Neurodesign: 7 dicas para envolver mais o cliente e aumentar as conversões

Neurodesign: 7 dicas para envolver mais o cliente e aumentar as conversões

No universo do design de produtos digitais, a chave para o sucesso vai muito além da funcionalidade pura.

É crucial entender como as pequenas nuances do design podem impactar emocionalmente os consumidores, promovendo envolvimento e confiança.

Neste artigo, exploramos sete estratégias poderosas que não só encantam os utilizadores, mas também impulsionam resultados fundamentais como a conversão e a retenção.

1) Encanta o teu público

Proporcionar pequenos momentos de alegria pode ter um grande impacto, seja em que negócio for. O valor desses momentos está na sua capacidade de divertir, melhorar o humor ou de inspirar alguém. Não te esqueças que a atenção das pessoas nas redes sociais é limitada, por isso é fundamental transmitir a mensagem de forma clara e rápida, como vimos neste artigo.

Pensa em como podes despertar emoções nos teus seguidores, tornando o momento agradável ou marcante.

Principais benefícios:

  • Envolvimento: feedback positivo incentiva a repetição da utilização.
  • Partilha: experiências agradáveis são mais partilhadas, expandindo o alcance de uma forma orgânica.
  • Felicidade: aumenta a satisfação do utilizador e a ligação emocional com o produto/conteúdo.

 

2) Torna o esforço visível

Torna visível o esforço por trás do teu serviço/produto para aumentares o valor percebido. De certo modo, tendemos a valorizar mais os produtos/conteúdos e serviços quando conhecemos o esforço envolvido no seu desenvolvimento.

Principais benefícios:

  • Conversões: Demonstrar o esforço melhora as conversões.
  • Confiança: Os utilizadores valorizam e confiam mais em serviços percebidos como trabalhosos e complicados.

3) Humaniza a comunicação

A integração de rostos humanos, serve para chamar a atenção e evocar empatia aos utilizadores que consomem o conteúdo. A utilização de rostos pode ser:

 

  • Direcional: Utiliza caras voltadas para os CTAs ou para os conteúdos importantes, com o intuito de guiar a atenção do teu público.
  • Autenticidade: Usa fotos genuínas de pessoas reais. Sê seletivo para garantires que pareçam/sejam autênticos.
  • Emoção: Escolhe feições que transmitam a emoção desejada, já que tendemos a espelhar as expressões dos outros.

Principais benefícios:

 

  • Envolvimento: Os rostos criam uma conexão mais pessoal.
  • Confiança: Pessoas reais promovem confiança e humanizam o produto/conteúdo.
 

Curiosidade:

Um estudo de mapas de calor, mostrou que as imagens com olhares direcionais aumentam os cliques em CTAs!

4) Utiliza a “estratégia da escassez”

Uma das melhores formas de criar urgência e incentivar ações imediatas é comunicando “escassez”, contudo, deves evitar o uso de ofertas de “tempo limitado” falsas, pois isso prejudica a confiança dos utilizadores.

Neste sentido, deves adotar uma abordagem ética, de forma a manter a integridade e confiança no produto/conteúdo. O exemplo do Airbnb é eficaz, porque incentiva a reserva e valida a decisão da lead.

Principais benefícios:

  • Conversões: A escassez aumenta as taxas de conversão, levando os consumidores a agir rapidamente.
  • Valor percebido: A escassez faz a oferta parecer mais exclusiva e desejável.

5) Incentiva a personalização

Conhecido como efeito IKEA ou efeito dotação, incentivar a personalização permite dar mais importância às coisas que construímos. A personalização está no centro dos produtos que criam hábitos, pois ressoam emocionalmente e são mais memoráveis. Permitir e incentivar a personalização aumenta o sentimento de propriedade e valor percebido

Principais benefícios:

 

  • Retenção: Personalização reduz a probabilidade de abandono.

 

  • Envolvimento: A propriedade leva a um uso mais frequente e prolongado.

 

  • Partilha: Utilizadores que se sentem donos do produto/conteúdo têm mais probabilidade de recomendá-lo.

6) Começa com pouco e vai aumentando

As pessoas que aceita uma compra pequena têm mais probabilidade de fazer uma compra maior, mais à frente.

Freedman e Fraser, que desenvolveram esta ideia, afirmam que é uma maneira gentil de obter concordância sem forçar.

Usa isso para encorajar comportamentos ou mudanças desejadas pelo teu público-alvo. Por exemplo, no contexto de um produto/conteúdo que promove mudanças positivas:

  • Começa “pequeno”: Inicia com tarefas fáceis e de baixo esforço.
  • Acelera: Aumenta gradualmente a dificuldade das tarefas.
  • Felicita-os pelos resultados: Oferece feedback positivo rápido ou recompensas para manter a motivação.
  • Mantém a consistência: Lembra os utilizadores do progresso para incentivá-los a continuar.
  • Mostra histórias de sucesso: Partilha como outros alcançaram os seus objetivos ao começar com pouco.

Principais benefícios:

  • Envolvimento: Pequenos compromissos aumentam o investimento do Consumidor.
  • Confiança: Começar com pequenas solicitações gera confiança e reduz a intimidação.
  • Valor: Utilizadores que investem tempo e esforço tendem a valorizar mais o produto/conteúdo.

7) “Tira partido” da aversão à perda

A aversão à perda é um viés cognitivo onde o medo da perda supera a alegria do ganho. Perder 100€ “dói” mais, do que a alegria de ganhar 100€.

Principais benefícios:

  • Churn: Menos desistências com garantias ao longo do caminho.
  • Conversões: Avaliações gratuitas reduzem o medo da perda.
  • Confiança: Produtos/conteúdos que comunicam resultados potenciais de uma forma mais transparente ganham mais confiança.

 

Pequenos passos levam a grandes resultados!

Ao aplicar princípios como encantar os utilizadores, tornar o esforço visível e usar feições humanas, os designers podem criar experiências digitais que respondem, não só às necessidades práticas, mas que também criam conexões emocionais duradouras.

 

Dominar estas técnicas eleva o design de produtos/conteúdos, mas também fortalece a relação entre consumidor e produto/conteúdo, transformando a usabilidade numa experiência memorável e impactante.

 

Se precisas de ajuda para criar conteúdos que envolvem mais o cliente e aumentar as tuas conversões, fala connosco! A nossa equipa de designers experientes pode ajudar-te a melhorar a comunicação da tua marca.

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Jorge Silva

Digital Marketing Intern
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