdo ao utilizador irá determinar a atenção que este dispensará na tua campanha.
Aposta nos Testes A/B
Este tipo de teste irá ditar a melhor opção para a tua campanha. Qual o título que deves usar, qual a imagem mais apelativa, que botão obteve a melhor taxa de conversão são algumas das questões que poderás ver esclarecidas. Define 2 templates diferentes e envia para dois grupos de teste da tua lista de contactos. Assim que analisares os resultados de ambas, irás perceber qual obterá mais sucesso junto do utilizador.
Torna o título apelativo
O primeiro contacto do utilizador com a tua campanha é, precisamente, o título. A chave é captar a atenção dele no primeiro momento. Isso irá fazer com que sinta curiosidade e abra o e-mail.
Tem atenção à quantidade
Não “massacres” os teus subscritores. Não queres que eles se fartem de ti e cliquem no “Unsubscribe”. Define as datas de envio das tuas campanhas e cumpre-as.
Dirige-te ao subscritor
Não sejas egocêntrico e não te centres apenas em abordar o teu produto ou a tua marca. Fala diretamente para quem lê o teu e-mail. Vais estabelecer uma relação mais próxima com o utilizador ao fazê-lo sentir-se “especial”. Trata-o pelo nome e conquistarás o seu coração!
Cuidado com as imagens
Sei que o que vai embelezar a tua campanha é a imagem que tens preparada para encantar o subscritor. Mas não te esqueças: tem em conta que a tua campanha pode ir parar ao separador “Promoções” ou ir diretamente para o Spam, o que irá requerer autorização por parte do utilizador para que as imagens sejam apresentadas. Cabe-te a ti analisar as consequências das tuas opções.
Redireciona o subscritor
Sempre que referires o teu produto, ou marca, e tudo o que com ela se relacione, utiliza links que redirecionem o subscritor para o teu website, rede social ou página associada. Desta forma, irás gerar tráfego com origem nas tuas campanhas de e-mail.
Analisa tudo ao pormenor
Depois de enviares a tua campanha, analisa os resultados obtidos. Claro que deverás esperar uns dias para teres a certeza que todos os subscritores abriram os seus e-mails. Mede desde a taxa de abertura, cliques, links mais visitados e todas as informações que te forem fornecidas e compara-as com os objetivos que, anteriormente, definiste. Desta forma, irás passar a conhecer melhor os teus subscritores e enviar campanhas cada vez mais pertinentes e do interesse deles, aumentando o sucesso do teu trabalho.
Ah! E não te esqueças que “o conteúdo é rei”!
Partilha connosco as tuas estratégias e aventuras no mundo do e-mail marketing!
Até à próxima