5 sugestões de verão para mergulhares no universo do design gráfico

Férias não são só sobre desligar. São sobre trocar de cenário, abrir espaço na mente e deixar que as ideias voltem a entrar… com outra cor, outro “mood”, outra disponibilidade. E quem vive de criar, desenhar, imaginar – todos os dias! – sabe o quão valiosos estes momentos de inspiração espontânea podem ser!
Seja no avião, no comboio ou com os pés enterrados na areia, há podcasts, livros, filmes e documentários que te podem ajudar a reavivar a faísca criativa. Aqui ficam 5 sugestões para manter a chama criativa nestas férias!
1. Podcast – 99% Invisible

Já recomendei este podcast neste artigo de 2020 mas nunca é demais: as histórias são envolventes, curiosas e reforçam a importância do design em objetos e acontecimentos do dia-a-dia.
O episódio de 06 de maio sobre como um simples emoji selou um contrato e levou a uma batalha legal de 62000$ é particularmente interessante!
2. Podcast – Design Matters with Debbie Millman
Pensa num designer, escritor, artista, alguém inspiracional no mundo da criação: Debbie Millman já o/a entrevistou!
As entrevistas são fluidas, as conversas são profundas e tocam nas várias dores (e alegrias) de trabalhar no mundo da criativade.

Recomendo o episódio de 12 de agosto de 2024 com Ai Weiwei O artista fala de forma sincera sobre a sua infância, o tempo que passou preso e como essas vivências lhe deram uma nova garra para criar arte e influenciar o mundo.
(Ah! A intro do podcast é a música “Ghostwriter” do artista americano RJD2 por isso… não há como passar à frente!)

3. Livro – The Design of Everyday Things, de Don Norman
“O bom design é, na verdade, muito mais difícil de perceber do que o mau design, em parte porque os bons designs atendem tão bem às nossas necessidades que o design se torna invisível.”
The Design of Everyday Things, de Don Norman
Esta citação resume bem a mensagem do livro de Don Norman: quando os objetos / produtos que usamos no nosso dia a dia nos fazem sentir estranhos, incompetentes ou desajeitados, normalmente é porque foram desenhados sem ter em conta a nossa experiência enquanto utilizadores.
O livro destaca a importância do “human centered design” (design centrado no utilizador / na experiência humana) e deixa alguns princípios sobre como criar produtos intuitivos e funcionais.
Parece técnico mas Don Norman consegue tornar o tema interessante, divertido e fácil de ler numa espreguiçadeira ao lado da piscina!

4. Livro – Make It Bigger de Paula Scher
Paula Scher é um nome que dispensa apresentações: com uma carreira de mais de 3 décadas e sendo uma das sócias da agência multinacional Pentagram, a designer americana já é considerada “realeza” no mundo do design gráfico.
O seu livro autobiográfico “Make it Bigger”, combina uma retrospetiva profissional, com um catálogo de projetos marcantes (que valem sempre a pena rever!), com reflexões particulares e divertidas acerca do mundo do trabalho no design, dos desafios de defender o trabalho criativo, de lidar com hierarquias, reuniões, etc.



Imagens: pentagram.com
“Make it Bigger” é, simultaneamente, uma leitura leve para as férias e um livro com conteúdo profundo que nos ajuda a lidar com as frustrações do mundo criativo e nos inspirar a regressar ao trabalho com uma nova motivação!

5. Filme – The happy film, de Stefan Sagmeister
Uma espécie de jornada “Comer, orar e amar” de um dos designers mais influentes da atualidade: o austríaco Stefan Sagmeister.
A vida de Stefan está a correr bem: vive na cidade dos seus sonhos – Nova Iorque –, atingiu o sucesso profissional a trabalhar para marcas gigantes e personalidades famosas e até ganhou dois Grammy! Mas… há um sentimento de que algo está a faltar, de que há algo mais a atingir para chegar à “felicidade”. O autor decide, então, abordar esta procura como se fosse um projeto de design: será que é possível redesenhar a sua personalidade para se tornar uma pessoa melhor? Será possível treinar a mente para ser mais feliz?



Imagens: thehappyfilm.org
Neste processo de busca, Stefan decide experimentar (e documentar) três caminhos distintos para procurar a felicidade: meditação, terapia e drogas. Ao longo da jornada, descobre que (spoiler!) ser feliz é mais complexo do que parece.
O filme deu origem a uma exposição – The happy Show – que esteve presente em múltiplos museus por todo o mundo onde o designer explora algumas das conclusões da sua experiência.
Um brinde de verão à criatividade!
No trabalho criativo, parar e só observar pode ser tão importante como dedicar o foco total a um projeto. Podemos ver as férias como um “reset” mas também como uma oportunidade de nos inspirarmos e voltarmos a redescobrir a paixão pela criação, uma forma de carregarmos o combustível necessário para um regresso inspirador e enérgico!
Vê mais artigos deste Autor

Vera Oliveira
Project Manager

Da Rejeição à Reinvenção: Rebranding como uma Segunda Chance
No branding, cada rejeição pode ser a centelha da reinvenção.
É aqui que entra o rebranding: o renascer de uma identidade, o turning point em que uma marca decide deixar o passado para trás e regressar, mais forte, mais clara e, sobretudo, mais alinhada com quem realmente é.

5 sugestões de verão para mergulhares no universo do design gráfico
Seja no avião, no comboio ou com os pés enterrados na areia, há podcasts, livros, filmes e documentários que te podem ajudar a reavivar a faísca criativa. Aqui ficam 5 sugestões para manter a chama criativa nestas férias!

Louis Vuitton e Licores do Vale: David vs Golias do branding
Vamos contar uma história de amor entre dois conceitos que, à primeira vista, pareciam viver em mundos diferentes: o Branding e a Estratégia. Alerta de Spoiler: quando eles ficam juntos, fazem magia!